Ata da Sessão do Conselho Universitário realizada em 21 de dezembro de 1983.

Pauta: 

1- Na “ordem do dia” , procedeu-se ao cumprimento do item nº 1 – Eleição do Substituto do Vice-Reitor, esclarecendo então o Sr. Presidente que, por uma questão de natureza ética, uma vez que integra a lista sêxtupla para Reitor, não pleiteara a sua recondução a esse cargo que por dois anos consecutivos vinha ocupando. Como escrutinadores, funcionaram  os Srs. Cons. Newton  Alves Guimarães e George Modesto. Contados os votos, num total de trinta e um, verificou-se o seguinte resultado: Cons. Ruy Simões, 16 votos; Cons. Nilmar Rocha 11 votos; em branco, 4 votos.
2- O Sr. Presidente proclamou então eleito o Sr. Cons. Ruy Simões, que, com a palavra, e após referir-se as reuniões que habitualmente se realizaram com o Reitor Macedo Costa e das quais fazia parte, como Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e Presidente da Comissão de Legislação e Normas, considerou a eleição e seu resultado como consagradores do aprimoramento democrático do próprio Conselho, saindo vitoriosa a própria Universidade daí congratular-se com todos. De modo muito especial agradecida ao “Conselhinho” e a seus membros fundadores; professoras Nadja Viana, Neuza  Mª castro, Maria do Socorro Martinez e aos professores José Osório reis e  Newton Guimarães, seu mais novo integrante. Seguiu-se-lhe, com a palavra, o Sr. Cons. Sidonio Cardoso Palmeira que, revelando que a Representação Estudantil “ estranhesa são palavras suas – por não ter havido discussão para ver o qual o melhor nome a ser  votado”. Logo após, o Sr. Cons. Nilmar Rocha, por sua vez, agradeceu os votos com que fora honrado e disse que, nessa eleição, “ não houve derrotado houve vitorioso”.
3- Em prosseguimento, realizou-se a eleição dos integrantes das Comissões Permanentes, funcionando como escrutinadores os Srs. Cons. Walter Crispim da Silva e Vera Lúcia Baqueiro Vasconcelos. Contadas as trinta e uma cédulas, correspondentes aos trinta e um votantes, obteve-se o seguinte resultado: Para a Comissão de Títulos : Titulares: professores Penilson Silva, Luiz Angélico da Costa e Nilmar Rocha, trinta e um votos cada. Suplentes: Professores  Alda Muniz Pêpe, Maria do Socorro Targino Martinez e Maria do Rosário Nogueira, 16 votos cada; kleyde Mendes ramos, 4 votos; Prof. Herbert Viana de  Magalhães, 1 voto; Profª. Eurydice Pires de Sant´ana, um voto; em branco, oito votos; um nulo.
4- Para a Comissão de Recursos; titulares: Professores Newton Alves Guimarães, 30 votos, José Rogério da Costa Vargens, 29 votos; José Osório reis, 30 votos, Piero Bastianelli, em 1 voto; nulos, três votos. Suplentes: professores Neusa Maria Castro, Piero Bastianelli e Eurydice Pires de Sant´ana, 29 votos cada, e dois nulos. Para a Comissão de Legislação e Normas: Titulares: Professores Ruy Simões e George Modesto, 26 votos cada; Prof. Nadja Viana, 28 votos; Sylvio Faria, 2 votos; Dalmo Gildo Pontual, Álvaro da silva ramos e Neuza Berenguer Castro, um voto cada; eliel Judson Pinheiro, 5 votos e mais três votos nulos. Suplentes: Dalmo Gildo Pontual, 28 votos; Álvaro Ramos, 29 votos, George Modesto, 6 votos; Walter Crispim da Silva, 13 votos, Eliel Judson Pinheiro, 5 votos; Francisco Paulo Brandão Chiacchio, 2 votos; Piero Bastianelli, 1 voto; em branco, 4 votos e nulos, 5 votos.
5- A vista da votação, o Sr. Presidente  proclamou eleito; para a Comissão de Títulos e como Titulares os Professores Penilson Silva, Luiz Angélico da Costa e Nilmar Rocha. Como suplentes, os Conselheiros Alda Muniz Pêpe, Maria do Socorro Martinez e Maria do Rosário Nogueira. Para a Comissão de Recursos e como Titulares, os professores Newton Guimarães, José Rogério da Costa Vargens e José Osório Reis. Como suplentes: Prof. Neuza  Maria Castro, Piero Bastianelli e Eurydice Sant´ana. Para a Comissão de Legislação e Normas e como titulares: Ruy Simões, George Modesto e Nadja Viana. Como suplentes; Dalmo Gildo Pontual, Álvaro ramos e Walterr Crispim da Silva.
6- Usaram da palavra, procedendo a votação para formação das Comissões Permanentes, os Srs. Cons. Ruy Simões, que se referiu ao fato de, na eleição anterior, para formação da Comissão de Legislação e Normas, a faculdade de Direito não ter sido contemplada com a titularidade e nem com a suplência.  Ainda com a palavra, sugeriu os nomes dos professores George Modesto para titular e Walter Crispim da Silva para suplente, na mencionada Comissão. Logo em seguida as palavras do Sr. Cons. Ruy Simões, falou o Sr. Cons. Eliel Judson Pinheiro, para agradecer a confiança do Conselho, que na....
OBS: Falta uma parte da ata.                   

