Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 04 de Setembro de 1962
1. O Magnífico Reitor leu a seguinte Ordem do Dia- a)Reforma do Estatuto da Universidade da Bahia; b)Participação do corpo discente nos colegiados da Universidade da Bahia; c)Prorrogação das atividades do ano letivo; d)Concurso de Histologia da Faculdade de Medicina; e)o que ocorrer. Quanto ao primeiro item, discutiram sobre o assunto os Conselheiros Alceu Hiltner, José Neves, Carlos Geraldo, Aristides Gomes, Rodrigo Argolo, Theonilo Amorim, Walter Gordilho.
2. O Magnífico Reitor, face a importância da matéria em discussão, sugeriu, adiar a sessão a fim de que as Comissões de Ensino e de Legislação e Recursos, apresentasse Parecer escrito, submetendo-o a votação.
3. Foram adiados também os seguintes itens: Participação do corpo discente nos colegiados da Universidade da Bahia, e prorrogação das atividades do ano letivo. Quanto ao 4° item, ou seja, Concurso de Histologia da Faculdade de Medicina- o Prof. Magalhães Neto, Relator solicitou de S. Magnificência que o referido processo fosse redistribuído, face ao acumulo de serviço. Deferido.
4. O Conselheiro Magalhães Neto, pediu urgência para relatar o proc. Em que Antonio José Marques e outros, estudante da 3ª serie do curso colegial de diversos estabelecimentos desta capital, solicitaram a exclusão da cadeira de Latim no vestibular de Direito. Posto em votação o Parecer da Comissão de Ensino e de Legislação e Recursos, que conclui que pela manutenção da disciplina de Latim no exame de Habilitação de Direito, foi o mesmo aprovado, contra o voto do Representante do D.C.E.
5. Foi Relatado pelo Conselheiro Nelson Sampaio, o processo referente ao recurso do Prof. Gerson de Barros Mascarenhas, contra decisão da Congregação da Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia- Parecer Processo 1315/62- Recurso do Prof. Gerson de Barros Mascarenhas contra decisão da Congregação da Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia. Através da Portaria n° 1, de 27 de janeiro de 1960, o Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia impôs ao Dr. Gerson de Barros, Assistente de Ensino Efetivo, a pena de repressão por ter se ausentado do plantão que estava prestando na Maternidade Climério de Oliveira, na madrugada do dia 15 do mesmo mês e ano. Dessa penalidade, houve recurso para a Congregação que manteve o ato da Diretória. Daí o presente recurso para este Conselho. – O recorrente não nega, porém, o abandono do plantão, embora o calculo em cerca de 25 minutos, alegando que saiu para atender no Hospital Português, a um doente de sua clinica particular. A falta está, pois, confessada,e a justificativa não procede, uma vez que o médico plantonista não tem o direito de abandonar o plantão sob qualquer motivo. O Diretor agiu dentro de suas atribuições, nos termos do art. 218 do Regimento Interno, e assim julgou a Congregação da Faculdade de Medicina. Opinamos, pois, pelo não provimento do recurso. Salvador, 4 de Setembro de 1962 (a) F. Magalhães Neto-Presidente- Nelson Sampaio-Relator-Lafayete Pondé. Posto em votação, foi o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos aprovado, contra o voto do Cons. Theonilo Amorim. Face ao adiantado da hora, o Magnífico Reitor encerrou a sessão.
Não houve o que ocorrer.
1. O Magnífico Reitor mandou o Secretário proceder a leitura da ata da sessão de 27 de agosto do corrente ano, que lida e posta em discussão foi unanimemente aprovada.
2. Foram lidos os seguintes ofícios: do Diretor da Faculdade de Arquitetura enviando as sugestões de sua Faculdade a respeito dos assuntos da Ordem do Dia; igualmente, do Diretor da Faculdade de Farmácia; do Diretor da Faculdade de Filosofia; do Diretor da Faculdade de Medicina; da Diretora da Escola de Enfermagem;do Diretor da Escola Politécnica; do Diretor da Escola de Administração; do Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas; do Presidente do D.C.E comunicando que viajou e passou a presidência ao seu substituto legal, acadêmico José Neves Sobrinho; do Diretor da Faculdade de Filosofia, aprovação de “Quorum” para concurso e transferência da cadeira de “Química Geral e Inorgânica e Química Analítica(2ª. CAD.) para a de Química Orgânica e Química Biológica (Porf. Tripoli Gaudenzi); do Prof. Deolindo Couto, Presidente do Conselho Federal de Educação, encaminhando o Parecer 167 sobre a adaptação do Estatuto da Universidade.
3. O Prof. Carlos Geraldo comunicou que já se encontrava instalado e em funcionamento, no Hospital das Clínicas, o Microscópio Eletrônico, que estará a disposição de todas as Unidades Universitárias.