Ata da sessão do Conselho Universitário da Bahia, realizada no dia 9 de Setembro de 1950.

Pauta: 

1- O Sr. Presidente justificou a ausencia do Magnifico Reitor e passou a informar a ordem do dia: tomar conhecimento do parecer  da Comissão de Ensino sobre a concessão do titulo de Doutor Honoris Causa ao Prof. Bela Szekely.
 
2-Antes de tratar dessa parte, porem, propôs um voto de aplauso ao Governo pela escolha do Prof. Pedro Calmon para Ministro de Educação e Saúde, e de regozijo com o referido professor pela sua elevação a tão alto pôsto. Solicitou, ainda, telegrafasse ao Prof. Pedro Calmon dando  ciência dessas homenagens.
 
3-  A Casa, por unanimidade, aprovou todas as propostas. Fez o Secretário, em seguida, a leitura do referido parecer da Comissão de Ensino, o qual vai anexo á presente ata. O Sr. Presidente, na qualidade de relator, explicou os motivos por que concluiu considerando o Prof. Bela Szekely pessoa de excepcional valor, e, portanto, em condições de receber o título proposto pelo Conselheiro João Mendonça.
 
4- Entregue o parecer á discussão, não houve quem pedisse a palavra. Submetido a votos, foi aprovado por unanimidade. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão.

Local: 
Universidade Federal da Bahia
Data: 
sab, 09/09/1950 - 14:30
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Francisco Peixoto de Magalhães Netto
Eduardo Lins Ferreira de Araújo
Demetrio Ciriaco Ferreira Tourinho
Elisio de Carvalho de Lisbôa
Helio Simões
Cristiano Muller
João Mendonça
Manuel Mendonça Filho
Ismael de Barros
José Carlos Ferreira Gomes
Augusto Lopes Pontes
Gentil Marinho Barbosa
Adroaldo Albergaria
Desembargador Demetrio Ciriaco Ferreira Tourinho.
Expediente: 

Ata anterior foi unanimemente aprovada sem restrições. Não houve expediente.