Local: 
Universidade Federal da Bahia
Data: 
qua, 21/12/1983 - 09:45
Participantes: 
Nilmar Vicente Pereira da Rocha
Ruy Simões
George Fragoso Modesto
Eurydice Pires Sant´ana
Newton Alves Guimarães
Nadja Maria Valverde Viana
Francisco Paulo Chiacchio Brandão
Herbert Viana Magalhães
Alda Muniz Pêpe
Neuza Maria Castro
Sylvio Santos Faria
Hernani Sávio Sobral
Germano Tabacof
José Osório Reis
Dalmo Gildo Guimarães Pontual
Álvaro da Silva Ramos
José Rogério Costa Vargens
Walter Crispim da Silva
Maria do Rosário Barbosa Nogueira
Luiz Erlon Araújo Rodrigues
Jorge Augusto Novis
Maria da Gloria Sampaio Gomes
Maria do Socorro Targino Martinez
Mary Camardelli de Amorim
Luiz Angélico da Costa
Piero Bastianelli
Carlos Eduardo Gomes Andrade
Eliel Judson Duarte Pinheiro
Anselmo Amaral Baleeiro
Vera Lúcia Conceição Cardoso Palmeira
Sidônio Cardoso Palmeira.
Expediente: 

1-    Aberta a sessão, foi posta em discussão  e votação as Ata da Sessão do dias 21 de outubro do ano de 1983, a qual foi aprovada por unanimidade. O Sr. Presidente, após algumas palavras, referentes a sua condição de Reitor em exercício, e as providencias que, esse cargo, houvera por bem adotar, fez o registro da presença dos Professores Luiz Erlon Rodrigues, Diretor, em exercício, do Instituto de Ciências da Saúde; Maria da Glória Sampaio Gomes, no exercício,  da direção, como substituta do Vice-Diretor do Instituto de Biologia, e Maru Camardelli de Amorim, Diretor, em exercício, da Faculdade de Odontologia.
2-    Franqueada a palavra, dela fez uso, inicialmente, o Representante Estudantil Carlos Eduardo Gumes  Andrade, que protestou contra a expulsão do estudante Welilington Fonseca Ribeiro.
3-    Tomando a palavra, o Conselho Sylvio Santos Faria esclareceu que o Ato do Reitor Macedo Costa, expulsando o referido aluno, fora jurídica e administrativamente perfeito. Por proposta do Cons. Ruy Simões, o assunto foi deixado pra o item “o que ocorrer”.