Ata da Reunião Conjunta dos Conselhos Superiores e a Comissão Permanente de Articulação da Universidade Federal da Bahia com a Sociedade realizada em 09 de novembro de 1995.
Item especifico da pauta- “A Conjuntura da Universidade Federal da Bahia e o Sistema Público Federal de Ensino Superior”. Sobre o Assunto foi feito uma análise do que a Universidade tem feito para o enfrentamento das crises e sugestões para empreendimento de novas ações. Ressaltou o espaço que a UFBA tem obtido na mídia e a atuação dos parlamentares da bancada baiana. Entre as sugestões apresentadas para novas ações, destacamos: Aproveitar o espaço na imprensa para divulga o que se faz de positivo, enfatizando que apesar das dificuldades a UFBA continua funcionando; Deixar o caráter defensivo das manifestações que deverão ser mais incisivas; buscar caminhos para antecipar ou neutralizar as estratégias do MEC; Não se organizar turmas com 1 aluno; aproveitar o período de recesso após o final do ano letivo para adotar medidas de contenção de gastos; Elaboração de documentos ultradidático para distribuir e ser discutido amplamente com a comunidade; Resolver os problemas internos; Forçar o governo a colocar o projeto universitário; Revisão dos cursos que não estão formando profissionais; Rever a multiplicidade de órgãos colegiados; Desburocratização e programar um esforço concentrado nas férias, com assembléia permanentes. O Cons. NAOMAR reuniu as ações da UFBA em 3 fases: a 1ª campanha publicitária com denúncia da crise; a 2ª o enfoque do que se faz de positivo e a produtividade da UFBA, e a 3ª uma campanha de preservação e soerguimento da Instituição. Sugeriu, ainda, que as exposições não fossem centradas na figura do Reitor. O Senhor Reitor Felippe Serpa, concordou plenamente, enfatizando mais uma vez, que as instâncias deliberativas da Universidade, são os seus Conselhos Superiores e não o Reitor ou a Administração. Foi encerrada a sessão.
Ata aprovada em 21 de novembro de 1995.
Inicialmente o Senhor Presidente apresentou a Comissão Permanente de Articulação da Universidade Federal da Bahia com a Sociedade indicada pela Assembléia Geral Universitária, realizada em 09 de outubro de 1995, e designada através da Portaria 2.040/95, integrada pelos seguintes membros: IRACY SILVA PICANÇO, Representante do Reitor, OSVALDO BARRETO FILHO, Representante do Conselho de Coordenação, AURÉLIO GONÇALVES DE LACERDA, Representante do Conselho Universitário, EDMAR JOSÉ BORGES DE SANTANA, Representante do Conselho de Curadores, EDUARDO BRITTO SANTOS, Representante do DCE, ROBÉRIO MARCELO RODRIGUES RIBEIRO, Representante da APUB e VICENTE JOSÉ DE LOMA NETO, Representante da ASSUFBA.