Ata da sessão do Conselho Universitário da Bahia, realizada no dia 08 de Janeiro de 1958

Local: 
Universidade Federal da Bahia
Data: 
qua, 08/01/1958 - 09:00
Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Rodrigo Argolo
Orlando Gomes
Alberico Fraga
Theonilo Amorim
Nilza Garcia
Carlos Simas
Augusto Machado
Tito Pires
Adriano Pondé
Mendonça Filho
Oscar Caetano
Torres Homem
Magalhães Neto
Otávio Mendes Batista
Prof. Edgar Rêgo Santos.
Expediente: 

1-  Havendo número legal o Magnífico Reitor disse que estava aberta a sessão do Conselho Universitário especialmente convocado para, em plenário deste órgão da alta administração da Universidade, manifestar ao senador Juracy Magalhães e ao deputado Ruy Santos a sua admiração, o seu apreço e o seu reconhecimento pelo apoio que a Universidade sempre deles recebeu, principalmente na Batalha orçamentária destes anos em que os mesmos representaram a Bahia no Congresso Federal  que, sem desapreço aos demais componentes daquela representação, chefiaram toda a tática empregada para que os recursos de que a UNIVERSIDADE tanto necessita para o desenvolvimento de suas atividades não sofressem a poda várias vezes tentada por parte sobretudo do órgão a quem compete a iniciativa da Proposta Orçamentária.
2-  Disse ainda S. Magnificência que tal era a importância, a influencia desses dois homens públicos da Bahia, nesse gênero de benefícios à Universidade que, muito embora a eles estivesse preso por laços de profunda e fraternal amizade, não tinha receio de que a boa vontade do amigo pudesse deixar empalidecido ou diminuído o montante dos serviços  à Universidade por eles prestados.
3-  Que a Universidade não pode esquecer a influencia do Senador Juracy Magalhães na vida da Escola Politécnica, um dos órgãos integrantes da Universidade de mais influencia e de mais prestígio, tanto assim que mereceu um justo prêmio que lá está assinalado no salão das reuniões de sua congregação. Também ressaltou S. Magnificência os auxílios prestados pelo senador Juracy Magalhães à Faculdade de Ciências Econômicas e à Escolas de Belas Artes nesses 27 anos de  atividades nos negócios públicos da Bahia.
4-  Que o deputado Rui Santos era o companheiro de todos os dias, que não só executava as nossas idéias, mas também perscrutava os nossos pensamentos