Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 12 de setembro de 1963
Ordem do dia:
Concedida a palavra ao professor Nelson Sampaio, relator do Regimento da Escola de Geologia para que apresentasse a redação final do referido Regimento. O Conselheiro Relator pediu ao Secretário para ler a redação final o que foi feito. Posta em votação a redação final do Regimento da Escola de Geologia, foi aprovado.
Solicitada urgência para relatar a matéria que se refere à indicação do professor Benedito Gibson Ferreira da Costa para instrutor de ensino da Faculdade de Medicina. Concedida a urgência. Depois de exposto, colocado em votação o parecer foi aprovado.
Lido o ofício da Diretoria da Faculdade de Farmácia comunicando que o professor Elsior Coutinho havia entrado em gozo de licença especial e que seu substituto no Conselho seria o prof. Nilmar Rocha. O Conselho decidiu que o impedimento já é sabidamente maior que 30 dias ele poderia ser convocado imediatamente para a próxima reunião.
Dado conhecimento ao Conselho um pedido do Diretor da Faculdade de Arquitetura, referente ao projeto de Resolução daquela Faculdade aprovado em sessão passada. Pede o diretor que seja ouvida a Comissão de Ensino, quanto a uma readaptação na designação das cadeiras. Com a palavra o prof. Alceu Hiltner, Presidente da Comissão de Ensino, disse que a Comissão tem conhecimento dessa readaptação que não modifica, de maneira alguma, o conteúdo porque os programas continuarão os mesmos. Há apenas uma modificação dos nomes das cadeiras. De modo que, a Comissão de Ensino nada tem a objetar. Posto em votação foi aprovado.
Em seguida usou da palavra o acadêmico Paulo Duarte trazendo a este Conselho seu apoio no sentido do fechamento das aulas nas duas Escolas e, consequentemente, do prédio. O professor Magalhães Neto fez registrar em ata, a sua manifestação que é no sentido de que seria desejável que o professor Mendonça tome as providências cabíveis, no caso, porém, afirma, que não quer, não admite, o descumprimento do mandato judicial. O professor Theonildo Amorim declarou que vota pelo fechamento da Faculdade de Ciências Econômicas, exclusivamente, como da vez anterior.
O acadêmico Luiz Tenório pediu a palavra leu uma solicitação dos estudantes da Faculdade de Odontologia no sentido de que se de provimento aos concursos, ao preenchimento das cadeiras vagas naquela unidade universitária.
Não houve o que ocorrer.
Lida as atas da sessões de 23, 28, 29 e 30 de agosto do corrente ano, que lidas e postas em discussão foram retificadas e posteriormente, unanimemente, aprovadas.
Proposta ao Conselho uma ajuda aos irmãos do Paraná esmagados sob o pesa da tragédia que abalara aquele Estado. O Sr. Reitor disse que a contribuição seria na base de dois dias dos seus vencimentos. Foi proposta a contribuição de dois jetons, o que foi aceito.