Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 12 de maio de 1960.

Pauta: 

Ordem do dia
Apresentado o Parecer da Comissão de Ensino referente à proposta da Congregação da Faculdade de Direito para se conceder o título de Professor Honorário ao Dr. João Mangabeira. O Conselheiro Carlos Simas declarou que o Parecer da Comissão de Ensino era favorável á proposta, sendo o mesmo unanimemente aprovado pelo Conselho. Por sugestão do Conselheiro Orlando Gomes o Conselho marcou o dia 22 de junho para entrega do diploma.
Ainda com a palavra o Conselheiro Carlos Simas disse que tinha a apresentar outro Parecer da Comissão de Ensino, o qual se referia indicação da Congregação da Faculdade de Farmácia para completar o seu “quórum" para a realização dos concursos. Disse que foram votados os Professores Orlando Gomes, Rodrigo Argolo, Elias Passo, Alicio Queiroz e Torres Homem para comporem o referido "quórum".
Apos Conselheiro Elsior Coutinho informar que as cadeiras em concurso de Química Orgânica, Química Biológica e Parasitologia, o Conselheiro Carlos SIMAS declarou que o "quórum" deve ser formado por, especialistas, por pessoas de notável saber, que tenham obras publicadas a respeito ou que lecionem cadeiras que tenham relação com as do concurso. Após discussão, o Conselheiro Carlos Simas pediu o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos para que fosse apreciada a composição da Congregação - quanto da escolha dos Professores já mencionados.
 
Com a palavra o Conselheiro Alceu Hiltner, membro da Comissão De Ensino, disse que tinha para relatar o processo referente a indicação da Congregação Da Faculdade De Ciências Econômicas para completar o seu "quórum" para apreciar a transferência do Professor Manoel Pinto de. Aguiar da cadeira Moeda e Crédito para História Das Doutrinas Econômicas. Que o Parecer era favorável a que o Conselho aceitasse a indicação dos nomes dos Professores Américo Simas Filho, Carlos Simas, Lafayete Pondé, Josaphat Marinho, Aloísio de Carvalho Filho, Magalhães Neto, Alberico Fraga, Oscar Caetano, sendo suplentes os Professores Renato Mesquita e Mario Barros, embora reconheça que dentre esses nomes alguns não tem ligação com as cadeiras de Moeda e Crédito para História Das Doutrinas Econômicas.
 
Em discussão o parecer usaram da palavra os Conselheiros Magalhães Neto, que renunciou a escolha do seu nome para completar o "quórum'', João Alves e Orlando Gomes. Encerrada a discussão e procedida a votação o voto foi rejeitado o Parecer da Comissão de Ensino pelo voto de desempate do Magnífico Reitor.

Local: 
Não consta.
Data: 
qui, 12/05/1960 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Reitor Edgard Rego Santos
Conselheiro Adriano Pondé
Conselheira Nilza Garcia
Conselheiro Piton Pinto
Conselheiro Carlos Sepúlveda
Conselheiro Mendonça Filho
Conselheiro Walter Gordilho
Conselheiro Alceu Hiltner
Conselheiro José Lima
Conselheiro Elsior Coutinho
Conselheiro João Alves
Conselheiro Carlos Simas
Conselheiro Orlando Gomes
Conselheiro Rodrigo Argolo
Conselheiro Benjamin Salles
Conselheiro Oscar Caetano
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheiro Teonildo Amorim
Conselheiro Pinto de Aguiar
Acadêmico Augusto Silvany.
Expediente: 

Procedida a leitura da Ata da sessão anterior, a qual, depois de lida, foi posta em discussão. O Conselheiro Elsior Coutinho que pediu fosse retificada a parte referente a treze cadeiras na Faculdade De Farmácia, vez que são onze. O Acadêmico Silvany disse que seu voto foi pelo Parecer, com a segunda alternativa. O Conselheiro Torres Homem declarou que votara no sentido de não se dar direito ao contratado de tomar parte na Congregação. A seguir a Ata foi unanimemente aprovada.
Foi, também, lida, posta em discussão e unanimemente aprovada a Ata da sessão realizada em 3 de maio.
No expediente o Magnífico Reitor leu um oficio do Diretório Acadêmico da Escola de Administração sobre a eleição dos seus componentes.
Usando da palavra o Acadêmico Silvany informou a Casa os resultados do Primeiro Seminário do Nordeste, o qual preencheu amplamente os fins para que fosse realizado. Indagou, a seguir, sobre a maneira como se esta organizando o Instituto de Química, solicitando do Magnífico Reitor que fossem ouvidos os Arquitetos baianos.
 
S. Magnificência após tecer várias considerações sobre a organização do Instituto De Química da Universidade da Bahia leu, para conhecimento dos Senhores Conselheiros o ofício que enviou sobre o assunto COSUP. Durante a sua exposição Magnífico Reitor foi aparteado pelos Conselheiros Alceu Hiltner, Carlos Simas, Magalhães Neto e Walter Gordilho.