Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 03 de Junho de 1959
ORDEM DO DIA:
Concedida urgência necessária para que o Conselheiro Magalhães Neto apresentasse os pareceres da Comissão de Legislação e Recursos em três processos.
Referente ao recurso interposto pelo acadêmico Rodrigo dos Santos Passinho contra decisão do Conselho Departamental da Faculdade de Farmácia, o seu Parecer, de acordo com resoluções anteriores do Conselho, para que se convertesse o processo em diligencia a fim de que fosse ouvida a Congregação como instância imediatamente superior ao Conselho Departamental. O Parecer foi unanimemente aprovado.
Referente ao pedido dos estudantes do curso de Arquitetura da Escola de Belas Artes da Universidade para separação do mencionado, criando-se a Faculdade de Arquitetura, o parecer da Comissão de Legislação e Recursos era favorável á separação uma vez que há uma Lei estabelecendo a separação, subordinando-a à oportunidade. Mas, como a organização de uma Faculdade não pode ser feita da noite para o dia, não dependendo somente do Conselho, foi designada uma Comissão para tratar do assunto.
Pareceres aprovados, contra o voto do Conselheiro Alceu Hiltner.
O parecer referente ao recurso contra a decisão da Faculdade de Odontologia que negou matrícula aos farmacêuticos José Ribeiro Farias Sobrinho, Maria do Rosário Gondim e LiseteSulz de Almeida. Parecer convertido em diligência a fim de se verificar se há vagas.
Não houve o que ocorrer.
Lida a ata da sessão do dia 06 de abril. Posta em discussão foi unanimemente aprovada.
Lida a ata da sessão do dia 13 de abril. Posta em discussão foi unanimemente aprovada.
Lido ofício do Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas encaminhando a relação do material permanente encontrado naquela Escola;
Lido ofício do Diretor da Faculdade de Odontologia comunicando que a Congregação elegeu para a função de Vice-Diretor o professor José de Oliveira Lima, em substituição ao Professor Augusto Lopes Pontes;
Lido ofício do Presidente do DCE, acadêmico Pedreira Franco comunicando o resultado das eleições realizadas no dia 10 de abril próximo passado;
Lido ofício dos Diretores das Faculdades de Odontologia, Filosofia e Ciências Econômicas e Escola Politécnica e de Biblioteconomia enviando relatórios dos respectivos concursos vestibulares.
Lido ofício do Diretor da Escola de Belas Artes referente ao estudante colombiano Guillermo F. Lizanalde.
Comunicado ao Conselho que a situação da entrega de verbas da Universidade permanece a mesma que foi comunicada na ultima sessão e foram prestadas várias informações sobre a proposta orçamentária para 1960, informando que estava preparando algumas emendas para serem apresentadas na Câmara.
Informado ao Conselho tendo noticia de que o Conselho Departamental da Faculdade de Filosofia se manifestou contrariamente ao afastamento de vários Professores daquela Faculdade, promoveu junto ao Senhor Ministro da Educação a chamada de todos os Professores que estão servindo no Gabinete dele ou de outro Ministério.
Fez o uso da palavra o Conselheiro Alceu Hiltner que declarou que havendo se pronunciado no Conselho a respeito da forma de pagamento na Delegacia Fiscal, e o pagamento tem sido feito em ordem, achava justo deixar consignado em ata este fato. O Conselho apoiou o ponto de vista.
Consignado em ata um voto de estranhamento pela atitude de dois professores que compareceram para fazer parte da banca do concurso na Faculdade de Odontologia, e deixaram o concurso no meio, cabendo á Universidade da Bahia toda a responsabilidade daí recorrente.