Ata da sessão do Conselho Universitário da Bahia, realizada no dia 18 de Outubro de 1954.

Pauta: 

1- Concedida a preferência, o Magnifico Reitor concedeu a palavra ao Cons. Torres Homem que ressaltou não se tratar de criação de novos cargos ou funções, mas sim de enquadrar o pessoal já existente em situação que, em face da lei, , deveria está. Após outras considerações concluiu o relator que as tabelas organizadas deviam ser aprovadas.
 
2- Usando da palavra disse o Magnifico Reitor que não havia entre as atribuições do Conselho Universitario a obrigação expressa de conhecer o quadro extraordinário mas achava que o Conselho Universitário devia colaborar na formação do mesmo. Esclareceu que houve, apenas, uma sistematização do quadro já existente.
 
3- Ressaltou S. Magnificiencia que o quadro não aumenta o cargo nem função a não ser na parte referente as funções gratificadas que, atualmente, não vem sendo observadas. Foram criadas funções gratificadas em todas as unidades universitárias. Disse o Magnifico Reitor que qualquer Conselheiro poderia pedir vistas do processado por 24 ou 48 horas, estando pronto para oferecer outras explicações.
 
4- Com a palavra o Cons. Carlos Simas que perguntou se esse reajustando do ´´quadro extraordinário`` diz respeito apenas aos funcionários atualmente existentes no quadro ou nesse reajustamento está considerada, também, a necessidade premente de algumas unidades universitárias preencheram vagas que são imprescindiveis para o bom andamento do ensino, especialmente nas cadeiras de aplicação? Respondeu o Magnifico Reitor que não foram criadas novas funções e que o credito pedido é, para apenas os atuais ocupantes.
 
5- Com a palavra o Cons. Hosanah de Oliveira elogiou o trabalho da Comissão, dizendo que o mesmo vem o encontro aos desejos da Faculdade de Medicina. Não havendo mais quem quisesse fazer uso da palavra o Magnifico Reitor encerrou a discussão, colocando em votação o Projeto do ``Quadro Extraordinario`` que foi unanimemente aprovado.
 
6- Na segunda parte da Ordem do Dia
 
Foi aprovada, de acordo com o parecer da da Comissão de Ensino, a escolha dos professores Antonio de Oliveira Dias,  Álvaro Augusto da Silva, Augusto Alexandre Machado, Francisco de Oliveira Neto, Ivo Braga, Manuel Pinto de Aguiar, Orlando Gomes, Francisco de Magalhães Neto, Renato Mesquita, Tales de Azevedo, Carlos Ott, Godofredo de Figueiredo Filho e Edgard Mata pela Congregação da Escola de Belas Artes a fim de completarem  o respectivo ´´Quorúm`` para o concurso á docência livre da cadeira de ``Organização Social das Cidades``.
 
7- Disse o Magnifico Reitor  que a terceira parte da ordem do dia
 
Deliberar sobre a criação da Escola de Biblioteconomia - não poderia ser objeto de discussão porque faltaram certos elementos que a Reitoria deveria entregar ao estudo da Comissão de Orçamento e da comissão de Ensino. Antes de encerrar a sessão o Magnifico Reitor se associou ao pesar de todos os companheiros presentes, principalmente aqueles que pertencem a Faculdade de Filosofia, pelo falecimento do Senador Landulfo alves que, ao lado dos laços de sangue que o prendem ao Cons. Isaias Alves, tinha serviços prestados a instituições agremiadas na Universidade da Bahia, como sejam Faculdade de Direito, Faculdade de Filosofia e Escola Poliécnica.
 
8- Usaram a palavra os Cons. Antonio Piton Pinto e Antonio de Oliveira Dias que ressaltaram os serviços prestados pelo Senador Landulfo Alves a Bahia e a Universidade. Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão, o que ocorreu as 10 horas e 55 minutos.
 
E,eu, Alberico Fraga , secretario da Reitoria, lavrei a presente ata, que depois de lida, vai devidamente assinada com a menção de sua aprovação.

Local: 
Universidade Federal da Bahia
Data: 
seg, 18/10/1954 - 09:30
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Prof.Edgar Rêgo Santos
Alceu Hiltner
Oscar Caetano
Carlos Simas
Maria José de Oliveira
Lafayete Pondé
Magalhães Neto
Antnio O. Dias
Piton Pinto
Adriano Pondé
Hasanah de Oliveira
Mário Peixoto
Caldas Coni
Theonilo Amorim
Tobias Neto
Torres Homem
João Mendonça
Carlos Santana.
Expediente: 

1- Ata anterior lida,  discutida e sob votação, foi unanimemente aprovada. 
2- O Magnifico Reitor, tendo em vista a necessidade que tinha o Cons. Torres Homem de se ausentar, pediu preferência para delibração sobre o projeto do ´´Quadro do Pessoal Extraordinário``, colocado na segunda parte da Ordem do Dia da sessão e tendo como relator o Cons. Torres Homem.