Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 28 de Outubro de 1955.
1. Passou-se a ordem do dia- apreciação do parecer da Comissão de Ensino relativo a indicação dos professores para integração do quorum da Congregação da Escola de Belas Artes para o concurso a cátedra de “Teoria, Conservação e Restauração da Pintura”, tendo o Presidente concedido a palavra ao Conselheiro Isaias Alves, presidente da Comissão, que apresentou parecer favorável a indicação.
2. Em discussão do parecer usou a palavra o Conselheiro Orlando Gomes que disse que os professores aposentados e os professores secundários não podem integrar o quorum, sugerindo que voltasse o caso a Congregação da Escola de Belas Artes para escolha de outros nomes e posterior aprovação do Conselho. O Conselho resolveu, contra o voto do Conselheiro Alceu Hiltner que admite a inclusão dos professores apresentados, não aprovar a relação apresentada pela Congregação da Escola de Belas Artes, em virtude de considerar que os professores não podem integrar o “quorum”, e do mesmo modo quanto aos licenciados, não se podendo indicar assim, para o “quorum” professores que não sejam de escola superior.
O Conselheiro Orlando Gomes,vice-reitor em exercício, convocou os Conselheiros para uma sessão a ser realizada na próxima segunda-feira, dia 31, as 8:30 horas.
Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão.
1. O Presidente deu inicio a sessão, convidado o Secretário a fazer a leitura da ata da sessão de 4 de outubro . Lida a ata pediu a palavra o Conselheiro João Mendonça que solicitou uma retificação no sentido de ficar consignado que o Conselheiro Augusto Machado chegou depois da votação, sendo em seguida a mesma aprovada unanimemente.
2. O Secretário leu a ata da sessão de 17 de outubro que posta em discussão e sob votação, foi unanimemente aprovada.
3. Foi lido um oficio do Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, comunicando a escolha dos Professores Alberto Silva, Oliveira Neto e João Mendonça para fazerem parte da Comissão encarregada de preparar a noticia histórica sobre a vida da Universidade.