Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 03 de Junho de 1959

Pauta: 

ORDEM DO DIA:
Concedida urgência necessária para que o Conselheiro Magalhães Neto apresentasse os pareceres da Comissão de Legislação e Recursos em três processos.
Referente ao recurso interposto pelo acadêmico Rodrigo dos Santos Passinho contra decisão do Conselho Departamental da Faculdade de Farmácia, o seu Parecer, de acordo com resoluções anteriores do Conselho, para que se convertesse o processo em diligencia a fim de que fosse ouvida a Congregação como instância imediatamente superior ao Conselho Departamental. O Parecer foi unanimemente aprovado.
Referente ao pedido dos estudantes do curso de Arquitetura da Escola de Belas Artes da Universidade para separação do mencionado, criando-se a Faculdade de Arquitetura, o parecer da Comissão de Legislação e Recursos era favorável á separação uma vez que há uma Lei estabelecendo a separação, subordinando-a à oportunidade. Mas, como a organização de uma Faculdade não pode ser feita da noite para o dia, não dependendo somente do Conselho, foi designada uma Comissão para tratar do assunto.
Pareceres aprovados, contra o voto do Conselheiro Alceu Hiltner.
O parecer referente ao recurso contra a decisão da Faculdade de Odontologia que negou matrícula aos farmacêuticos José Ribeiro Farias Sobrinho, Maria do Rosário Gondim e LiseteSulz de Almeida. Parecer convertido em diligência a fim de se verificar se há vagas.

Local: 
Não Consta.
Data: 
qua, 03/06/1959 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Conselheira Nilza Garcia
Conselheiro Eduardo Araujo
Conselheiro Rodrigo Argollo
Conselheiro Alceu Hiltner Conselheiro Pithon Pinto
Conselheiro Tobias Neto
Conselheiro José Lima
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheiro Oscar Caetano
Conselheiro João Alves Conselheiro Mendonça Filho
Conselheiro Carlos Simas
Conselheiro Teonildo Amorim
Conselheiro Elsior Coutinho
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Albérico Fraga
Conselheiro Adriano Pondé
Conselheiro Pinto de Aguiar
Representante do DCE Pedreira Franco Reitor Prof. Edgard Rego Santos.
Expediente: 

Lida a ata da sessão do dia 06 de abril. Posta em discussão foi unanimemente aprovada.
Lida a ata da sessão do dia 13 de abril. Posta em discussão foi unanimemente aprovada.
Lido ofício do Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas encaminhando a relação do material permanente encontrado naquela Escola;
Lido ofício do Diretor da Faculdade de Odontologia comunicando que a Congregação elegeu para a função de Vice-Diretor o professor José de Oliveira Lima, em substituição ao Professor Augusto Lopes Pontes;
Lido ofício do Presidente do DCE, acadêmico Pedreira Franco comunicando o resultado das eleições realizadas no dia 10 de abril próximo passado;
Lido ofício dos Diretores das Faculdades de Odontologia, Filosofia e Ciências Econômicas e Escola Politécnica e de Biblioteconomia enviando relatórios dos respectivos concursos vestibulares.
Lido ofício do Diretor da Escola de Belas Artes referente ao estudante colombiano Guillermo F. Lizanalde.
Comunicado ao Conselho que a situação da entrega de verbas da Universidade permanece a mesma que foi comunicada na ultima sessão e foram prestadas várias informações sobre a proposta orçamentária para 1960, informando que estava preparando algumas emendas para serem apresentadas na Câmara.
Informado ao Conselho tendo noticia de que o Conselho Departamental da Faculdade de Filosofia se manifestou contrariamente ao afastamento de vários Professores daquela Faculdade, promoveu junto ao Senhor Ministro da Educação a chamada de todos os Professores que estão servindo no Gabinete dele ou de outro Ministério.
Fez o uso da palavra o Conselheiro Alceu Hiltner que declarou que havendo se pronunciado no Conselho a respeito da forma de pagamento na Delegacia Fiscal, e o pagamento tem sido feito em ordem, achava justo deixar consignado em ata este fato. O Conselho apoiou o ponto de vista.
Consignado em ata um voto de estranhamento pela atitude de dois professores que compareceram para fazer parte da banca do concurso na Faculdade de Odontologia, e deixaram o concurso no meio, cabendo á Universidade da Bahia toda a responsabilidade daí recorrente.