Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia, Realizada em 06 de Agosto de 1952
ORDEM DO DIA:
Deliberar sobre a proposição Tobias Neto no sentido de ser exigido, a partir do ano 1953 o exame de Português entre as disciplinas do Concurso de Habilitação.
Feitas as considerações sobre o despreparo alheio no uso da língua portuguesa, o Conselheiro Eduardo Araújo concordou a inclusão da língua portuguesa e ainda sugeriu que a prova fosse substituída por uma prova escrita redacional.
O Conselheiro Aurelino Teles, aprova e reforça a opinião do Conselheiro Eduardo Araújo.
O Conselheiro Isaias Alves pergunta se o critério de uniformização modificaria a exigência de prova escrita e oral para esse ano já vigente na Faculdade de Filosofia, pois é contra a alteração.
O Conselheiro Albérico Fraga preza pela uniformidade, dado o caráter geral das resoluções do Conselho.
O Conselheiro Orlando Gomes usa da palavra esclarecendo que diante do dispositivo que rege o caso, o Conselho terá que fazer apenas um acréscimo ao que já existe, quanto ao concurso de habilitação. Criando mais essa exigência do exame de Português o Conselho pode estabelecer as normas que considerar preferíveis, sem incorrer em incoerências nem desigualdades.
O presidente solicita o pronunciamento das Comissões de Ensino e Legislação sobre cada uma das propostas, falando favoravelmente os Cons. Relatores Isaias Alves e Orlando Gomes.
Usam da palavra, vários Conselheiros e após ligeiro debate o Presidente convida o Conselheiro Orlando Gomes a redigir um projeto de resolução que interprete, diante da discussão, o pensamento do Conselho.
Estando todos de acordo com a redação, o Presidente encerrou a discussão e colheu votos, sendo aprovada unanimemente.
O Sr. Presidente solicitou que o secretário lesse a Ata da Sessão anterior. O Conselheiro Orlando Gomes solicitou que a Ata fosse lida na próxima sessão visto a urgência do assunto da ordem do dia e o horário corrido visto o compromisso que tinham as 16h do mesmo dia. Decisão aceita por unanimidade.