Ata da sessão do Conselho Universitário da Bahia, realizada no dia 13 de Julho de 1954.
1- O S. Magnificiência, oficialmente, que o professor Edgar Rêgo Santos, Reitor da Universidade da Bahia, teve de se afastar do exercicio da Reitoria para aceitar o alto posto de Ministro da Educação e Cultura e que, na forma do que determina o Estatuto da Universidade, cabia ao Vice-Reitor, nos casos de impedimento ou afastamento do Reitor, assumir o exercício da Reitoria na plenitude das suas funções.
2- Todavia, como se tratava de um afastamento para o exercício de um cargo sem prazo prefixado, importando na ascenção do Vice-Reitor a Reitor, com plenitude de poderes, parecia-lhe que o Conselho Universitário devia examinar o assunto e, afinal, se julgar procedente, ratificar sob a forma como deve ser adotada essa assunção de poderes.
3- Submetia o assunto á consideração do Conselho e franqueava a palavra a quem dela quizesse fazer uso. Após discussão em que tomara parte os Cons. João Mendonça, Teonilo Amorim, Carlos Geraldo, Alceu Hiltner, Carlos Simas, Adriano Pondé, Magalhães Neto, Alberico Fraga e Lafaiete Pondé, como consta das notas taquigráficas anexas, resolveu-se conceder autorização para o afastamento de suas funções ao Reitor da Universidade da Bahia, Prof. Edgar Rêgo Santos, afim de que possa exercer o alto cargo de Ministro da Educação e Cultura do atual Governo da Republica, periodo em que será substituido pelo Vice-Reitor, Prof. Orlando Gomes, que assumirá assim a plenitude das funções de Reitor.
4- Resolveu-se, ainda, que seria lavrado um termo de assunção do cargo de Reitor pelo Prof. Orlando Gomes, termo que deveria ser assinado por todos os membros do Conselho. Por proposta do Cons. Theonilo Amorim foi aprovado por aclamação um voto de confiança ao atual Reitor da Universidade da Bahia. O Magnifico Reitor agradeceu aos companheiros esta demonstração de confiança.
5- Antes de encerrar a sessão o Mafnifico reitor registrou a presença do Prof. Lafaiete Pondé, da Faculdade de Direito, que, sendo suplente do representante da Congregação daquela Casa, vinha intregrar o Conselho Universitário em substituição ao Prof. Alberico Fraga, representante efetivo dessa Congregação, que, como Vice-Reitor, assumiu o exercício da Diretoria em virtude do afastamento do Diretor que está exercendo o cargo de Reitor.
6- Disse S.Excia que não precisava fazer a apresentação do Prf. Lafaiete Pondé ao Conselho Universitário nem tambem lhe parecia necessário manifestar a satisfação deste orgão de tê-lo entre um de seus membros, não só pela sua capacidade intelectual, erudição e cultura, como pela sua linha de condulta moral irrepreensivel.
7- Também não podia deixar de assinalar a presença, como representante da Congregação da Faculdade de Farmácia, do Prof. Elsior Coutinho que vem de substituir neste Conselho o Professor Tobias neto que renuciou o seu lugar de representante daquela faculdade. Achava desnecessário, igualmente, salientar merecimentos do novo Conselheiro.
8- Nada mais havendo a tratar o Mafnifico Reitor encerrou a sessão, o que ocorreu ás 10 horas e 35 minutos.
E, eu, Alberico Fraga, secretario da Reitoria, lavrei a presente ata, que, depois de lida, vai devidamente assinada com a menção de sua aprovação.
Não houve o que ocorrer.
1- O Secretário fez a leitura da ata da sessão anterior, que lida e posta em discussão, usou a palavra o Cons. Mendonça Filho que pediu fosse retificado o nome do Prof. Corona que foi lido Carona.
2- Submetida a votos foi a ata unanimemente aprovada.
3- O Magnifico Reitor registrou a presença do Prof. Carlos Geraldo de Oliveira, atualmente no exercÍcio da Diretoria da Faculdade de Medicina em virtude do impedimento do Diretor em exercÍcio, Prof. Hosanah de Oliveira.