Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 04 de Setembro de 1962

Pauta: 

1.       O Magnífico Reitor leu a seguinte Ordem do Dia- a)Reforma do Estatuto da Universidade da Bahia; b)Participação do corpo discente nos colegiados da Universidade da Bahia; c)Prorrogação das atividades do ano letivo;  d)Concurso de Histologia da Faculdade de Medicina; e)o que ocorrer.  Quanto ao primeiro item, discutiram sobre o assunto os Conselheiros Alceu Hiltner, José Neves, Carlos Geraldo, Aristides Gomes, Rodrigo Argolo, Theonilo Amorim, Walter Gordilho.
2.       O Magnífico Reitor, face a importância da matéria em discussão, sugeriu, adiar a sessão a fim de que as Comissões de Ensino e de Legislação e Recursos, apresentasse Parecer escrito, submetendo-o a votação.
3.       Foram adiados também os seguintes itens: Participação do corpo discente nos colegiados da Universidade da Bahia, e prorrogação das atividades do ano letivo. Quanto ao 4° item, ou seja, Concurso de Histologia da Faculdade de Medicina- o Prof. Magalhães Neto, Relator solicitou de S. Magnificência que o referido processo fosse redistribuído, face ao acumulo de serviço. Deferido.
4.       O  Conselheiro Magalhães Neto, pediu urgência para relatar o proc. Em que Antonio José Marques e outros, estudante da 3ª serie do curso colegial de diversos estabelecimentos desta capital, solicitaram a exclusão da cadeira de Latim no vestibular de Direito. Posto em votação o Parecer da Comissão de Ensino e de Legislação e Recursos, que conclui que pela manutenção da disciplina de Latim no exame de Habilitação de Direito, foi o mesmo aprovado, contra o voto do Representante do D.C.E.
5.       Foi Relatado pelo Conselheiro Nelson Sampaio, o processo referente ao recurso  do Prof. Gerson de Barros Mascarenhas, contra decisão da Congregação da Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia- Parecer Processo 1315/62- Recurso do Prof. Gerson de Barros Mascarenhas contra decisão da Congregação da Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia. Através da Portaria n° 1, de 27 de janeiro de 1960, o Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia impôs ao Dr. Gerson de Barros, Assistente de Ensino Efetivo, a pena de repressão por ter se ausentado do plantão que estava prestando na Maternidade Climério de Oliveira, na madrugada do dia 15 do mesmo mês e ano. Dessa penalidade,  houve recurso para a Congregação que manteve o ato da Diretória. Daí o presente recurso para este Conselho.  – O recorrente não nega, porém, o abandono do plantão, embora o calculo em cerca de 25 minutos, alegando que saiu para atender no Hospital Português, a um doente de sua clinica particular. A falta está, pois, confessada,e a justificativa não procede, uma vez que o médico plantonista não tem o direito de abandonar o plantão sob qualquer motivo. O Diretor agiu dentro de suas atribuições, nos termos do art. 218 do Regimento Interno, e assim julgou  a Congregação da Faculdade de Medicina. Opinamos, pois, pelo não provimento do recurso. Salvador, 4 de Setembro de 1962 (a) F. Magalhães Neto-Presidente- Nelson Sampaio-Relator-Lafayete Pondé. Posto em votação, foi o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos aprovado, contra o voto do Cons. Theonilo Amorim.  Face ao adiantado da hora, o Magnífico Reitor encerrou a sessão. 

Data: 
ter, 04/09/1962 - 10:30
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer. 

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Conselheiros Aristides Gomes
Theonilo Amorim
Rodrigo Argolo
Adolfo Diniz
Walter Gordilho
Carlos Sepulveda
Ivo Braga
Lafayete Pondé
João Rescala
Nilza Garcia
Adriano Pondé
Pedro Tavares
Torres Homem
Magalhães Neto
Sandoval Silva
Alceu Hiltner
Nelson Samapio
Carlos Geraldo
Arnaldo Silveira
Oscar Caetano
e Acadêmico José Neves Sobrinho
Sob a presidência do Magnífico Reitor Prof. Dr Albérico Fraga.
Expediente: 

1.       O Magnífico Reitor mandou o Secretário proceder a leitura da ata da sessão de 27 de agosto do corrente ano, que lida e posta em discussão foi unanimemente aprovada.
2.       Foram lidos os seguintes ofícios: do Diretor da Faculdade de Arquitetura enviando as sugestões de sua Faculdade a respeito dos assuntos da Ordem do Dia; igualmente, do Diretor da Faculdade de Farmácia; do Diretor da Faculdade de Filosofia; do Diretor da Faculdade de Medicina; da Diretora da Escola de Enfermagem;do Diretor da Escola Politécnica; do Diretor da Escola de Administração; do Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas; do Presidente do D.C.E comunicando que viajou e passou a presidência ao seu substituto legal, acadêmico José Neves Sobrinho; do Diretor da Faculdade de Filosofia, aprovação de “Quorum” para concurso e transferência da cadeira de “Química Geral e Inorgânica e Química Analítica(2ª. CAD.) para a de Química Orgânica e Química Biológica (Porf. Tripoli Gaudenzi); do Prof. Deolindo Couto, Presidente do Conselho Federal  de Educação, encaminhando o Parecer 167 sobre a adaptação do Estatuto da Universidade.
3.       O Prof. Carlos Geraldo comunicou que já se encontrava instalado e em funcionamento, no Hospital das Clínicas, o Microscópio Eletrônico, que estará a disposição de todas as Unidades Universitárias.