Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 2 de agosto de 1957.

Data: 
sex, 02/08/1957 - 09:00
Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Conselheiros Augusto Machado
Theonilo Amorim
Carlos Simas
Mendonça Filho
César Araújo
Antonino Dias
Nilza Garcia
Alceu Hiltner
Orlando Gomes
Adolfo Diniz
Torres Homem
Magalhães Neto
Adriano Pondé
Acadêmico Paulo Brandão presidente do Diretório Central dos Estudantes
Sob a presidência do Magnífico Reitor Professor Edgard Rego Santos.
Expediente: 

1.       O Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proder a leitura da ata da sessão anterior, a qual depois de lida e posta em discussão foi unanimemente aprovada.
2.       O Magnífico Reitor disse que, durante o mês de julho não convocou o Conselho Universitário por ser mês de férias e não haver assunto que exigisse tal providência. Comunicou a seguir que o Conselho Deliberativo da Escola de Geologia para o curso  de aperfeiçoamento de petróleo se reuniu no dia 27 de julho e que o corpo docente desse curso, está constituído por quatro Professores brasileiros. Que este curso funcionará em três andares do novo pavilhão da Faculdade de Filosofia, ressaltando o espírito de colaboração demonstrado pelos Professores da Faculdade de Filosofia que acolheram a ideia do local da instalação e compreenderam a circunstancia em que lhe pedia o sacrifício, embora se tratasse de uma localização a titulo provisório, até que a Escola tenha o seu edifício.
3.       O Magnífico Reitor leu, para que constasse em ata, o seguinte oficio dirigido á Diretoria da Faculdade de Medicina: N° 3718-A 31 de julho de 1957- Senhor Diretor- Em atendimento ao deliberado pelo Conselho de Curadores em sessão de 31 de julho findante, apraz-me comunicar-vos para os devidos fins, que as quantias de Cr $1.000.000,00(um milhão de cruzeiros) e Cr$700.000,00(setecentos mil cruzeiros) destinadas no Orçamento Geral da União, exercício de 1957, Ministério da Educação e Cultura, Universidade da Bahia, para Instalação do Museu de Antropologia Nina Rodrigues e Clinica Tisiológica, respectivamente, já se acham recolhidas pela Delegacia Fiscal á c/corrente Universidade da Bahia-Rendas  no Banco do Brasil , S.A ... Em consequência, fiscais autorizadas a dar o processamento habitual  aos empenho de despesas da primeira supracitadas dotações, isto é a destinada á Instalação do Museu Nina Rodrigues. Mas, quanto a outra verba, referente á Clínica Tisiológica, deliberou ainda aquele Conselho que sua aplicação somente poderá ser feita quando integrada a mencionada Clínica Tisiológica nas normas administrativas adotadas, sem distinções em todas unidades universitárias. Ass.) Edgard Santos-Reitor-Ilm ° Sr. Prof. Dr. César Augusto de Araújo-DD. Diretor em exercício da Faculdade de Medicina.
4.       S. Magnificência deu explicações ao Conselho sobre a proposta de orçamento que a Reitoria ofereceu, informando também sobre o andamento das emendas que foram apresentadas na Câmera dos Deputados. Comunicou que o Ministro da Educação encaminhou ao Presidente da Republica, que deve enviar ao Congresso, um anteprojeto de reforma do ensino de enfermagem.
5.       S. Magnificência leu, para o conhecimento dos Senhores Conselheiros, um oficio que recebeu do Conselho Nacional de Pesquisas tratando do regime de “tempo integral” e comunicou que no dia 22 do corrente vai haver uma reunião  a que deverá comparecer, ocasião em que o assunto será debatido.
6.       O Magnífico Reitor deu conhecimento também, ao Conselho do Convênio, já aprovado pelo Conselho de Curadores com o Conselho Nacional de Pesquisas, para um auxilio especial de 1 milhão e 50 mil cruzeiros, dividido em parcelas anuais de 350 mil cruzeiros, para emprego exclusivo  em trabalhos do Professor Ramiro Porto Alegre Muniz, informando que neste mesmo sentido estava se elaborando um convênio para o Professor Perissé lecionar Química Biológica na Faculdade de Farmácia.
7.       S. Magnificência trouxe ao conhecimento do Conselho o que havia a respeito do Convento de Santa Tereza, explicando detalhadamente, os entendimentos que estão se processando. Comunicou ainda, que proximamente, talvez possa a Universidade ter o Instituto de Química e Farmácia, uma vez que o Senhor Ministro da Educação e Cultura espera criar um fundo especial para o desenvolvimento  do ensino tecnológico.
8.       O Conselheiro Carlos Simas disse que um instituto de tecnologia visando a aplicação da técnica no país deve ter, necessariamente uma estruturação idêntica aos institutos dessa classe que existem no mundo inteiro. Que um instituto de tecnologia, por sua própria natureza, situa-se na Escola de Engenharia e que, como uma Faculdade de Medicina não pode funcionar sem um Hospital das Clínicas, o ensino de Engenharia, do mesmo modo, não prescinde de um instituto de tecnologia. De sorte que seria aconselhável no momento, já que o Senhor Ministro está realmente interessado em melhorar as condições do ensino técnico no Brasil, fazer uma sugestão nesse sentido.
9.       O Magnífico Reitor procedeu a leitura da exposição de motivos feita pelo Senhor Ministro, falando sobre o assunto os Conselheiros Carlos Simas e Alceu Hiltner, como consta notas taquigráficas.
10.   O Conselheiro Adolpho Diniz declarou que, como representante da Faculdade de Farmácia, se absteve   de fazer comentário sobre o Instituto de Química por não conhecer detalhes e porque o assunto foi trazido ao conhecimento do Conselho em caráter de comunicação. O Magnífico Reitor esclareceu que não fez nenhuma comunicação. Apenas, habitualmente faz, quando regressa do Rio, trouxe noticias e que não usou expressões imperativas.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.