Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 22 de Dezembro de 1964.

Pauta: 

1.      Passando-se a “Ordem do Dia” o Magnífico Reitor disse que convidara para pronunciar a “aula inaugural” do próximo ano. Disse que convidara para pronunciar a “aula inaugural”  o Professor Zeferino Vaz, Reitor da Universidade de Brasília, pedindo ao Conselho que se pronunciasse sobre o assunto. O Conselho manifestou-se de acordo com a decisão do Magnífico Reitor.
2.      A segunda parte da “Ordem do Dia” S. Magnificência disse que constavam os auxílios  extra universitários, como da SUDENE, da CAPES e da PETROBRÁS. Após mencionar os entendimentos mantidos com os dirigentes dos órgãos já mencionados, o Magnífico Reitor disse que a Petrobrás deseja fazer um convenio com a /universidade e, como o assunto envolvia interesses de verias unidades, entregou-o ao Conselheiro Alceu Hiltner, para reunir os outros interessados e dar Parecer sobre o assunto. Após o Conselheiro Alceu Hiltner tecer algumas considerações sobre a matéria, o Cons. Lafayete Pondé propôs que o assunto fosse suspenso para que houvesse outra reunião com os interessados. O Conselho aceitou a sugestão do Conselheiro Lafayete Pondé.
3.      O Magnífico Reitor anunciou a terceira parte da “Ordem do Dia”- Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre a proposta de reforma do Regimento da Escola Politécnica, concedendo a palavra ao Relator, Conselheiro Magalhães Neto. Com a palavra o Conselheiro Magalhães Neto propôs as seguintes emendas – Ao artigo 57- Suprimir por desnecessário. Ao artigo 58 e parágrafos- a seguinte redação: “A tese para obtenção do titulo de Doutor versará assunto de livre escolha do candidato e depois do Conselho Departamental ter decidido por sua aceitação, será defendida perante uma Comissão Julgadora composta de cinco membros, escolhidos pela Congregação.  Parágrafo único- O julgamento da tese, que obedecerá ao disposto no artigo  93 deste Regimento, será registrado em ata lavrada em livro especial”. Ao artigo 59- Suprimir. Ao artigo 61- Ao invés de como está a alínea a), redija-se assim: “Certificado de curso secundário que prove ter o candidato concluído o ciclo colegial ou equivalente”. Ao artigo 63 § 2°- parte final- redija-se assim: “salvo as exceções resultantes da aplicação do presente Regimento”.  Ao artigo 63 § 4°- retirar “anual”. Ao artigo 66- Suprimir. Ao artigo 72- diga-se: “O processamento do concurso para ...”. Ao artigo 72, § 1°- Suprima-se “pela qual o candidato haja optado”. Ao artigo 81, letra g)- a seguinte redação: “curriculum vitae e documentação de atividade profissionais e cientificas que hajam exercido e que se relacionem com a Cadeira em Concurso”. Ao artigo 85, § 2°- Suprima-se a parte final. Ao artigo 89, § 4°- Suprima-se: “fazendo observar, na sala, o necessário silencio”. Ao artigo 89, § 9°- Suprimir “detidamente”. Ao artigo 90- Redija-se assim: “A prova pratica versará acerca de questões relativas a assunto sorteado no momento, de uma lista de dez (10) a vinte (20) pontos, previamente formulados pela Comissão Julgadora, entre os assuntos do programa em concurso, podendo-se permitir a consulta a livros, a tebelas ou a outros elementos bibliográficos”. Ao artigo 90, § 4°- substituir “por essa” por “por ela”. Ao artigo 91- diga-se “prova didática”, ao invés de “prova de didática”. Ao artigo 92, § 2°- Substituir “respectivos autores” por “candidatos”. As emendas propostas pelo Conselheiro Relator foram aprovadas pelo Conselho. De referencia ao artigo 60, após discussão, da qual participaram  o Magnífico Reitor e os Conselheiros Carlos Sá, Magalhães Neto, Alceu Hiltner e Carlos Simas, o Conselho decidiu, ainda por sugestão do Conselheiro Relator, dar a seguinte redação ao mencionado artigo- “Será conferido o titulo de Doutor dado ao candidato cuja tese tenha obtido, após curso de pós-graduação exigido para o doutorado, no seu julgamento, nota sete ou superior a sete, de três examinadores”. 

Data: 
ter, 22/12/1964 - 09:00
O que ocorrer: 

1.      O Magnífico Reitor expressou a todos os Conselheiros votos de Feliz Natal e agradeceu, também, a colaboração que tem recebido do Conselho.
2.       Usando da palavra o Cons. Magalhães Neto apresentou, em nome do Conselho, ao Magnífico Reitor os votos de Feliz Natal e Feliz ano Novo, assinalando ainda, o agradecimento do Conselho pela maneira pela qual  S. Magnificência conduziu as sessões do Conselho, como também, pela orientação superior e esclarecida que seguiu no comando dos destinos da Universidade. O Magnífico Reitor agradeceu as palavras do Conselheiro Magalhães Neto.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão. 

