Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada 12 de Março de 1957.
1. O Conselheiro Orlando Gomes disse que o fim especial da sessão era a transmissão do cargo de Reitor ao Professor Dr. Edgard Santos, seu titular efetivo, convidando a seguir o Secretário a proceder a leitura do respectivo termo. Após passar a presidência as sessão ao Magnífico Reitor o Conselheiro Orlando Gomes disse da satisfação do Conselho Universitário pelo regresso de S. Magnificência e que essa interinidade, esse contato mais direto com os problemas da Universidade lhe deu a convicção necessária para que formule um voto, o de que esses destinos da Universidade estejam por muito tempo ainda sob a sua alta e esclarecida direção.
2. O Magnífico Reitor agradeceu as palavras proferidas pelo Conselheiro Orlando Gomes. Disse que se sentia muito feliz em manifestar ao Conselho a sua grande satisfação em aplaudir calorosamente todos aqueles atos que o Vice-Reitor, no exercício do cargo, houve de praticar. Significou também perante os membros do Conselho o seu profundo agradecimento a atitude que S.Exa manteve, atitude de coerência com os seus atos, abrindo em muitas oportunidades, clareiras que nas atividades universitárias lhe facilitarão imensamente a tarefa que neste momento assumia. Disse que pediu ao Professor Orlando Gomes que promoveu esta reunião do Conselho Universitário perante a qual deveria reassumir o cargo e também, a convocação do Conselho de Curadores, visto como teve o intuito de fazer a todos os responsáveis pela administração superior da Universidade um só relatório, embora sucinto, acerca da viagem que o convite do Departamento do Estado dos Estados Unidos acabava de fazer a este país.
A maioria do Conselho de Curadores não estava presente, de modo que a exposição dos resultados da viagem, pelo menos a parte referente as despesas deverá ser repetida em outra sessão do Conselho de Curadores.
3. Disse que a vida do Reitor da Universidade durante esses trinta dias foi muito intensa, de modo que é natural que traga uma serie numerosa de itens para comentar alguns dos quais, naturalmente serão objetivo de deliberação outras.
4. Registrou S. Magnificência a colaboração utilíssima que recebeu a Universidade da Bahia de três americanos que podem ser considerados grandes amigos da Universidade: o Vice-Cônsul na Bahia , que revelou grande interesse na aproximação da Universidade com a America do Norte , o penúltimo Cônsul na Bahia, agora em Washington e Dr. Eugênio Kentall. Disse ainda que vários problemas foram tratados com as autoridades americanas destacando o problema da criação do serviço de residente para o Hospital das Clinicas, o regimento de tempo integral, convênio a ser assinado com Universidades americanas visando a visita de Professores americanos , como também a presença de Professores da nossa Universidade naquelas Universidades.
5. O Reitor disse que convidou três Professores para visitarem a Universidade da Bahia, Professor Aron, Professor de espanhol, Professor Davison, Diretor de uma Faculdade de Medicina de o terceiro é um antropologista do Museu de História Natural, e que esta estudando a possibilidade da criação do Instituto de Estudos Norte-Americanos.
6. O Reitor tratou também do problema das bolsas de estudos que serão controladas pelo Instituto de Estudos Norte-Americanos e disse que trouxe, também entrevista a possibilidade de uma visita em conjunto dos Diretores de Faculdade á America, patrocinada pelo Departamento de Estado que oferecerá as vantagens que lhe ofereceu e a Universidade procurará dar uma quota.
A esse respeito disse o Magnífico Reitor que a Universidade da Bahia não deu a menor contribuição financeira direta para a viagem do seu Reitor, que recebeu apenas o auxilio do Departamento de Estado, podendo o Conselheiro Fernando Goês informar sobre as remessas de dólares que fez para a America do Norte. Os Diretores que viajaram para America tiveram auxilio da Reitoria, bem como o Professor Roberto Santos, embora menor, ressaltando nesta oportunidade a contribuição do referido Professor para o êxito da viagem do Magnífico Reitor da Universidade da Bahia.
A respeito da excussão de estudantes disse o Magnífico Reitor que entrou em entendimentos com o Conselho e espera que nas férias de julho possa mandar alguns estudantes á America do Norte. Deu também S.Magnificência diversas explicações ao Conselho sobre o problema do estudante americano.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.