Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 16 de novembro de 1957.

Pauta: 

1.       O Magnífico Reitor informou que estava sobre a mesa um Parecer da Comissão de Legislação e Recursos a respeito de um oficio do Diretor da Escola de Belas Artes, cumprindo determinações da Congregação, e com a qual se deseja conhecer a interpretação exata sobre a compatibilidade entre a condição de ocupante do cargo de magistério e de aluno, no mesmo estabelecimento. Que o mencionado Parecer, apresentando pelo Conselheiro Orlando Gomes, não foi incluído na Ordem do Dia, mas o Conselho podia considerar matéria urgente e em seguida aprecia-lo. O Conselho decidiu, unanimemente que o assunto poderia ser tratado na sessão.
2.       O Conselheiro Orlando Gomes apresentou o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos, o qual tem a seguinte conclusão: “Não vejo, pois, como se negar a um Professor ou auxiliar de ensino do Curso de Belas Artes o direito de se matricular no  curso de Arquitetura, ou vice-versa, desde que na qualidade de aluno, fique sujeito ao mesmo regime a que será subordinado o corpo discente da Escola”. Após discussão, na qual tomaram parte os Conselheiros Carlos Simas, Mendonça Filho, Orlando Gomes, Rodrigo Argolo, Adolpho Diniz e Magalhães Neto, o parecer foi unanimemente aprovado.
3.       O Magnífico Reitor disse que na ultima reunião, quando se discutiu sobre a criação da Escola de Geologia, não se fixou um limite de matriculas para o 1°ano, propondo que se fixasse em 30. Após discussão, na qual tomaram parte os Conselheiros Adolpho Diniz, Rodrigo Argolo e Magalhães Neto, o Conselho decidiu por unanimidade, fixar em 30 o limite de matricula do 1° ano da Escola de Geologia.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão. 

Data: 
sab, 16/11/1957 - 10:00
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer. 

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Conselheiros Rodrigo Argolo
Mendonça Filho
Nilza Garcia
Carlos Simas
Antonino Dias
Alceu Hiltner
Magalhães Neto
José Lima
Oscar Caetano
Augusto Machado
Orlando Gomes
Torres Homem
Adriano Pondé
Adolpho Diniz
João Mendonça
Alberico Fraga
Acadêmico Paulo Brandão presidente do D.C.E
Sob a presidência do Magnífico Reitor Professor Dr. Edgard Rego Santos.
Expediente: 

1.       O Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, justificando a falta da ata da sessão anterior.
2.       O Conselheiro Rodrigo Argolo comunicou ao Conselho que no próximo ano, a Faculdade de Medicina comemorará 150 anos de existência e que naturalmente terá que comemorar a data. Que vinha trazer á apreciação do Conselho uma proposta para que a abertura dos cursos, em 1958, se fizesse no Salão Nobre da Faculdade de Medicina com um orador do Conselho Universitário e outro da Congregação daquela Escola.
3.       O Magnífico Reitor falando sobre a proposta do Conselheiro Rodrigo Argolo disse que, na sessão solene de abertura dos cursos do próximo ano, deveria falar um Professor pertencente a  Congregação da Faculdade de Filosofia, que se podia escolher um Professor que pertencesse as duas Congregações- Medicina e Filosofia.
4.       Sua Magnificência tratou a seguir da colocação do busto do Professor Alfredo Brito, achando que o mesmo deveria ser colocado em frente ao Hospital das Clínicas.
5.       O Conselheiro José Lima lembrou que o Instituto Brasileiro de História da Medicina vai realizar um Congresso no inicio do ano e que o mesmo poderia ser realizado nesta Capital, fazendo parte, portanto, das comemorações dos 150 anos da Faculdade de Medicina.