Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia, Realizada em 24 de Julho de 1952
Declaradas aprovadas as indicações feitas pela Congregação da Escola Politécnica, dos Profs. Manuel Pires de Carvalho e Albuquerque, da Escola Politécnica da Universidade de Minas Gerais; Roberto Fernandes Moreira, da Universidade de São Paulo; do Sr. Joaquim Santos Pereira, Superintendente da Viação Férrea Federal Leste Brasileira e o Eng.º Civil Thomaz Mirande Freire de Carvalho, Chefe de Distrito do Departamento Nacional das Estradas de Ferro, para completarem o quórum necessário ao concurso de livre docência da cadeira de Portos de Mar, Rios e Canais, e dos Profs. Antônio Pinheiro Filho da Escola Nacional de Metalurgia de Ouro Preto, da Universidade do Brasil; Napoleão Juvencio de Albuquerque, da Escola de Engenharia da Universidade de Recife e o Eng.º Civil Anibal de Araujo Lima, chefe de Distrito do Departamento Nacional de Portos de Mar, Rios e Canais, para igualmente completarem o quórum necessário para o Concurso de Docencia Livre da cadeira de Estradas de Ferro e “odagem”.
Deliberar dobre a proposta de normas estabelecidas pela Escola Politécnica para funcionamento do Curso de Petróleo. Com a decisão de realizar o curso especial de Engenheiro de Petróleo e aprovar, com modificações, as normas para o curso, propostas pela Congregação da Escola Politécnica.
Não Houve.
Leitura das atas da Sessões do Conselho Universitário da Bahia, realizadas em 20 de junho, 1º de julho, e 5 de julho.
O Conselheiro Isaias Alves pediu para ser registrado o critério de votação nas eleições.
Apesar de o Sr. Presidente dizer que não houve expediente, ele fez algumas considerações.
Congratulava o Conselho pela instalação das Congregações das Faculdades de Odontologia e de Farmácia.
Foi designado para representar a Faculdade de Farmácia o Dr. José Tobias Neto, para ocupar seu cargo de Suplente do Representante da Faculdade de Odontologia o Dr. Mário Peixoto.
Foi registrado o pesar pelo pedido de demissão do Secretário do Conselho, o Dr. José Pinto Soares Filho, por conta do acumulo de tarefas o qual não foi possível conciliar com suas atividades preexistentes.
Para ocupar a vaga de Secretário, designou-se o Bacharel em Direito, Antônio Luiz Avena.
O Excelentíssimo Sr. Governador do Estado assinou o decreto para fins de desapropriação de uma vasta área de terrenos no Bairro da Graça e de outros confinantes com terras já pertencentes à Universidade no Canela, de modo que nelas se localize o novo edifício da Escola Politécnica e de outras unidades.