Ata da sessão do Conselho Universitário da Bahia, realizada no dia 09 de Abril de 1954.
1- Ainda franqueada a palavra e como da mesma ninguém fizesse uso anunciou o Magnífico Reitor a ´´Ordem do Dia ``
Cedendo a palavra ao Cons. Isaias Alves - disse a S.Excia. está de posse do Parecer da Comissão de Ensino a Respeito do Cons. Tobias Neto referente á organização dos programas dos vestibulares para o ano vindouro e que devem ser publicados até a último dia do mês de Agosto fluente. Leu S.Excia. o Parecer, para concluir que ficara ausente na Comissão a inclusão de dois tópicos alterante a proposta, um limitante os programas a um máximo de 45 pontos e outro de referência ao item 4°, a respeito do exame de português. Com tais adendes e proponente já se dera por acordo, de forma que a Comissão era do parecer que deveria ser aprovada a proposta.
2- Poz o Magnífico Reitor, o parecer em discussão, falando a respeito os Cons. Magalhães Neto, Isaias Alves, Tobias Neto, Carlos Simas, João Mendonça, Adriano Pondé, sobre alterações a serem feitas na proposta inicial, como consta das notas taquigráficas e o Cons. Orlando Gomes sobre o texto com que foi elaborada a proposta. Demonstrou S.Excia. que pretendia-se que o Conselho Universitário deliberasse a respeito sob o fundamento de que o Conselho não pode deixar de ter certos limites, afim de que se não constitua interferente da esfera de atribuiçãoes das Congregações.
3- È possivél, editou S.Excia. , tomar-se no Conselho uma deliberação de caráter geral, mas, nos termos da proposta foi atingida a esfera de competência das Congregações, com e que não podia concerdar, inclusive com o parecer da Comissão que apresentou modificações que não lhe satisfizeram. Tal ponto de vista foi secundado pelo Cons. Alberico Fraga. A discussão tornou-se intensa, da qual participaram todos aqueles já mencionados e mais O Cons. Hosannah de Oliveira. A principío externou-se o Cons. Tobias Neto no sentido de retirar sua proposta e no parecer do Cons. Isaias Alves deveria a matéria ser objeto da apreciação da Comissão de Legislação e Recursos para opinar.
4- O Cons. Alberico Fraga expendeu seu ponto de vista de que o Magnífico .Reitor poderia tratar do assunto convacando uma reunião dos Diretores. Apreciada a máteria em tal reunião seria remetida ao Conselho que aí, então, exerceria a sua função fiscalizadora. O Cons. Carlos Simas justificou a medida adotada pela Comissão como de uniformidade do programa.
5- Ficou ausente ao conhecimento do Conselho. Antes de S. Magnificiência encerrar a sessão o Cons. Carlos Simas propôs que de agora por diante propostas que envolvam assunto de competência da Comissão de Legislação e Recursos passam em primeiro lugar pela mesma, para em seguida, irem, se for o caso, a Comissão de Ensino.
6- Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão, e que ocorreu as dez horas e vinte e cinco minutos.O Secretario Antonio Luiz Avena, lavrou a presente ata, que vai acompanhada das notas taquigráficas e está devidamente assinada com menção de sua aprovação.
Não houve o que ocorrer.
1- O Magnífico Reitor justificou não haver ata a ser lida em virtude do pequeno intervalo da ultima sessão para a presente. Cominicou S. Magnificiência que tivera conhecimento de que o Prof. Luiz Viana foi escolhido para membro da Academia Brasileira de Letras. Daí pedir ao Conselho permissão para em seu nome felecitar o companheiro ilustre, bem assim ao Presidente da Academia de Letras. Interpretando o pensamento do Conselho pela palavra de muitos Conselheiro que demonstraram a sua concordância, ficou S. Magnificiencia incumbide de tal felicitação ao Prof. Luiz Viana.
2- anunciou, em seguida, ter recebido um ofício da Faculdade de Filosofia com a noticia de que pretende tal unidade universitária conferir ao Prof. Cezario de Andrade e titulo de professor henerário da Faculdade de Filosofia na cadeira de Biologia Educacional e Higiene Escolar. Dando a palavra ao Prof. Isaias Alves justificou S. Excia. ser o Prof. Cezario Andrade quem lançou os fundamentos da historia da sua unidade universitaria, tal modo que permitiu, ha doze anos atraz, fosse autorizado e funcionamento. Desde então tem pensado a Faculdade de Filosofia em conceder-lhe um titulo henerifico.
3- Tendo tido ciência de que vem o Prof. Cezario de Andrade á Bahia, queria aproveitar a oportunidade para retribuir a dedicação, e interesse demonstrados pelo mesmo. Ainda franqueada a palavra, o Cons. Theonilo Amorim, secundando, de inicio, as considerações expedidas pelo Cons. Isaias Alves, disse que, por tais atitudes, isto é, de inusitado interesse pelas unidades universitárias da Universidade da Bahia. já teve o Prof. Cezario de Andrade oportunidade de receber das Faculdades de Farmácia e Odontologia homenagens muito sinceras.
4- Disse S.Excia. dos serviços que vem prestando o Prof. Cezario de Andrade no setor médico como representando dos cursos médicos no Conselho Nacional de Educação. Salientou, como exemplo, o fato de que em 1937, quando o Governo da República pretendia desfederalizar a Faculdade de Medicina, o Prof. Cezario teve uma atuação eficientissima no sentido de não ser desfederalizada a mesma Faculdade. Por tudo isto era de congratular-se pela decisão da Faculdade de Filosofia.
5- O Cons. Magalhães Neto disse que, amigo e admirador do Prof. Cezario de Andrade, ele não podia deixar de fazer uma declaração de voto, porque realmente, o homenageado o acompanha, com todo interesse, com todo carinho as questões que lhe são afetas, especialmente aquelas, com interesse que se prendem a Bahia. Ressaltou S. Excia. os inestimáveis serviços prestados pelo Prof. Cezario de Andrade as Faculdades em geral, vende no gesto da Faculdade de Filosofia e reconhecimento que ela não poderia negar a um dos seus benoméritos.
6- Posta a proposta em discussão e em seguida sob votação foi declarada unanimemente aprovada. Com a palavra o Magnífico Reitor congratulou-se com o Conselho pelo acerto do julgamento e da escolha de um companheiro, que tem, evidentemente, prestado notáveis serviços ao ensino superior da Bahia, senão ao Brasil. Demonstrou S. Magnificiência a trajetória da homenageado na sua vida pública, para, afinal, congratular-se com a Congragação da Faculdade de Filosogia por tão excelente iniciativa.
7- Ainda na hora do expediente comunicou o Prof. Isaias Alves que a comissão incumbida de investigar as causas do alto nivel de reprovações nos exames vestibulares tinha sido instalada. igualmente comunicou S.Excia. que o Prof. Tobias Neto, em reunião da Congregação da Faculdade de Fisolofia havia proposto uma manifestação. Propunha pois, se ao Conselho, que este manifestasse o seu apoio a tão notável instituição, pelo transcurso de seu segundo centenário de existencia. Foi aprovada a proposta unanimemente.