Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 22 de Dezembro de 1955.

Pauta: 

Passou-se a “ordem do dia”-apreciação do parecer da Comissão de Legislação e Recursos ao pedido de reconsideração de decisão do Conselho feito pelo acadêmico Ideval Alcântara de Carvalho.
O Magnífico Reitor concedeu a palavra ao relator Orlando Gomes, que concluiu  pelo  indeferimento do pedido. Em discussão o parecer usaram da palavra como consta em notas taquigráficas anexas, os Conselheiros Alceu Hiltner, Orlando Gomes, Murilo Cavalcanti, Magalhães Neto e Rodrigo Argolo.
O Conselheiro Murilo Cavalcanti requereu que o julgamento fosse transformado em diligencia para o fim de juntar novas provas. A requerimento do Conselheiro Orlando Gomes a votação foi nominal, tendo votado a favor da diligência os Conselheiros Rodrigo Argolo, Carlos Simas, Alceu Hiltner, Murilo Cavalcanti, Elsior Coutinho, Theonilo Amorim, Oscar Caetano, Mendonça Filho, João Mendonça e Augusto Machado e contra o pedido os Conselheiros Orlando Gomes, Magalhães Neto, Torres Homem e Nilza Garcia.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.
 

Data: 
qui, 22/12/1955 - 09:15
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer. 

Participantes: 
Conselheiros Alberico Fraga
Rodrigo Argolo
Nilza Garcia
Mendonça Filho
Carlos Simas
Elsior Coutinho
Oscar Caetano
Alceu Hiltner
Magalhães Neto
João Mendonça
Theonilo Amorim
Mário Peixoto
Augusto Machado
Torres Homem
Orlando Gomes
O representante do Diretório Central dos Estudantes acadêmico Murilo Cavalcanti
Sob presidência do Magnífico Reitor Professor Edgard Rego Santos
Expediente: 

1.       O magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder com a leitura da ata da sessão anterior, que lida posta em discussão e sob votação foi unanimemente aprovada.
2.       Foi lido um oficio do Diretor da Escola de Belas Artes encaminhando o relatório do curso de extensão universitária de planejamento urbano, ministrado naquela Escola, em outubro de 55, pelo Professor Bezerra Baltar da Universidade do Recife. O relatório foi colocado á disposição dos Senhores Conselheiros.
3.       Foi lido, também um oficio do Diretor da Faculdade de Medicina enviando copia do mandado intimatório, nos autos nº ... 23.645, em que o Juiz de Direito de Vara dos Feitos da Fazenda Nacional comunica que o tribunal Federal de Recursos, apreciando o recurso de Mandado de Segurança n° 671, Bahia, em que é recorrente o Dr. Waldeloyr o Chagas de Oliveira e recorrida a Fazenda Nacional, resolveu por maioria de votos julgar prejudicado o pedido.
4.       O Magnífico Reitor comunicou ao Conselho que os médicos diplomados em 1930 festejaram este ano o 25° aniversario de formatura e entre as comemorações, resolveram destinar a quantia de Cr$.... 4.000,00 que se acha depositada em um banco em nome do Reitor da Universidade da Bahia e que ia solicitar dos interessados esclarecimentos acerca da aplicação dessa verba.
5.       Foi lido o seguinte telegrama do Senhor Ministro da Educação e Cultura: “Reitor Edgard Santos- Universidade Bahia- Apraz-me comunicar prezado amigo  presidente república assinou hoje decreto que declara de utilidade pública, imóveis para ampliação Universidade da Bahia PT Saudações cordiais- Abgar Renault  Ministro Educação e Cultura”.
6.       A seguir S. Magnificência, solicitou aos Senhores Diretores que fosse publicado um resumo dos Editais para Concurso Vestibular e Docência-livre e que ficasse autorizada a Secretária da Reitoria a fazer isso diante da solicitação recebida pelo Diretor e explicou as razões porque não poderá ser modificada a lotação do pessoal existente.
7.       O Magnífico Reitor disse que teve noticia de que deveria ser submetido ao Sr. Presidente da República um plano de economia para orçamento de 1956.  
8.       O Conselheiro João Mendonça ressaltou a necessidade de ser feita uma seleção pedagógica mais rigorosa nos exames da Escola Técnica.