Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 11 de junho de 1962.

Pauta: 

1.       O Magnífico Reitor referindo-se a figura do Prof. Edgard Santos, disse que a Universidade devia-lhe todas as reverencias e todas as homenagens. O prof. Edgard Santos foi o fundador da Universidade, um dos seus grandes baluartes. Recomendou ao Serviço de Divulgação da Universidade e, que o Boletim Informativo compusesse uma edição especial, toda ela dedicada as homenagens prestadas ao Prof. Edgard Santos. Sugeria a colocação do Busto do Prof. Edgard Santos ao Parque Universitário, como, também, a publicação de uma coletânea de estudos sobre a figura do Prof. Edgard Santos , como médico, como professor, como administrador.
O Conselheiro Theonilo Amorim sugeriu a construção de um Museu em frente a Reitoria e o Prof. Rodrigo Argolo, que o Hospital das Clínicas deveria ser dado o nome do Prof. Edgard Santos. Posta em votação as citadas propostas, pediu a palavra o Cons. Alceu Hiltner e propôs que a votação fosse feita no sentido de dar ao Magnífico Reitor poderes plenos para que, através de uma Comissão programasse as homenagens a serem prestadas ao Prof. Edgard Santos. Submetida a votação a proposta do Cons. Alceu Hiltner foi a mesma aprovada.
 
2.        O Magnífico Reitor lembrava aos Diretores de Faculdades que fosse observado rigorosamente o inicio as provas parciais indicados pelo Regimento. Lembrava os Diretores do cumprimento da determinação do Conselho Universitário quanto a representação de um estudante em cada um para relatar o “Quorum” da Faculdade de Odontologia referente aos concursos para cátedra de Histologia e Docência Livre de Microbiologia e Técnicas Odontológicas.  A Comissão de Ensino aprovou para as cátedras de Histologia e Microbiologia os seguintes nomes: Prof. Alexandre Leal Costa, Francisco Peixoto Magalhães Neto, Newton Guimarães, pela Faculdade de Medicina. Para Técnico Odontológico, prof. Rodrigo Argolo, Benjamin Sales, pela Faculdade de Medicina e Adalberto Carvalho, pela Faculdade de Farmácia.  As Comissões de Ensino e Legislação e Recursos opinaram no sentindo de encaminhar  a sugestão ao Conselho Federal de Educação.  Posta em votação foi aprovado o Parecer . em seguida foi aprovado o Parecer da Comissão de Ensino referente a solicitação da Faculdade de Arquitetura, conferindo o titulo de “Professor Honoris Causa” ao Dr. Rodrigo Melo Franco de Andrade.
3.       O Cons. Arnaldo Silveira pediu que fosse incluída na Ordem do Dia da próxima reunião do Conselho os Pareceres da Comissão de Ensino, referente a deliberação da Faculdade de Farmácia concedendo o titulo de “Professor Honoris Causa” ao Magnífico Reitor Doutor Prof. Albérico Fraga, bem assim, Parecer sobre a concessão de bolsas para os estudantes da Escola de Geologia. 

Data: 
seg, 11/06/1962 - 14:00
O que ocorrer: 

1.       O Cons. Arnaldo Silveira pediu a palavra, para convidar em nome da Assembleia Legislativa, convidar o Conselho, para uma sessão especial em homenagem ao Grande Mestre e Magnífico Reitor desaparecido, as 20 horas, sexta-feira, dia 15.
2.       O Prof. Nelson Sampaio convidou o Conselho para sessão solene da Congregação da Faculdade de Direito, no dia 12, as 20 horas, quando será entregue ao Prof. Rogério de Faria o titulo de Professor Emérito.
Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão. 

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Conselheiros Pedro Tavares
Theonilo Amorim
Aristides Gomes
Rodrigo Argolo
Nelson Sampaio
Alceu Hiltner
Walter Gordilho
João Rescala
Magalhães Neto
Adolfo Diniz
Adriano Pondé
Elsior Coutinho
Ivo Braga
Carlos Sepulveda
Carlos Geraldo
Nilza Garcia
Sandoval Silva
Arnaldo Silveira
Torres Homem
Acadêmico Lauro Azevedo
Sob a presidência do Magnífico Reitor Prof. Dr Albérico Fraga.
Expediente: 

1.       O Magnífico Reitor comunicou ao Conselho haver convidado a Comissão encarregada de elaborar de elaborar o plano de estudo do curso pré-vestibular a participar da reunião a fim de que a mesma esclareça alguns pontos aos Srs. Conselheiros.  O curso pré-vestibular é curso de emergência e a Comissão é composta do Monsenhor Manoel Barbosa, escolhido pelo Conselho para superentender o curso, prof. Clarival Valadares, prof. Alexandre Leal Costa, profa. Leda Jesuino, prof. Thales de Azevedo elaborou um plano que submeteria á apreciação do Conselho.  Esclarecidos os pontos básicos do relatório apresentado pela Comissão, o Conselho aprovou.
2.       O Secretário procedeu com a leitura da ata da sessão anterior, que lida e posta em discussão foi unanimemente aprovada.
3.       Foram lidos os seguintes ofícios: do Diretor da Faculdade de Medicina, comunicando a eleição do prof. Carlos Moraes para Vice Diretor; do Presidente do D.C.E comunicando haver passado a presidência ao 2° Vice Presidente, Lauro Azevedo; da Diretoria da Escola de Biblioteconomia;  do Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e do Diretor da Escola de Geologia, encaminhando  sugestões sobre o curriculum.