Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 28 de Setembro de 1951.
1. Ordem do dia: “Deliberar a proposta do Prof. Maximino Correia. Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra”. Deu o Snr. Presidente a palavra ao Conselheiro Magalhães Netto, o qual passou a ler a seguinte proposta: “Proposta- A Universidade da Bahia receberá, em dias próximos, a visita do Magnífico Reitor da universidade portuguesa, que fundada realmente pelo diploma dionisiano de 1° de Março de 1290, depois de funcionar em Lisboa, foi fixada em Coimbra”. Não nos parece necessário exaltar o significado da influência do “ principal dentro docente português”, cujas tradições escolares remontam, alias ao século XI, quando criada a escola episcopal de Coimbra, a primeira em terras de Portugal. Dois dos vultos mais significativos do movimento emancipacionistas brasileiros, José da Silva Lisboa e José Bonifacio de Andrade e Silva, leram em Coimbra, o que vale dizer, foram professores da tradicional Universidade. A veneração que merece o glorioso “ Estatuto Geral ” coimbrão, só por si justificaria a plena luz, e a Universidade da Bahia, pelo intermédio de seu Conselho Universitário, o procurasse vitoriar, conferindo a seu Magnífico Reitor o titulo de DOUTOR HONORIS CAUSA. O eminente professor Maximino José de Morais Correia, entretanto, pelos seus próprios méritos se faz de todo o ponto, digno da concessão que ora propomos. Nele se mostram indiscutíveis as qualidades exigidas pelos dispositivos do Estatuto da Universidade que regulam a matéria. Formado, com a mais elevada classificação, pela Faculdade de Medicina da Universidade de que, hoje é Reitor, nela exerce as funções de professor catedrático de Anatomia, regendo também as cadeiras de Psicologia Geral na Faculdade de Letras e de Psicologia Infantil na Escola Normal Superior de Coimbra. Em sua valiosa produção cientifica, teve destaque os seguintes trabalhos:
1°) ABECESSO BELOCULADO DO HEMISFÉRIO CEREBRAL ESQUERDO- 2°)O CANAL TORACICO DO HOMEM- 3°) SOBRE A MEDICINA DOS LUSIADAS - 4°)ESBOÇO HISTÓRICO DA ANATOMIA EM COIMBRA- 5°) OS NERVOS DA ORBITA E GANGLIO CILIAR- 6°) CONTRIBUTION Á L’ ÉTUDE DE LA CIRCULATION ARTERIELLE DE COUER- 7°) CONTRIBUTION Á L’ ÉTUDE DE LA VASCURALITION DE CARDIO-VECTEUR- 8°) A IRRIGAÇÃO ARTERIAL DOS MÚSCULOS PAPILARES DO CORAÇÃO HUMANO- 9°) ALGUMAS PARTICULARIDADES DA CIRCULAÇÃO CARDIÁCA- 10°) SUR LA FREQUÊNCIA DE L’ OCCIDITALISATION DE L’ ATLAS- 11°) ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS DO ESQUELETO POR EXOSTOSES OSTEOGENICAS- 12°) Á MARGEM DA LINGUAGEM ANATÔMICA.
Os conceitos expressos no seu “ ELOGIO DO PROF. AFRANIO PEIXOTO”, evidenciam os vínculos de simpatia que o prendem á Bahia e ao Brasil. Justo, pois, nos parece que o Conselho Universitário conceda o titulo de DOUTOR HONORIS CAUSA ao Prof. Maximino José de Morais Correia, Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra. Bahia, 24 de Setembro de 1951.
2. F. Magalhães Netto “-Informou ao Sr. Presidente que o MAGNÍFICO REITOR, PROF. EDGARD DANTOS, logo que recebera a proposta, solicitou ao Conselheiro Eduardo Araújo, membro da Comissão de Legislação e Recursos, para emitir parecer afim de que a proposta e o parecer fossem, juntos submetidos á apreciação da Casa. Conferiu, assim a palavra ao Conselheiro Eduardo Araújo, que se manifestou da seguinte forma:
“ Parecer- Tendo em vista a proposta formulada pelo Cons° Prof. Magalhães Netto, brilhante e fartamente justificada, sou de Parecer, conforme estatui o Regimento Interno do Conselho Universitário no seu Art. 6° letra i) seja a mesma aprovada. A proposta está feita, atendendo aos dispositivos legais e representa, sem dúvidas, uma homenagem justa ao Reitor Magnificus Conimbricences, Prof. Maximino José de Morais Correia ao qual se ajustam as disposições do Art.19 do mesmo Regimento. Bahia, 27 de Setembro de 1951 a) Eduardo Lins F. de Araújo”.
3. O Sr. Presidente pôs em discussão a proposta e o parecer.
4. O Conselheiro Augusto Machado disse que em face da argumentação estilizada, histórica e sentimental do Conselheiro Magalhães Netto, não havia como se negar o titulo de DOUTOR HONORIS CAUSA ao Prof. Maximino José de Morais Correia. Submetida a votos a proposta, foi a mesma aprovada por unanimidade.
5. O Sr. Presidente disse que comunicaria por telegrama , ao MAGNÍFICO REITOR EDGARD SANTOS a decisão do Conselho.
1. O Sr. Presidente manifestou a satisfação e a honra de se achar no exercício embora eventual e passageiro, de Reitor da Universidade da Bahia, situação decorrente de ser o mais antigo no exercício da cátedra, entre os distintos colegas.
2. O Conselheiro Magalhães Netto, em nome dos companheiros, regozijou-se pela feliz coincidência que ocasionou estar S. EXcia nas altas funções de Reitor. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão.
1. Declarou o Sr. Presidente que desejaria, inicialmente dar conhecimento dos termos do oficio que recebera do Magnífico Reitor, Prof. Edgard Rego Santos, datado de 25 do corrente, transmitindo-lhe o exercício do cargo de Reitor.
2. Leitura da ata da reunião anterior, o que foi feito pelo secretário. Submetida á votos, foi a mesma unanimente aprovada, sem restrições.
3. Telegrama do Vice-Reitor da Universidade do Brasil, Pro. Deolindo Couto: “Acabo apresentar Conselho Universitário mensagem congratulações Universidade Bahia motivo recondução Reitor Pedro Calmon pt Conselho solicita com votos fraternos progresso ininterrupto sua nobre Instituição DEOLINDO COUTO”.
4. Telegrama do Reitor Pedro Calmon : “Agradeço comovidamente Magnífico amigo e por intermédio Conselho Universitário querida Bahia palavras extrema gentileza seu telegrama acaba de ser comunicado ao nosso Conselho Universitário por DEOLINDO COUTO pt Abraços- Pedro Calmon”.