Diretor Prof. Augusto Cesar Viana

AUTOR: 
Vieira Campos
ÉPOCA: 
1930
PROCEDENCIA/FORMA DE AQUISIÇÃO: 
Doação.
Nº TOMB. ATUAL: 
Sem tombamento / futuramente será tombada pela instituição.
DIMENSÕES: 
Altura: 2.40 m / Largura: 1.30 m
TÉCNICA: 
Óleo sobre tela.
LOCALIZAÇÃO ATUAL: 
Sala dos Lentes , 1º andar, Faculdade de Medicina da UFBA
DADOS BIOGRÁFICOS DO RETRATADO: 
Augusto Cesra Viana nasceu en 5 de abril de 1867, em Salvador.
Concluídos os estudos de humanidades, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, por onde se diplomou em 1890.
Foram seus colegas de turma: Amélia Pedrosa  Benebien, Belisário Augusto de Oliveira Pena, Ephigênia Veiga, e Pedro Emílio de Cerqueira Lima Júnior. Amélia Pedrosa Benebien foi a segunda mulher diplomada pela Faculdade de Medicina da Bahia, bem como sua colega de turma, Ephigênia Veiga. Belisário Pena foi Ministro da Saúde (1931), cientista, colaborador do dr. Arthur Neiva em suas pesquisas sobre as condições de saúde das populações do norte da Bahia, sudoeste de Pernambuco, sul do Piaui e norte-sul de Goiás. Pedro Emílio de Cerqueira Lima Júnior foi professor da Faculdade (3).
Logo após a formatura, passou a regente da cátedra de Anatomia e Fisiologia  Patológicas, assim permanecendo até 1901, quando foi transferido para a cátedra de Bacteriologia (cujo nome mudou para Microbiologia, em 1911). Em 1915 passou a catedrático de Microbiologia, assim permanecendo até 1933.
Em 1897, concluiu o curso de Farmácia, colando grau no dia 30 de dezembro do mesmo ano.
Em 1891 e em 1914, estagiou em diversos centros médicos da Europa.
Em 1908 foi nomeado diretor da Faculdade de Medicina e, como diretor, concluiu as grandes obras de reconstrução, iniciadas por Alfredo Britto, em 1905, logo após o incêndio que quase a destruiu.
Foi reconduzido  à direção do vetusto berço da medicina brasileira, em 1915 e em 1933.
DADOS BIOGRÁFICOS DO AUTOR: 
(1865-1943)- Baiano, Vieira Campos aprendeu pintura na Academia de Bellas Artes em 1877, com Miguel Navarro Y Cañizares. Sua obra pictórica é composta por grande produção de retratos, os quais se encontram em várias instituições baianas.