Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 16 de março de 1966.
“ORDEM DO DIA”
O Conselheiro Magalhães Neto, da Comissão de Legislação e Recursos relatou o processo proveniente da Escola Politécnica e referente á eleição para o Diretório Acadêmico. Após fazer o relatório o Conselheiro Relator disse que a Lei nº4464, no 4º parágrafo artigo 5º, estabeleceu o mandato é de um ano. Que a nova eleição não tem validade porque não cumprida a Lei. Que o mandato do Diretório deverá expirar em abril porque convocada a eleição não foi dito que o mandato seria restrito. Que, para regularizar a situação, se poderá convocar eleições dizendo-se, expressamente, na convocação que o mandato será até o mês de outubro.
O Conselheiro Saul Quadros solicitou “vista” do processo, o que foi deferido pelo Conselho. O Conselheiro Alceu Hiltner deu, ainda, alguns esclarecimentos sobre a eleição para o Diretório Acadêmico da Escola Politécnica.
Passando ao item b) da “Ordem do dia” – Parecer da Comissão de Ensino Sobre proposta da Faculdade de Farmácia para completa o “quórum” para realização de concurso - S. Magnificência concedeu a palavra ao Relator Alceu Hiltner, o qual apresentou o Parecer favorável ao proposto pela Congregação da Faculdade de Farmácia – indicação dos professores Francisco Magalhães Neto e Trípoli Gaudenzi, efetivos e, Edgard Pires da Veiga e Elias Passo, como suplentes. O Parecer foi unanimente aprovado.
Terminada a “ordem do dia” o magnífico Reitor prestou informações à Casa sobre os trabalhos referentes a elaboração do Estatuto, Regimento da Reitoria e Regimento Coletivo.
O Conselheiro Torres Homem justificou a ausência do Conselheiro Arnaldo Silveira.
Usando a palavra p Conselheiro Sylvio Faria tratou da situação funcional de docentes livres da Faculdade de Odontologia. Disse que os docentes chamados para o exercício de disciplinas estão tendo tratamento diverso dos demais docentes das outras unidades universitárias, tratamento que considerava prejudicial. Que a Diretoria da Faculdade de Odontologia estava propondo pagar por aula dada e na base de Cr. $160.000 mensais solicitou, finalmente, que o Sr. Reitor entrasse em entendimentos com o Diretor da Faculdade referida visando solucionar o assunto.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.
Não houve o que ocorrer.
Declarada aberta a sessão e procedida a leitura da ata da sessão anterior, a qual foi lida, posta em discussão e aprovada com a retificação proposta pelo Conselheiro Saul Quadros no sentido de que se constasse na ata que o mesmo, atendendo solicitação do Conselheiro Torres Homem, retirou o voto de pesar proposto contra o Diretor da Escola Politécnica e que o Presidente do Diretório Central dos Estudantes protestou contra a realização da reunião da Escola Politécnica porque foram tratados assuntos que não diriam respeito ao currículo estudantil.
Comunicado à Casa que o Conselheiro João Mendonça não estava presente por motivo de moléstia e que teve oportunidade de visita-lo, transmitindo os votos do Conselho pelo seu pronto reestabelecimento.
Informado ao Conselho sobre a viagem do Vice-Reitor, Professor Dr. Adriano Pondé, ao Rio de Janeiro, oportunidade em que manteve vários contatos com as autoridades federais sobre assuntos do interesse da nossa Universidade.
Ainda na hora do expediente usou da palavra o Conselheiro Alceu Hiltner, o qual leu um ofício recebido do ex-presidente do Diretor Acadêmico da Escola Politécnica, Acadêmico José Carlos.
Informado à Casa que no próximo dia 18 reunirá o Conselho para um debate com o Professor Durmeval Trigueiro sobre problemas da Universidade e que no dia 23 será realizada a solenidade de entronização da imagem de Cristo na Sala do Conselho.
Informado à casa também sobre o andamento da elaboração da proposta orçamentária da Universidade para o exercício de 1967.