Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 21 de Novembro de 1962

Pauta: 

1.       Passando a Ordem do Dia- O Cons. Lafayete Pondé, relatou o processo de constituição do “quorum” que deverá apreciar o parecer da Comissão Julgadora dos títulos do Prof. Tripoli F. Gaudenzi, para a transferência da cadeira de “Química Geral e Inorgânica e Química Analítica”, para a de “Química Orgânica e Química Biológica”. O  Relator leu Parecer, cuja conclusão é a seguinte: “Sem entrar, no momento na apreciação do mérito do caso, isto é, da possibilidade legal ou não da pretendida transferência, parece-me que não é regular a indicação, agora feita de outros nomes, com os quais se ultrapassará o quorum já estabelecido, no limite daquele preceito federal acima transcrito. Estou, portanto, de acordo com a primeira parte do voto do Prof. Rodrigo Argolo, no sentido de não tomar conhecimento da atual indicação- BA, 21-11-1962. –Lafayete Pondé-Relator, Magalhães Neto, Nelson Sampaio”. Posto em discussão, o Parecer foi aprovado.
2.       O Cons. Lafayete Pondé leu Parecer da Comissão de Legislação e Recursos, referente ao recurso apresentado pelo acadêmico Dalmir Leite Camellar de Souza contra decisão da Congregação da Faculdade de Ciências Econômicas, cuja conclusão é a seguinte: “Este o ponto central do recurso: - saber se, para efeito do dispositivo que condiciona ao máximo de duas reprovações os exames da segunda época, deve ser havido como reprovado o aluno que, embora satisfeitos os demais requistos regimentais relativos a uma dada matéria,  não tenha podido escrever-se no respectivo exame de primeira época, por falta de frequência escolar. Adoto, no caso, o Parecer do Prof. Orlando Gomes e fundado nele, dou pelo provimento do recurso. BA, 21-11-1962 –Lafayete Pondé-Relator, Magalhães Neto, Nelson Sampaio”. Posto em votação o Parecer, foi aprovado  contra os votos do Reitor, Aristides Gomes, Carlos Geraldo e Alceu Hiltner.
3.       O Cons. Relator Adolfo Diniz, disse que o Parecer  da Comissão de Ensino era favorável a indicação do “quorum” apresentado pela Congregação da Escola para o concurso a docência livre da cadeira de “Organização das Industrias- Contabilidade Pública e Industrial- Direito Administrativo- Legislação, e os nomes foram os seguintes:Faculdade de Filosofia- Aristides Gomes, Lauro Sampaio e Luiz Bastos; Faculdade de Arquitetura- Guilherme de Souza Ávila, Hernani Sobral e Walter Gordilho; Escola Politécnica- Tito Vespasiano A.César Pires, Miguel Dutra, Jayme Abreu e José L. A. Costa;  Técnicos Engenheiros Civis – Rubens P.Ferreira, Oyama Cerqueira, Joaquim Santos Pereira e Enéas Gonçalves. Posto em votação o Parecer, foi o mesmo aprovado . 
4.       O Reitor distribuiu as Comissões de Ensino e de Legislação e Recursos o proc. Da Escola Politécnica referente a exames finais. 

Data: 
qua, 21/11/1962 - 09:15
O que ocorrer: 

 Os Professores Adriano Pondé, Carlos Geraldo, Arnaldo Silveira, sugeriram a titulo de cortesia que a Reitoria enviasse telegrama de agradecimento aos parlamentares do Senado e  da Câmera que, colaboraram na composição do orçamento da Universidade, carreando para que ela as verbas solicitadas.  Devido ao adiantado da hora, o Magnífico suspendeu a sessão, marcando para o próximo dia 23, a continuação dos trabalhos. 

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Conselheiros Aristides Gomes
Sandoval Silva
Elsior Coutinho
Nilza Garcia
Rodrigo Argolo
Carlos Geraldo
Magalhães Neto
Adolfo Diniz
Alceu Hiltner
Arnaldo Silveira
Theonilo Amorim
Adriano Pondé
Pedro Tavares
Torres Homem
Nelson Sampaio
Lafayete Pondé
Oscar Caetano
Ivo Braga
Leopoldo Amaral
Carlos Sepulveda
Acadêmico Claudio Melo
Sob a presidência do Magnífico Reitor Prof. Dr Albérico Fraga.
Expediente: 

1.       O Magnífico Reitor mandou o Secretário proceder a leitura da ata da sessão anterior que lida e posta em discussão foi unanimemente aprovada.
2.       O Magnífico Reitor convidou os membros do Conselho, para o Ato Inaugural do novo edifício dos Seminários Livres de Música, as 16 horas do dia 26 de novembro do corrente ano.
3.       Comunicou a chegada do Embaixador da Alemanha e a oferta de uma lembrança daquela autoridade para os Seminários de Música. Comunicou o projeto lei n°4537 apresentado pelo Deputado Lourival Batista dando ao Hospital das Clínicas o nome do Prof. Edgard Santos.  Nesse sentido, foi aprovada a proposta de envio de um telegrama de agradecimento ao Presidente da Câmera e ao Deputado Lourival Batista em nome da Universidade da Bahia.
4.       Leu o telegrama do Presidente da República, João Goulart, agradecendo o telegrama da Universidade da Bahia quando o falecimento do Prof. Francisco Brochado da Rocha.
5.       Comunicou a sua ida ao Paraná, nos dias 29, 30 e 1° para reunião de Reitores.
6.       O Magnífico Reitor saudou o novo representante do D.C.E, tendo este agradecido.
7.       O Magnífico Reitor leu a copia do oficio expedido ao Presidente do Conselho Federal de Educação pelo Presidente do D.C.E.  leu o oficio do Diretor Executivo da CONSUPI, Durmeval Trigueiro Mendes, referente a concessão de auxílios.
8.       Comunicou que recebera da Faculdade de Ciências Econômicas a documentação referente ao concurso de Docente Livre da cadeira “Estatística Metodológica”,  candidato Raimundo Costa e Souza.