Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 05 de Abril de 1955
O Conselheiro Caldas Coni disse que em outro momento da sessão explicaria o que constava na ata a respeito dos exames vestibulares da Faculdade de Ciências Econômicas.
Lido o oficio no qual o Conselheiro Hosannah de Oliveira renuncia irrevogavelmente seu cargo. Aproveitando o ensejo, o Sr. Reitor aproveitou para expor a presença do Professor Rodrigo Argolo, presença essa a convite da Reitoria, eleito vice-Diretor da Faculdade de Medicina, agora convidado a ocupar a cadeira vazia. Proposta colocada em votação, foi unanimemente aprovada pelo Conselho. Ainda, o Sr. Reitor, propôs que o Conselho autorizasse a transmissão de um oficio ao Professor Hosannah de Oliveira, com seus agradecimentos pela colaboração recebida e o seu pesar pela decisão que S. Exc.ª tomou. Proposta foi unanimemente aprovada. Seguiu-se com as boas-vindas ao Professor Rodrigo Argolo.
Lido o ofício do Presidente do DCE comunicando o resultado das eleições para substituição do seu cargo para o período de 1955/1956, aproveitando o ensejo o Sr. Reitor aproveitou para fazer as congratulações.
O Conselheiro Caldas Coni, colocou novamente em discussão afirmações anteriores de que alguns estudantes que fizeram vestibular para a Faculdade de Ciências Econômicas foram alunos de professores que participaram das bancas examinadoras.
O Conselheiro Orlando Gomes respondendo o assunto colocado começou seu discurso expondo a ausência do Conselheiro Caldas Coni na sessão anterior onde havia-se tratado do assunto, que certamente entendera mal trazendo novamente esse assunto ao Conselho e que possivelmente seria nulo o concurso vestibular pela circunstância de haver sido violado o artigo que proíbe a quem lecionou participar de comissões julgadoras de concurso vestibular.
O Sr. Reitor comunicou que o afastamento do Professor Hosannah de Oliveira gerou uma vaga na Comissão de Legislação e Recursos, dentro de 15 dias haverá uma nova eleição para Diretor da Faculdade, logo, será convocado o suplente, o Conselheiro Mário Peixoto, para atuar nesse período até que se tenha os novos eleitos.
O Conselheiro Alceu Hiltner indagou se a deliberação do Conselho referente aos concursos de docência para a Faculdade de Filosofia obteve parecer. Em resposta o Sr. Reitor respondeu que as atas das sessões anteriores estão disponíveis para consulta a todos os Srs. Conselheiros e completou dizendo que quanto aos concursos da Faculdade de Filosofia disse que o assunto foi entregue a Comissão de Legislação e Recursos.
Como Presidente da Comissão falou o Conselheiro Orlando Gomes, já havia sido solicitado do Diretor da Faculdade de Filosofia informações sobre os docentes; Disse que o candidato cuja inscrição foi cassada pelo Conselho Universitário, requerera um mandado de segurança com o objetivo de anular a decisão do Conselho. Julgando ser imprudência qualquer deliberação do Conselho até que saia o resultado.
Registrada a presença na sessão dos Professores Brochado da Rocha, Ataliba Nogueira e do Dr. Aguiar Dias, que vieram a convite da Faculdade de Direito para a função de membros da Comissão julgadora do concurso de Direito Constitucional.
O Sr. Reitor comunicou que ainda naquele mês, S. Exc.ª Ministro da Educação e Cultura pensa em visitar a Universidade da Bahia, solicitando de cada diretor e representante da congregação uma ação no sentido de dar maior brilho à visita do ilustre.
A seguir, ainda o Sr. Reitor convidou os componentes do Conselho para a posse do Governador Antônio Balbino.
Lida a Ata da Sessão Anterior, o Conselheiro João Mendonça, disse que nos registros da sessão passada, falou nas notas conjuntas da escrita e oral, faltando a palavra “oral” para completar seu pensamento.
O Conselheiro Tobias Neto disse que a ata omitiu as explicações do Sr. Reitor com relação aos edifícios das Unidades Universitárias, entre as quais a Faculdade de Farmácia.
O Sr. Reitor leu alguns trechos das notas taquigráficas e da Ata da sessão, dizendo que teve que se referir às obras em outras unidades universitárias, entre as quais a Faculdade de Farmácia, para dizer que enquanto não desse andamento suficiente às obras já iniciadas não poderia tomar responsabilidade por novas.
Feitas as retificações, posta em votação foi unanimemente aprovada.