Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia, realizada em 29 de Dezembro de 1947

Pauta: 

“Deliberar sobre o parecer do Professor Orlando Gomes, a respeito de acumulação de funções.”
1-      O Senhor Presidente pôs o parecer em discussão. O Senhor Reitor lembrou como medida excepcional que se distribuísse por cópias a declaração de votos para ser o assunto resolvido em outra sessão. Houve discussões sobre o assunto entre os conselheiros o qual seria definitivamente resolvido em reunião posterior. “Ao Governo Federal, por seus órgãos competentes, pertence aprecia-la e resolve-la. Assim penso.” (PEDREIRA, Paulo. 1947). O Conselheiro Isaias Alves opinou que se decida que o professor possa acumular, dependendo a posterior anulação ou confirmação dessa decisão do acordão do Superior Tribunal Federal. O Senhor Presidente, tendo em vista o adiantado da hora suspendeu os trabalhos.
2-      O Senhor Presidente apresentou os motivos por que tem retardado a apresentação do Regimento da reitoria em redação final.
3-      O Conselheiro Isaias Alves comunicou a visita que o Senhor Ministro da Educação prometeu fazer a Faculdade de Filosofia, no próximo dia 31, e convidou o Conselheiro para essa reunião.
4-      O Senhor Reitor declarando ser a última sessão ordinária do ano, agradeceu a colaboração valiosa que recebera de os companheiros sem a qual não poderia ter conseguido realizar os trabalhos que bem demonstram a real atividade da Universidade da Bahia. O Conselheiro Isaias Alves disse ser reconhecida de todos, a magnífica atuação do Senhor Reitor. Testemunhava o interesse de S. Excia. em resolver, nos vários Ministérios no Rio de Janeiro os problemas da Universidade, que os de referência ao ensino, que os relativos à administração geral. Sentia-se, assim, autorizado a propor voto de congratulações e de louvor a S. Excia. pedindo que fosse aceito por aclamação. Todos se manifestaram com palmas. O Senhor Presidente agradeceu a homenagem, que havia partido, muito generosamente, do grande coração do seu distinto amigo Professor Isaias Alves, fazendo sentir que apenas procurara corresponder à confiança, que muito estimara, de seus dignos companheiros, e cumprir o seu dever. Deu por encerrada a sessão.
Ata aprovada em 05-1-48. 

Local: 
UFBA
Data: 
seg, 29/12/1947 (All day)
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Reitor Edgard Rego Santos
Estácio Luis Valente de Lima
Demetrio Ciraco Ferreira Tourinho
Leopoldo Bastos do Amaral
Elysio de Carvalho Lisbôa
Isaías Alves de Almeida
Francisco Peixoto de Magalhães Netto
Paulo Pedreira de Cerqueira
João Mendonça
Augusto Lopes Pontes
Manoel Ignacio de Mendonça Filho
Gentil Marinho Barbosa
Emanuel Marques Chagas.
Expediente: 

Ata anterior unanimamente aprovada sem debates. 
O Senhor Presidente justificou a falta, por motivos de doença, do Conselheiro José Olympio da Silva.
O expediente constou de: A) Oficio nº 62 da Escola de Belas Artes da Bahia comunicando a escolha da nova diretoria e dos representantes no Conselho Universitário. Disse o Senhor Presidente que estando presente o Senhor Mendonça Filho, Diretor da referida escola, convidava-o a tomar posse de membro do Conselho Universitário. O Conselheiro Mendonça Filho agradeceu o carinho da acolhida. B) Oficio do Diretor da Faculdade de Direito da Bahia, dando ciência de que se realizou a 22 do corrente mês a primeira sessão do Conselho Departamental. Tomou-se conhecimento.