Ata da sessão do Conselho Universitário da Bahia, realizada no dia 25 de Junho de 1954.

Pauta: 

1- Anunciou o Magnifico Reitor que estava em discussão o parecer da Comissão de Ensino quanto a indicação da Escola de Belas Artes dos nomes dos Professores Georgina de Albuquerque, Alfredo Galvão, Quirino Campofiorito, Carlos Del Negro, Fernando Corona, Calmon Barreto, Osvaldo Goeldi, Filomeno Cruz, Robespierre Farias, Alfredo araujo, Prescilando Silva, José P. Valadares, Golfredo Figueiredo Filho, Antonio P. N. De Andrade, Mario Tarquinio, Tobias Neto, Ricardo Pereira, Miguel Ferreira Dultra para completarem o ´´quorum`` da Congregaçaõ durante os Concursos á Docência Livre das Cadeiras de Gravura de Talho Doce``, Agua Forte e Xilografia``, ´´ Modelagem``, ´´Teoria, Conservação e Restauração da Pintura``, ``Pintura``e Desenho Artistico``.
 
2- O Parecer, que foi favorável á indicação, foi unanimemente aprovado.Em seguida mandou S. Magnificiência que o Secretario procedesse a leitura de um oficio subscriti pelo Prof. Adolfo Diniz Gonçalves e dirigido ao Conselgo Universitario. Pediu a palavra o Cons. Orlando Gomes, que disse que o ofício de Prof. Adolfo D. Gonçalves deveria ser arquivado. Com a palavra o Cons. Carlos Simas que se manifestou de acordo com a proposta do Cons. Orlando Gomes. 
 
3- Posta em votação a proposta do Cons. Orlando Gomes foi unanimemente aprovada. O Magnifico Reitor apresentou ao Conselho a Diretora em exercício da Escola de Enfermagem, D. Maria José de Oliveira, substituta de D. Nilza M.M. Garcia que se encontra atualmente fazendo um Curso de especialização nos Estados Unidos. Comunicou S.Excia. que o Prof. Hasannah de Oliveira não compareceu á sessão em virtude de ter sofrido um pequeno acidente e que nomeava uma Comissão composta dos Cons. Isaias Alves, Torres Homem e Orlando Gomes, a qual o Reitor se associava, para fazer uma visita, em nome do Conselho, ao Prof. Hosannah de Oliveira.
 
4- Franqueava a palavra fez uso da mesma o Cons. Orlando Gomes que comunicou que 2 candidatos a vestibular na Faculdade de Direito, e que obtiveram médias 4,75 e 4,8 , requereram matricula sob o fundamento de que o Tribunal Federal de Recursos concedera um Mandado de Segurança a estudante que estavam em condições semelhantes ás dos peticionarios. 
 
 
5- O Diretor indeferiu o pedido e os peticionarios requereram Mandado de Segurança ao Juiz dos feitos da Fazenda Nacional , já tendo a Faculdade de Direito remetido aquele Juizo as informações solicitadas. Em seguida o Magnifico reitor fez varias comunicações sobre o proseguimento de obras nas diversas unidades, anuciando que no dia 26 deveria ser assinado com a ´´Companhia Construtora Nacional`` o contrato para término das obras da Faculdade de Ciências Econômicas.
 
 
6- A respeito da proposta feita pelo Prof. Alberico Fraga na Congregração da Faculdade de direito no sentido de que fosse aumentada a subvenção federal aquela Escola comunicou o Magnifico Reitor que se entendeu com o Deputado Aliomar Baleeiro, já apresentou uma emenda de 1.500.000,00 ( um milhão e quinhentos mil cruzeiros) para auxilio á Faculdade de direito. Também o Depultado Nestor Duarte comunicou ao Reitor que apresentou uma emenda de 3.000.000,00 ( três milhões de cruzeiros) para construção da nova Faculdade de Direito.
 
 
7- O Cons. Carlos Simas comunicou que o serviço da terraplanagem para construção da Escola Politécnica já foi iniciado. Nada mais havendo a tratar o Magnifico Reitor encerrou a sessão, o que ocorreu ás 10 horas e 10 minutos.
 
E, eu, alberico Fraga, Assessor Técnico, ref. 28, servindo de Secretário, lavrei a presente ata, que , depois de lida, vai devidamente assinada com a menção de sua aprovação. 

Local: 
Universidade Federal da Bahia
Data: 
sex, 25/06/1954 - 09:15
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Carlos Simas
Alceu Hiltner
Isaias Alves
Antonio Piton Pinto
Theonilo Amrim
Alberico Fraga
F. Magalhães Neto
Orlando Gomes
Maria José de Oliveira
Tobias Neto
Torres Homem
. Mario Peixoto
J. Caldas Coni
Oscar Caetano da Silva
Adriano Pondé
CarlosC. M. Santana
Prof. Edgar Rêgo Santos.
Expediente: 

Ata anterior unanimemente aprovada.