Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 06 de Julho de 1959
ORDEM DO DIA:
O Conselheiro Tobias Neto, membro da Comissão de Legislação e Recursos, para relatar o recurso impetrado pelo acadêmico Alberto Gentil Magalhães Victal da decisão da Congregação da Escola Politécnica que lhe negara transferência da Escola Politécnica do Espírito Santo. Após longa discussão, procedeu-se à votação, sendo o parecer do Conselheiro Tobias Neto, membro da Comissão de Legislação e Recursos, favorável ao estudante, aprovado contra os votos dos Conselheiros Carlos Simas, Alceu Hiltner e Eduardo Araújo.
Encaminhado ao Ministério da Educação, pelo Sr. Reitor em sua ultima viagem ao Rio, o processo referente ao desdobramento do curso de Arquitetura.
Comunicado que em breve seria instalado o IV COLÓQUIO LUSO BRASILEIRO, sob o patrocínio da Universidade da Bahia, esperando de todos os senhores conselheiros a mais eficiente cooperação no sentido de que a Universidade possa se manter à altura do patrocínio que lhe foi conferido.
Comunicado que a Diretoria da Fazenda atendeu à solicitação da Reitoria da Universidade da Bahia, secundada pela Delegacia Fiscal, para o suprimento especial de 84 milhões de cruzeiros, que deverão ser entregues à Universidade para custeio dos seus serviços.
Formulado voto de agradecimento ao professor Rogério de Faria pelos relevantes serviços que prestou à Universidade da Bahia. Proposta unanimemente aprovada.
Unanimemente aprovado um voto de congratulações com o professor Pedro Calmon por motivo de sua ascensão, mais uma vez, ao cargo de Ministro da Educação.
Registrado o agradecimento do Reitor aos diretores pela gentileza em auxiliar a Reitoria na restrição nas aplicações dos orçamentos.
Apesar das limitações, baseadas em motivos já explicados, esclareceu o Sr. Reitor que a Reitoria não deixou de custear com os estudantes.
Informado que os estudantes norte-americanos já haviam chegado.
Não houve o que ocorrer.
Lida a ata da sessão realizada no dia 15 de junho, posta em discussão foi unanimemente aprovada.
Registrada a presença do professor Cesar de Araujo, que assumiu a Diretoria da Faculdade de Medicina na ausência do professor Rodrigo Argolo.
Justificada a ausência do Conselheiro Pinto de Aguiar.
Lido ofício do Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento do Rio Grande do Sul, referente à criação da Faculdade de Arquitetura da Bahia.
O Conselheiro Torres Homem apresentou solidariedade ao Conselheiro João Alves pelas acusações ditas injustas que sofrera. Ainda sobre o assunto o Conselheiro João Alves disse que publicaria uma nota a respeito.