Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 9 de novembro de 1957.

Pauta: 

1.       Passando-se a Ordem do Dia o Magnífico Reitor concedeu a palavra ao Conselheiro Alceu Hiltner para apresentar o parecer da Comissão de Ensino sobre o programa do concurso vestibular para a Escola de Geologia.
2.       O Conselheiro Alceu Hiltner depois de tecer considerações sobre o funcionamento da Escola de Geologia , disse que o seu parecer era pela aprovação integral dos programas apresentados, podendo ser acrescido um programa de cadeira de Desenho. Posto em discussão, usou da palavra o Conselheiro Magalhães Neto que propôs que se acrescentasse um programa de português. Usaram ainda da palavra os Conselheiros João Mendonça, Alberico Fraga, Oscar Caetano, Adolpho Diniz, Rodrigo Argolo, Orlando Gomes, João Mendonça e Carlos Simas. Encerrada a discussão procedeu-se a votação tendo o Conselho decidido que, para o vestibular de 1958, o programa seria o apresentado e que consta de Física, Química, História  Natural e Matemática e que nesta data ficava criada a Escola de Geologia, que funcionará junto a Reitoria da Universidade.
3.       O Conselheiro Magalhães Neto disse que tinha em mãos dois pareceres sobre recursos de alunos da Faculdade de Ciências Econômicas, que os pareceres não constavam na ordem do dia da sessão, no entanto considerava assunto urgente e pedia ao Conselho para apresenta-los. O Conselho aprovou unanimemente a sugestão do Conselheiro Magalhães Neto.
4.       O Conselheiro Magalhães Neto apresentou o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos ao recurso impetrado pela aluna Olga de Aguiar Valente contra a decisão da Congregação da Faculdade de Ciências Econômicas que lhe negou a dispensa das obrigações escolares em Contabilidade Geral, Ciência da Administração e Economia Política. Em discussão do Parecer usaram da palavra os Conselheiros João Mendonça, Augusto Machado e Magalhães Neto. Em votação do Parecer , que teve a seguinte conclusão: “Assim, de acordo com a Jurisprudência do C.N. de Educação e ademais, com o critério adotado varias unidades da Universidade da Bahia, opino, sem prejuízo de meu respeito pela Congregação da Faculdade de Ciências Econômicas, por que se dê provimento ao recurso para que seja dispensada das cadeiras com o mesmo programa, do Curso de Ciências Contábeis e Atuariais, em que a recorrente foi aprovada no Curso de Ciências Econômicas”, foi aprovado, contra voto do Conselheiro João Mendonça.
5.       O Conselheiro Magalhães Neto apresentou Parecer da Comissão de Legislação e Recursos ao recurso impetrado pelo Bel. Joaquim A. Cavalcanti Bandeira contra a decisão da Congregação da Faculdade de Ciências Econômicas que lhe negou dispensa das obrigações escolares em Economia Política. Em discussão do Parecer usaram da palavra os Conselheiros João Mendonça, Orlando Gomes e Magalhães Neto. Em votação do Parecer, que tem a seguinte conclusão: “Assim, de acordo com a Jurisprudência do C.N. de Educação e ademais, com o critério adotado por várias unidades da Universidade da Bahia, sou de parecer que dê provimento ao recurso, para que seja dispensado da Cadeira de “Economia Política” o aluno do 1° ano do Curso de Ciências Contábeis e Atuariais da Faculdade de Ciências Econômicas, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais Joaquim Augusto Cavalcanti Bandeira”, foi aprovado contra o voto do Conselheiro João Mendonça.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.   

Data: 
sab, 09/11/1957 - 09:45
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer. 

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Conselheiros Nilza Garcia
Oscar Caetano
Teonilo Amorim
Rodrigo Argolo
Alberico Fraga
Torres Homem
Mendonça Filho
Orlando Gomes
Carlos Simas
Adolfo Diniz
João Mendonça
Alceu Hiltner
Antonino Dias
José Lima
Adriano Pondé
Magalhães Neto
Augusto Machado
Acadêmico Paulo Brandão presidente do D.C.E
Sob presidência do Magnífico Reitor Professor Dr. Edgard Rego Santos.
Expediente: 

1.       O Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder com a leitura da ata da sessão realizada no dia 15 de outubro no corrente ano. Depois de lida foi a mesma posta em discussão, tendo usado da palavra o Acadêmico Paulo Brandão que pediu constasse de Ata as expressões do Magnífico Reitor classificando o representante dos estudantes de falseador da verdade.
2.       O Magnífico Reitor disse que não fazia objeção a que a figurasse na Ata uma vez que foram pronunciadas estas palavras, mas com o sentido que deviam ser entendidas.  A seguir foi  a ata da sessão  realizada em 15 de outubro  unanimemente aprovada.
3.       Foram lidas e unanimemente aprovadas as atas das sessões realizadas em 19 a 23 de outubro.
4.       Foram lidos os seguintes ofícios: do Professor Tobias Neto comunicando que se afastará do país para o Congresso de Farmácia e Bioquímica, em Washington e que transmitiu o exercício das funções do Diretor ao Professor Adolpho Diniz Gonçalves, catedrático mais antigo da Faculdade de Farmácia. Do Professor Augusto Machado, Diretor Faculdade da Ciências Econômicas comunicando a composição da banca para o concurso á livre-docência da cadeira de “Evolução da conjuntura Econômica-Comércio Intencional e cambio”, para o qual está inscrito o economista Victor Calixto Gradin Boulhosa. Do Professor Mendonça Filho, Diretor  Escola de Belas Artes, comunicando a desistência do Arquiteto Ramiro Herculano da Fonseca do concurso á Docência Livre da cadeira de “Desenho Arquitetônico”, no curso de sua realização. Dos Diretores da Faculdade de Medicina, Filosofia e Escola de Belas Artes pedindo que seja reservado  o salão nobre da Reitoria para as solenidades de colação de grau, respectivamente nos dias 16, 10 e 17 de dezembro.
5.       O Magnífico Reitor informou á Casa que recebeu um relatório de viagem cultural realizada pelos alunos do 4° ano de línguas germânicas da Faculdade de Filosofia  e solicitou dos Senhores Diretores a remessa das propostas do
Orçamento para o ano de 1959, bem como sugestões para  a execução do  plano de trabalho para 1958.
6.       Por proposta do Magnífico Reitor foi unanimemente aprovado um voto de pesar pelo falecimento do docente livre e assistente da Faculdade de Medicina Dr. Vidal da Cunha.
7.       O Conselheiro Alceu Hiltner declarou -se solidário com a homenagem prestada ao Dr. Vidal da Cunha e disse que o extinto foi um dos médicos mais humanitários da Capital.
8.       O Conselheiro Carlos Simas agradeceu, em nome da Escola Politécnica á Reitoria da Universidade a colaboração prestada durante a realização do 2° Simpósio de Estrutura.
9.       O Conselheiro Alceu Hiltner pediu ao Conselho que, na modificação do Regimento que está sendo estudada, verificasse  a possibilidade de que fossem impostas ao candidato que desistir do concurso as mesmas restrições  que são impostas ao que perde concurso.