Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 12 de Junho de 1956

Pauta: 

 O Sr. Reitor fez um voto de louvor à atuação do Diretor da Faculdade de Medicina e propôs ao Conselho um voto de solidariedade. Unanimemente aprovado.
Com a chegada do professor Amorim e sua esposa, o Sr. Reitor reiniciou a sessão. Foram dadas as boas vindas e as saudações a ele pertinentes.

Local: 
Não Consta.
Data: 
ter, 12/06/1956 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheiro Albérico Fraga
Conselheiro Alceu Hiltner Conselheiro Tobias Neto
Conselheiro Mendonça Filho
Conselheiro Isaias Alves
Conselheira Nilza Garcia
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Carlos Simas
Conselheiro Elsior Coutinho
Conselheiro Teonildo Amorim
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Mário Peixoto
Conselheiro Oscar Caetano
Conselheiro Adriano Pondé
Conselheiro Augusto Machado
Conselheiro Rodrigo Argollo
Reitor Prof. Edgard Rego Santos.
Expediente: 

Lida a Ata da Sessão Anterior, posta em votação foi unanimemente aprovada.
Recebido o seguinte telegrama: “ Urgente – Reitor Edgard Santos-  Respondendo prazer declarar que essa Reitoria fica autorizada prorrogar trabalhos escolares até dia 31 de julho próximo pt  Edsuperior”
Comunicou-se que se encontra na Bahia, convidado para colaborar no curso da cadeira de Anatomia Patológica, o professor Moacyr de Freitas Amorim, catedrático da Escola Paulista de Medicina, que acompanhado de sua esposa deverá comparecer a reunião do Conselho.
Os Conselheiros Orlando Gomes, Augusto Machado e Albérico Fraga pediram licença da reunião, pois deveriam comparecer á reunião da Congregação da Faculdade de Direito.
Antes do horário marcado da aula com o professor Moacyr Freitas Amorim, o Conselheiro Orlando Gomes foi procurado por uma comissão de estudantes do 4º ano que lhe comunicou que os alunos não iriam à aula porque a combinação feita não estava sendo cumprida. Explicou-se o ocorrido, porém, os alunos mantiveram a mesma postura. O Conselheiro Rodrigo Argolo comunicou o impasse ao Sr. Reitor e voltou à Escola para dar abertura aos dois alunos que se apresentaram, pois, os outros estavam no pátio da Faculdade com intenções de agredir os presentes.