Ata da Sessão do Conselho Universitário realizada em 10 de Março de 1995.

Pauta: 

Item 01- Aprovação de Atas, quando foram colocadas em discussão as Atas das sessões dos dias 06, 21 e 26.12.94, e não havendo quem quisesse discuti-las, foram colocadas em votação e aprovada por unanimidade.
 
Item 02- Processo 23066.058976/94-39 – proposta de Resolução sobre taxas de serviços prestados pela UFBA, tendo como Relator a Comissão de Legislação e Normas, com “Vista” para o Conselheiro MAERBAL, que apresentou o seu “Voto”, e logo após discussão e consulta do Conselheiro ANTONIO CARLOS, e se a Comissão acatava o “Voto. O Cons. ANTONIO CARLOS solicitou tempo para analisar o “Voto” e outras propostas que chegaram às suas mãos. A Consa. NEUSA sugeriu que os Conselheiros NICE MARIA, ALBINO e MAERBAL elaborassem uma proposta para este 1º item.
 
Item 03- Proc. 23066.002584/94-24 – Recurso de decisão da Congregação da Escola de Agronomia, interposto pela Sra. Helissandra de Sena e outros, sendo relator a Comissão de Recursos, com “Vista” para a Consa. JACY que, fez a leitura do seu “Voto”.
 
Também foi reapresentado o parecer da Comissão, que abordava: “As recorrentes, CÁSSIA DOS SANTOS VIRGENS, SONIA ANUNCIAÇÃO ROCHA, HELISSANDRA MARQUES DE SOUZA e GEOVANA SILVA DE JESUS, alunas do curso de Agronomia da UFBA, invadem e fixam residência no alojamento masculino situado na Escola de Agronomia. O Diretor da Escola, Profº Joelito de Oliveira Rezende encaminha o ofício às alunas solicitando que as mesmas deixem o alojamento, estabelecendo um prazo de 15 dias, ao tempo em que comunica estar tentando solucionar o problema da melhor forma...” O Magnífico Reitor consultou a Comissão se acatava o “Voto” da Consa. JACY, tendo a mesma declarado que mantinha o Parecer da Consa. MARIA DE NAZARETH VIANA. O parecer foi colocado em votação com 31 votantes, sendo 19 votos a favor, 06 contra e 06 abstenções, ficando assim o Parecer aprovado por maioria dos votos.  O Sr. Magnífico Reitor fez uma retrospectiva do seu reitorado, e afirmou que a universidade se abriu e quer mudar, que este processo agora apreciado, caracterizava a Universidade Velha. É o problema de quase 5 mil estudantes sem condições de se manter, gerando uma grande evasão nos cursos da UFBA.  Em seguida o Cons. AURÉLIO congratulou-se com a Administração pela implantação do ônibus especial-UFBA. e, apresentou 2 propostas: 1- que os processos referentes à concessão de títulos fossem concluídos na Comissão de Títulos Honoríficos  e homologados pelo Reitor; 2- que fosse encaminhada à Comissão de Legislação e Normas, proposta de alteração do Estatuto da UFBA. O Acadêmico EDUARDO informou que o DCE está fechando um Convenio com o ICBA. Devido ao adiantado da hora, o senhor Presidente adiou os demais itens da pauta e declarou encerrada a sessão.
Ata aprovada em 08 de maio de 1995.

Local: 
UFBA
Data: 
sex, 10/03/1995 (All day)
Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Sob a presidência do Magnífico Reitor LUIZ FELIPPE PERRET SERPA
Sra. Vice-Reitora MARIA GLEIDE SANTOS BARRETO
os Conselheiros:
PAULO REBOUÇAS
LUIZ CESAR DANTAS
ANTONIO CARLOS DE OLIVERIA
JAIRO DINIZ
MARIA JOSÉ RABELLO
MAERBAL BITTENCOURT
HERMES TEIXEIRA DE MELO
EDILEUZA NUNES
Silvio Loureiro
JOELITO DE OLIVEIRA
ANTÔNIO ALBINO CANELAS RUBIM
ADORALDO CLESMEN D’OLIVEIRA
ADELMO RIBEIRO
JOSÉ ANTONIO DE ALMEIDA
SILVIA DA GAMA LOBO
AURÉLIO GONÇALVES LACERDA
CARLOS ALBERTO CARDOSO
LUCIANO JOSÉ COSTA
JUAREZ MARIALVA TITO
NEUSA DIAS
JACY LINS
GUIVALDO D’ALEXANDRIA
MARIA DA GRAÇA PIATÃ
ALDA OLIVEIRA
DÉLIO JOSÉ
LAFAIETE ALMEIDA
MARIA EDESINA AGUIAR- Substituto Eventual da Diretora da Faculdade de Farmácia
Presente como convidados:
NICE Mª AMERICANO
Professor MESQUITA.
Expediente: 

 O Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, colocando as dificuldades de diálogo das ANDIFES como governo federal. Informou que estará viajando para uma reunião da ANDIFES e a Vice-Reitora para uma reunião do CRUB, e dependendo dos resultados delas, algumas universidades terão que se pronunciar publicamente.  O Conselheiro PAULO BRANDÃO, propondo um “Voto” de pesar ao Profº Caio Mário Castro de Castilho, pelo falecimento do seu filho. A proposta foi aprovada por unanimidade. Em seguida o Cons. JOELITO apresentou narrativa dos fatos ocorridos na Escola de Agronomia, decorrente de um “trote” do qual, foram vítimas alguns calouros, culminado com a prisão de 6 alunos. Após discussão dos fatos, o Senhor Presidente declarou que indicará um procurador para acompanhar e orientar a apuração do lamentável acontecimento, atendendo a solicitação do Diretor da Escola. O Cons. ADELMO manifestou sua preocupação com a crise de professores e técnico-administrativos no Instituto de Matemática. Sobre o assunto o Reitor esclareceu que está aguardando documento do Grupo de Trabalho que estuda a matéria como um todo, para tomar as devidas providências.