Painéis dos artistas baianos para a Biblioteca Central da Universidade Federal da Bahia. Obra sem titulação especifica

A obra de arte não é para ser descrita, analisada, explicada; deve ser vista sentida, amada. Portanto, quem quiser ver sentir e amar deve contemplar o mosaico que quarenta e oito famosos compuseram em homenagem a UFBA. 

AUTOR: 
Hector Julio Paride Bernabó - Carybé
ÉPOCA: 
1983
Nº TOMB. ANTERIOR: 
Sem tombamento, em processo do seu primeiro inventário institucional.
PROCEDENCIA/FORMA DE AQUISIÇÃO: 
Doação
Nº TOMB. ATUAL: 
2.31
DIMENSÕES: 
1,72 x 1,42 m
TÉCNICA: 
Desconhecida.
LOCALIZAÇÃO ATUAL: 
No foyer da Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa.
DADOS BIOGRÁFICOS DO RETRATADO: 

Obra individual que compõem um vasto mosaico colorido e variado, feito em mutirão por 48 famosos em homenagem a universidade. Todos eles alunos, ex-alunos e professores ligados à Instituição.



Há quadros figurativos e abstratos, envolvendo exemplos realistas, hiperrealistas e construtivistas. Existem colagens, cerâmicas e baixos-relevos; há os multicoloridos; em preto e branco, de tonalidades suaves, fortes e quentes, uns são feitos a bico-de-pena, outros “a pistola”, a pincel ou pastel.

DADOS BIOGRÁFICOS DO AUTOR: 
Carybé, natural da Argentina, aos seis meses de nascido foi para Itália. Aos oito anos a família veio para o Brasil. Tornou-se cidadão brasileiro desde 1957. Cursou a Escola Nacional de Belas Artes no RJ, é Doutor Honoris Causa da UFBA.
OBSERVAÇÕES GERAIS: 
Por está localizada no foyer, o contato direto da obra com o público e com o tempo, não favoreceu a conservação da obra. REFERÊNCIAS: PARAÍSO, Juarez. Arte Baiana Hoje. Org. TV Aratu – S.A. Raízes, Salvador, 1983.