Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 7 de Julho de 1964.

Pauta: 

1.       Ordem do Dia- “Dar cumprimento ao disposto no artigo 36 letra Q do Estatuto da Universidade, eleição para Vice Reitor”. O Magnífico Reitor fez distribuir as cédulas, convidou o Prof. Adalício Nogueira para escrutinador. Foram 25 os votantes. Realizada a votação, procedeu-se a apuração, verificando-se o seguinte resultado: Prof. Adriano Pondé, 24 votos e o Prof. Magalhães Neto, 1 voto. O Magnífico Reitor proclamou eleito o Prof. Adriano Pondé, com 24 votos para o cargo de Vice Reitor da Universidade da Bahia.
2.       O Cons. Adriano Pondé apresentou aos ilustres companheiros de Conselho o seu profundo e sincero agradecimento pela homenagem generosa que acabava de prestar, reconduzindo-o ao alto posto de Vice Reitor da Universidade.
3.       O Prof. Queiroz Muniz apresentou o seguinte Projeto de Resolução: Conselho Universitário resolve: Inclua-se, em todos os regimentos de Faculdades ou Escolas o seguinte dispositivo: -“Os concursos para professor catedrático se deverão realizar no prazo de um ano, após o encerramento das respectivas inscrições. Bahia, 7/7/964. Antônio Queiroz Muniz”. O Magnífico Reitor fez encaminhar o Projeto referido- Comissão de Legislação e Recursos. Sobre a matéria manifestou-se favorável o Prof. Arnaldo Silveira, Diretor da Faculdade de Odontologia, declarando que o Regimento de sua Escola determina e leitura de concurso dentro do período de um ano e que esse prazo nem sempre pode ser cumprido, em virtude de determinadas circunstâncias alheias à  vontade da própria direção da Faculdade, dificuldade de professores e de ordem financeira. Sobre os concursos se manifestaram os Profs. Carlos Geraldo e Alceu Hiltner como consta das notas taquigráficas.
4.       Declarou em seguida S. Magnificência o estado de carência da Universidade com o compromisso a saldar sem que disponha de numerário suficiente para o atendimento das referidas obrigações. Habituado que está a lidar com problemas de ordem financeira, sente que não lhe é fácil resolve-los a um só tempo pelo que, se propõe a dar solução a cada qual, à medida de suas possibilidades. Declarou, outrossim, que tratará as diversas Unidades da Universidade em pé de igualdade a fim de que todas elas possam dirimir os seus compromissos sem privilégio de qualquer ordem.
Nada mais havendo para tratar foi encerrada a sessão.

Data: 
ter, 07/07/1964 - 10:15
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer. 

Participantes: 
Conselheiros Aristides Gomes
Guilherme Ávila
Luciano Aguiar
Carlos Geraldo
Adriano Pondé
Paulo Brandão
Adalício Nogueira
Queiroz Muniz
Carlos Simas
Pedro Tavares
Lacerda Alves
Torres Homem
Nilmar Rocha
Adalberto Carvalho
Alceu Hiltner
Ivete Oliveira
Magalhães Neto
Benjamin Sales
Ivo Braga
João Rescala
Mendonça Filho
Arnaldo Silveira
Silvio Faria
Acadêmico Severino Cortizo
Sob a presidência do Magnífico Reitor Professor Doutor Miguel Calmon Du Pin e Almeida Sobrinho.
Expediente: 

1.       O Magnífico Reitor mandou o Secretário proceder a leitura da ata da sessão anterio que lida e posta em discussão foi pelo Prof. Magalhães Neto requerido que fosse retificada a ata no que diz respeito a sua declaração de voto em relação ao processo de escolha do segundo representante estudantil. Disse que votara contra por que a escolha se fizera com violação do dispositivo do Estatuto da Universidade, reconhecendo, entretanto, que seria aconselhável no momento a prática da eleição indireta, embora não a reconhecesse legitima pelos motivos já expostos.  S. Magnificência submeter-se-á discussão sendo a mesma aprovada.
2.       S. Magnificência o Reitor, agradeceu ao Conselho os votos que lhe foram conferidos, ao tempo em que se propunha apresentar ideias sobre a sua gestão, logo que, se assenhoreasse dos múltiplos problemas sobretudo, os de ordem financeira que pesam sobre a Universidade.
3.       Fez registrar em ata a presença dos novos Conselheiros Profs. Adalício Nogueira e Silvio Faria.
4.       Em continuação aos trabalhos S. Magnificência pediu o Secretário para proceder a leitura do expediente que se encontrava sobre a mesa: telegrama do Exm° Sr. Ministro da Educação referente ao prazo de Inquérito Administrativo; moção da Câmara Municipal do Salvador pela nomeação do Prof. Miguel Calmon para Reitor da Universidade; of. da Diretora da Faculdade de Farmácia, referente ás normas para avaliação de aproveitamento em disciplinas de curso intensivo escolar; of. do Diretor da Faculdade de Filosofia, comunicando a eleição do Prof. Magalhães Neto para representante no Conselho Universitário e suplente Prof. Antônio Piton Pinto. O Magnífico Reitor declarou o Prof. Magalhães Neto empossado no cargo de representante da Congregação da Faculdade de Filosofia no Conselho Universitário; relatório das obras efetuadas no Hospital das Clínicas apresentado pelo Eng° Eládio Carvalho. O Magnífico Reitor concedeu vista ao Diretor da Faculdade de Medicina  Prof. Carlos Geraldo.