Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 13 de Novembro de 1956

Pauta: 

ORDEM DO DIA:
Aprovado o parecer da Comissão de Ensino, favorável à escolha dos professores Mário Tarquínio, Paulo Pedreira de Cerqueira, Carlos E. de Sá, Alvaro P. Rocha, Luiz de Moura Bastos, Albano da Franca Rocha, Pedro Tavares Filho, Miguel Ferreira Dultra, Magno Pereira Valente, Alceu Hiltner, Joaquim Santos Pereira, Lauro Sampaio e Elysio Lisboa pela Congregação da Escola de Belas Artes a dim de completarem o “quorum” para o concurso ao provimento da cátedra de “Materiais de Construção – Estudo do Solo”.
Passando-se a apreciação das sugestões apresentadas pelos docentes-livres, resolveu-se de referência ao item VI, sugerir a revogação dos dispositivos universitários que preceituam a livre escolha do professor adjunto pelo catedrático, fazendo-se esta investidura por concurso de títulos e trabalhos.
Os itens XII E XIII foram considerados prejudicados.
A Congregação da Faculdade de Filosofia apreciou o processo do Professor Aloysio de Carvalho Filho, aconselhando a subida do processo as autoridades superiores do Ministério da Educação, sendo acolhido pelo Conselho.
Entregue ao Sr. Reitor uma mensagem assinada pelos professores agradecendo o empenho do referido relacionado as questões da Universidade.
 

Local: 
Não Consta.
Data: 
ter, 13/11/1956 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Conselheira Nilza Garcia
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Rodrigo Argollo
Conselheiro José Lima
Conselheiro Augusto Machado
Conselheiro Lafayete Pondé
Conselheiro Alceu Hiltner Conselheiro Teonildo Amorim
Conselheiro Tobias Neto
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Oscar Caetano
Conselheiro Orlando Gomes
Conselheiro Carlos Simas
Conselheiro Mendonça Filho
Conselheiro Adriano Pondé
Conselheiro Isaias Alves
Representante do DCE Ubirajara Brito
Reitor Prof. Edgard Rego Santos.
Expediente: 

Lida a ata da sessão realizada em 25 de outubro, e posta em discussão, o Conselheiro Magalhães Neto declarou no Conselho que outra razão profilática é de evitar o desrespeito às próprias famílias dos diplomados, interesse que se deve defender como sagrado. A seguir a ata foi unanimemente aprovada.
Lida e posta em votação a ata da sessão realizada em 05 de novembro, sendo unanimemente aprovada.
Lido o oficio do Diretor da Faculdade de Direito comunicando os concursos para a docência livre de Direito do Trabalho.
O Conselheiro e Representante do DCE submeteu à apreciação do Conselho uma proposta de que se revogue a decisão de censurar os discursos dos oradores nas solenidades de formatura, já que as próprias turmas cabem apreciar o discurso de seu orador, representando o pensamento da maioria. O Sr. Reitor disse que oportunamente a proposta seria posta em discussão. O referido presidente do DCE solicitou urgência na deliberação.
Prestadas informações ao Conselho sobre o Congresso de Juízes de Menores realizado em Porto Alegre.