Participantes: 
Conselheiros Queiroz Muniz
Lafayete Pondé
Ismael de Barros
Adalício Nogueira
Benjamin Sales
Carlos Simas
Alceu Hitlner
Adriano Pondé
João Rescala
Ivete Oliveira
Nilmar Rocha
Luciano Aguiar
Paulo Brandão
Dirce Araújo
Magalhães Neto
Thales de Azevedo
Carlos Sá
João Mendonça
Torres Homem
Sylvio Faria
Ivo Braga
Hernani Sobral
Acadêmico Sergio Ramos Presidente em exercício do Diretório Central dos Estudantes
Sob a presidência do Magnífico Reitor Professor Dr. Miguel Calmon.
Expediente: 

1.      O Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder a leitura da ata da sessão anterior. Depois de lida e mencionada o Conselheiro Queiroz Muniz solicitou que fosse feita uma retificação vez que, quando da sua declaração de voto disse que preferia errar em companhia de Orlando Gomes e Haroldo Valadão a acertar com o voto do relator do assunto. Também com a palavra o Cons. Alceu Hiltner disse que a emenda que apresentara ao § 1° do artigo 45 do Regimento da Escola Politécnica foi alterando e não cancelando, ficando a parte final do referido parágrafo assim redigida- “ou em que tenha nota de curso inferior a três”. A seguir a Ata foi unanimemente aprovada.
2.      O Magnífico Reitor apresentou um voto de pesar ao Conselheiro Carlos Geraldo em razão do falecimento de sua progenitora.
3.      O Cons. Queiroz Muniz apresentou aos componentes do Conselho os seus votos de congratulações pela maior data da cristandade.
4.      O Magnífico Reitor deu conhecimento à Casa de que a Reitoria recebeu um recurso do Professor Elias Passo contra a decisão do Conselho a respeito da eleição ocorrida na Faculdade de Odontologia e que mencionado recuso está sendo encaminhado ao Ministério da Educação. Comunicou, também, S. Magnificência que foi reeleito representante da Faculdade de Odontologia neste Conselho o Professor José Vicente Torres Homem, dizendo que foi com grande prazer que recebeu esta comunicação. Participou, também, a presença do Acadêmico Sergio de Almeida Ramos, Vice Presidente, em exercício, do Diretório Central dos Estudantes, felicitando-o pelo encargo que acaba de assumir e desejando que os diálogos entre a Reitoria e os estudantes se façam em termos convenientes, a fim de que se consiga, realmente realizar um trabalho útil à comunidade estudantil da Bahia.
5.       Ainda o Magnífico Reitor comunicou que recebeu a visita de um representante da Assistência Técnica da Embaixada Francesa mantendo com o mesmo entendimentos, visando obter ajuda para o Instituto de Matemática e Física e, também, a visita do Adido Cultural da Inglaterra, com o qual teve oportunidade de debater a possibilidade de receber assistência técnica, especialmente para que se possa criar um Instituto de Biologia.
6.      S. Magnificência comunicou que recebeu a visita de um Assessor do Senhor Ministro da Educação o qual trouxe um convenio para ser assinado pela Universidade a repseito da criação de um Serviço de Telecomunicações entre as principais Universidades Brasileiras e o Ministro da Educação. Que o referido Convênio já estava assinado por quase todos os Reitores e que a despesa desta Universidade será Cr.$14.600.00, tendo assinado o mesmo “ad referendum” do Conselho. O Conselho, por unanimidade, aprovou os termos do Convênio já mencionado. Ainda S. Magnificência deu ao Conselho informações sobre os entendimentos que vem mantendo com a I.B.M. visando a aquisição de um cérebro eletrônico para a Universidade, tendo o Conselho aprovado as gestões do Magnífico Reitor.
7.      O Conselheiro Thales de Azevedo, o qual indagou ao Magnífico Reitor indagou ao Magnífico Reitor se S. Magnificência teve oportunidade de manter algum entendimento com o Adido Cultural Britânico a respeito do Instituto de Cultura Britânica da Faculdade de Filosofia. Respondeu S. Magnificência que teve entendimento sobre o assunto e podia transmitir-lo no momento a impressão de S. Excia, é a de que o atual Professor não está desejoso de continuar aqui, razão por que vem criando alguns obstáculos, mas que eles indicarão outro Professor.
8.      A Conselheira Dirce Araújo perguntou se o Magnífico Reitor, nos contatos já referidos, teve a oportunidade de tratar sobre o problema das bolsas de estudos fornecidas pelo Conselho Britânico. Disse S. Magnificência que sim e que o problema seria estudado pela comissão que já foi criada para examinar esse assunto. Recebendo o assentimento do Conselho, o Magnífico Reitor nomeou uma comissão composta pelos Professores Adriano Pondé, Alceu Hiltner e Thales de Azevedo para examinar a possibilidade de se fazer uma formatura única na Universidade.