Rui Barbosa

AUTOR: 
J. Barros
ÉPOCA: 
1965
Nº TOMB. ANTERIOR: 
Não informado
DIMENSÕES: 
Aproximadamente 1,88 X 50 cm
LOCALIZAÇÃO ATUAL: 
Se encontra na Biblioteca Isaías Alves
DADOS BIOGRÁFICOS DO RETRATADO: 

Rui  Barbosa nasceu em 5 de novembro de 1849, na rua dos Capitães, hoje rua Ruy Barbosa, em Salvador. Ele foi um polímata brasileiro, tendo se destacado principalmente como jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor, e orador. Um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo foi um dos organizadores da República e coautor da constituição da Primeira Republica juntamente com Prudente de Morais. Ruy Barbosa atuou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais. Primeiro ministro da Fazenda do regime instaurado em novembro de 1889. Destacou-se, também, como jornalista e advogado.

Foi  deputado, senador e ministro. Notável orador e estudioso da língua portuguesa, foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, e seu presidente entre 1908 e 1919.

Foi candidato à presidência da República na chamada “ campanha civilista” contra o militar Hermes da Fonseca. Apesar de ser considerado um ícone do republicanismo brasileiro, Ruy Barbosa se desencantou com o sistema político que ajudou a implementar, realizando vários comentários antirrepublicanos em seus últimos anos de vida. Pouco famosas, suas críticas foram novamente trazidas à tona por movimentos monarquistas brasileiros no início do século XXI (embora Ruy Barbosa não tenha se tornado monarquista em vida).

No dia 1 de março de 1923 falece em Petrópolis, à tarde, aos 73 anos de idade tendo como últimas palavras: "Deus, tende compaixão de meus padecimentos".

 

 

DADOS BIOGRÁFICOS DO AUTOR: 
Não informado