Ata da sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 07 de Março de 1951.

Pauta: 

1. O Parecer foi lido pelo Conselheiro Lopes Pontes, na qual o mesmo foi assinado por S.S e Orlando Gomes, favorável ao pedido da aludida aluna, que recorria da decisão do Conselho Departamental da Faculdade de Medicina, o qual lhe negara dispensa das cadeiras de Física Biológica e Química Fisiológica, do curso de medicina, sob o fundamento de não haver correspondencia de programas com as cadeiras de Física Biológica á Fármacia e Química Orgânica e Biologia, lecionadas no curso de Fármacia. O Sr. Presidente submeteu o Parecer em discussão. 
2. O Conselheiro Adriano Pondé sugeriu que a casa tomasse conhecimento do motivo do Conselho Departamental negar o pedido. 
3. O Conselheiro Elysio Lisboa achou que o caso oferece dois aspectos: o legal e o técnico. Quanto ao primeiro o Conselho já teria opinião formada, relativamente ao segundo, acha que falta provas e documentação que enriquecessem o processo. 
4. O Sr. Presidente para encaminhar a discussão, passou a fazer o resumo histórico do caso do médico Carlos Geraldo de Oliveira, pedind a dispensa de cadeiras de Fármacia e da Farmaceútica Wanda Hegouet, solicitando também dispensas do curso de Medicina. 
5. O Conselho examinou o assunto, inclusive a luz dos parecer de um catedrático e conclui que as cadeiras se equivaliam consequentemente concedeu o pedido. O voto deveria ser repetido, já que a única diferença era a inversão do curso. Se se concede a dispensa a um médico, não é possível que deixe de dar aos alunos de Fármacia esse mesmo direito. 
6. O Conselheiro Lopes Pontes indagou qual regimento que proibe aos farmaceuticos e cirugiões- dentistas dispensa de cadeiras do curso médico e também recíproca. 
7. O Sr. Presidente consultou ao Direitor da Faculdade de Medicina, se achava possível a leitura das atas do Conselho Departamental, feito por S.S  mesmo, na parte do caso. Obtida a autorização do Diretor, fez o secretário a entrega ao mesmo, de duas atas do Conselho Departamental , sendo lidos por S.S aos tópicos correspondentes ao pedido da Farmaceutica Wanda. 
8. Submeteu a votos o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos. O Prof. Adriano Pondé votou contra, justificando não estar convecido da identidade das cadeiras nem dos respecitivos programas, tal como considerou o Conselho Departamental. Os demais Conselheiros votaram a favor.  O Sr. Presidente declarou estar aprovado o Parecer. 

Data: 
qua, 07/03/1951 - 15:00
O que ocorrer: 

1. Trouxe S.S ao conhecimento da casa o ofício do Diretor da Faculdade de Direito, comunicando as indicações feitas pela congregação das pessoas que deverão completar o quorum da mesma durante os próximos concursos a docencia livre. O Conselheiro Demétrio Tourinho com a palavra, prestou esclarecimento a respeito. As indicações foram unanimente aceitas. 
2. O Conselheiro Lopes Pontes prôpos voto de congratulações com a Bahia, pela escolha do Dr. Simões Filho para Ministro da Educação. Pediu que fosse levado ao conhecimento do Sr. Ministro este voto do Conselho Universitário. A casa esteve de acordo. 
3. O Sr. Presidente prôpos que se enviasse ao Exmo. Snr. Presidente da República, pela sua posse, saudações e votos de felicidade no seu governo. Foi unanimente aprovado. 
Nada mais a tratar foi encerrada a sessão. 

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Conselheiros Eduardo Lins Ferreira de Araújo
Adriano de Azevedo Pondé
Demetrio Ciriaco Ferreira Tourinho
Orlando Gomes
Albano da França Rocha
Elysio de Carvalho Lisbôa
Helio Simões
Francisco Peixoto de Magalhães Netto
Paulo Pedreira de Cerqueira
João Mendonça
Ismael de Barros
Augusto Lopes Pontes
Gentil Marinho Barbosa
D. Jandyra Coelho
Aurélio Telles
Sob presidência do Reitor Senr. Prof. Edgard Rego do Santos
Expediente: 

1. Leitura da ata da reunião anterior a qual foi unanimente aprovada, sem restrições. 
2. O Sr. Presidente referiu-se a consulta do Conselheiro Franca Rocha no sentido de ser a prova de Desenho considerada eliminatória no concurso de habilitação da Escola Politécnica. Julgou dispensável ouvir aquela Comissão autorizando o Diretor da referida Escola a admitir o exame de Desenho como prova eliminatória. 
3. Passou-se a explicar os motivos porque não trouxe ainda a aprecição da casa o Orçamento da Reitoria, isto é a prestação de contas das despesas realizadas em 1950 e o orçamento da previsão de 1951. 
4. Informou qe o Conselheiro Lopes Pontes tem um parecer a apresentar, o qual não inclusa como ordem do dia por não o ter recebido em tempo de faze-lo. O Parecer do Conselheiro Lopes Pontes seria também assunto da sessão, com a palavra o Conselheiro, prestou informações a respeito e solicitou que a materia fosse de urgência. O assunto do Parecer seria sobre o pedido de dispensa de cadeiras no curso de medicina feito em grau de recurso pela aluna Farmaceutica Wanda Hegouet, deu aquiescência. Os demais Conselheiros concordaram com o pedido de urgência.