Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia, realizada em 10 de Fevereiro de 1954.
1- O Magnífico Reitor disse que tinha certeza de que o Cons. Ferreira Gomes era também de confiança dos seus companheiros a que a Faculdade de Farmácia já se achava integrada na Universidade. O Cons. Torres Homem secundando o Cons. Ferreira Gomes disse que estando a Faculdade de Odontologia em situação idêntica é da Faculdade de Farmácia, congratulava-se com a Escola de Enfermagem sentindo-se satisfeito por verificar que com mais algum tempo as Faculdades de Farmácia e Odontologia estariam com os seus diretores nomeados, com representações iguais ás de outras Faculdades.
2- O Magnífico Reitor, a guisa de explicação esclareceram á Casa que se dar cumprimento á letra expressa da lei - convidar os atuais Diretores das Faculdades de Farmácia e odontologia para os ditos cargos, assim o faz perante a Congregação das ditas unidades universitárias, onde, cada um expressava sobre os nomeados o mesmo sentir de Reitor a dos companheiros.
3- Com tais adiamentos pereriu o Magnífico Reitor sobre se mais alguem desejava fazer uso da palavra e como ninguém mais se manifestasse concedeu a palavra ao Cons. Orlando Gomes para prosseguir com o Parecer sobre o Regimento Interno da Faculdade de Farmácia.
4- A discussão sobre tal Parecer fará objeto de ata única.
A referida sessão foi declarada encerrada.
1- A Ata foi lida, discutida e submetida a votos vai devidamente assinada e aprovada.
Não houve ata para ser lida.
1- Inicialmente congratulou-se o Magnífico Reitor pela presença da Diretora e do Representante da Escola de Enfermagem, bem como do Vice-Presidente do Diretório Central dos Estudantes.
2- Justificou o Magnífico Reitor a presença de tais pessoas da seguinte forma: de referencia aos professores da Escola de Enfermagem em virtude de ter sido regularizada a questão de representação no Conselho Universitario.
3- Acha-se a Escola de Enfermagem representada pela sua Diretora, D.Nilza Garcia, e pelo Prof. Magalhães Neto que foi eleito pela Congregação da referida Escola.
4- De referencia ao acadêmico Manoel Quintas Ferreira, da qualidade de ter o Presidente em exercÍcio se ausentado deste Estado. Regozijava-se, pois, pela presença de tais companheiros.
5- Antes de encerrar o expediente o Magnífico Reitor concedeu a palavra a quem da mesma quizesse fazer uso e o Cons. Ferreira Gomes, pedindo a palavra congratalou-se com a D. Nilza Garcia e com o Prof. Magalhães Neto do evento que acabara de assistir, ou seja, a regulamentação da Escola de Enfermagem perante o Conselho Universitario.
6- Lamentou entretanto S. Excia não ter tido a sua situação regularisada, por que era um Delegado de confiança do M. Reitor e não um Diretor efetivo.