ATA DA SESSÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO REALIZADA EM 1º DE JUNHO DE 1960
Comunicado que foi recebida do Tesouro Nacional a quantia restante para quitar os “restos a pagar” de 1959.
Comunicado que a Delegacia fiscal tivera feito os pagamentos com certa regularidade.
Quanto a gratificação por risco de vida em saúde disse que a Reitoria tomou algumas providências, não só ativando o processamento de alguns pedidos que ainda não foram concedidos, mas também, providenciando desde já a concessão de crédito para pagamento da respectiva importância.
Referente à nomeação do prof. Guilherme Ávila foi dito que o processo estava extraviado, mas havia sido localizado e estava em andamento.
Também quanto à admissão de Assistentes e outros funcionários explicou que espera a qualquer momento a noticia da autorização para publicação das portarias.
Explicada ao Conselho a proposta Orçamentária de 1961, apresentada pelo Governo ao Congresso.
Comunicado que as obras do Instituto de Cultura Hispânica, na Bahia estavam sendo concluídas e acreditava-se que a Universidade, dentro de pouco tempo, estaria em condições de abrir concorrência para a construção da Escola de Biblioteconomia.
Comunicado que o seguro coletivo da Universidade, feito pela Reitoria para professores e funcionários, neste ano não deu sobra de lucro e isto está justificado num ofício recebido da Sul América em que dá o demonstrativo do que recebeu da Universidade e do que pagou.
Informado que os funcionários do DASP estavam fazendo a revisão das tabelas e dos quadros acompanhada do esboço da reclassificação dos mesmos.
Comunicado que a Reitoria recebeu do Departamento de Estado dos Estados Unidos uma contribuição de 4 mil dólares para despesas, no corrente exercício, com o Instituto de Estudos Norte Americanos e que recebera carta da Embaixada Alemã em que, por intermédio do adido cultural, é solicitada e consultada a Universidade da Bahia sobre a possibilidade de que aquela Embaixada designe um brasileiro para leitor da Moderna Literatura Alemã, na Faculdade de Filosofia. Recebido também um pedido da Universidade de Poitiers para intensificação do intercâmbio e informação acerca da possibilidade daquela Universidade manter, na Universidade da Bahia, junto ao laboratório de Fonética, um bolsista.
Comunicado que provavelmente entre 9 e 10 de julho, o Sr. Presidente da República visitaria o Estado quando receberia o título de professor “Honoris Causa” que lhe foi conferido pelo Conselho Universitário.
Comunicado que na próxima sessão do Conselho será objeto da ordem do dia a eleição de um membro do Conselho para a Comissão Deliberativa do Museu de Arte Sacra.
Informado ainda que a Universidade está em entendimento com a Petrobrás para que se faça a revisão do convênio referente às bolsas de estudo para alunos da Escola de Geologia.
Em relação às atividades da Universidade com o estrangeiro, comunicou que está a terminar o 1° ano de experiência do convênio estabelecido pela Universidade de Nova Iorque com a Universidade da Bahia.
Informado ainda que o Centro de Estudos Afro-Orientais, dirigido pelo prof. AGOSTINHO DA Silva tem tido bons entendimentos nos diversos centros do Japão, China e Índia têm sido notáveis. Comunicou, também, que assinou com o Ministério da Educação um convênio para a aplicação das verbas da COSUP, no corrente exercício, cabendo ao Instituto de Química, à biblioteca da Faculdade de Medicina, à Escola Politécnica e ao Núcleo de Matemática.
Informou aos Diretores das Escolas de Enfermagem, Administração, Nutricionistas e do Seminário de Música que, em breve, deverão ser estudados os Regimentos dessas unidades.
Comunicada à Casa a presença do Cons. Albérico Fraga, membro da Comissão de Ensino, para apresentar o Parecer da referida Comissão quanto à indicação da Congregação da Faculdade de Ciências Econômicas para completar o seu “quórum” para a realização da prova de títulos a que se submeterá o professor Manoel Pinto de Aguiar, para o fim de transferência da cadeira de “Moeda e crédito” para “História das Doutrinas Econômicas”.
Com a palavra o Conselheiro Albérico Fraga, após fazer o relatório e informar que os professores indicados foram os doutores Américo Simas, Carlos Simas, Lafayete Pondé, Josaphat Marinho, Aloisio Filho, Albérico Fraga, Oscar Caetano, Mario Barros e como suplente, o Dr. Renato Mesquita, disse que o Parecer da Comissão de Ensino era Favorável à decisão da Congregação da Faculdade de Ciências Econômicas. Encerrada a discussão procedeu-se a votação, sendo o parecer da Comissão de Ensino aprovado contra os votos dos Conselheiros Tobias Neto e Orlando Gomes.
Franqueada a palavra o Conselheiro Walter Gordilho leu um texto sobre mau posicionamento de estudantes em relação ao trote. Após a leitura alguns Conselheiros se posicionaram a favor do texto.
Não houve o que ocorrer.
Expediente
Havendo número legal o Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, informando que, por motivo superior, deixava de ser lida a Ata da sessão anterior.
Lido telegrama de agradecimento ao Reitor pela atuação do professorado junto ao Conselho Nacional da Educação.
Lidos os seguintes ofícios:
- Do Diretor da Faculdade de Direito enviando a relação dos alunos matriculados no corrente ano letivo e o horário das aulas teóricas e práticas;
- Do Diretor da Faculdade de Medicina encaminhando um ofício do docente livre de Clínica Urológica, Dr. Jorge Valente;
- Do Diretor da Escola Politécnica informando que a Congregação daquela Escola, em sessão realizada em 2 de maio, elegeu para substituto do Vice- Diretor o prof. Pedro Muniz Tavares Filho.
Justificada a ausência do Conselheiro Alceu Hiltner, por motivo de viagem.
Proposto que fosse inserido na Ata da sessão um voto de pesar pelo falecimento do professor Mario Peixoto. Unanimemente aprovada.