Ata da sessão do Conselho Universitário realizada em 21 de fevereiro de 1983.
1- Passando a ´´Ordem do Dia``, o Senhor Presidente ateve-se demoradamente ao item inicial- ´´Questões Administrativas`` , esclarecendo a atual situação da Universidade quanto a realidade e alcance de seu orçamento. Sobre a materia, pronunciaram-se os Srs. Cons. Carlos Brandão da Silva, Sylvio Faria, Nadja Viana, Mário Henriques Nascimento e Eliel Pinheiro, concluindo-se pela necessidade de estarem todos atentos as atuais limitações orçamentárias, dentro de cujo espaço a Reitoria, no que lhe cabe, e cada Unidade, no que lhe toca, deve administrar os competentes recursos.
1- No item ´´o que ocorrer``, foi oferecida a palavra aos presentes, usando-a, de logo, o Sr. Cons. Hernani Sobral, a fim de agradecer ao magnífico Reitor a escolha do seu nome para proferir a Aula Inaugural deste ano, homenagem que considerou extensiva a faculdade de Arquitetura e as Escolas Politécnica e de Belas Artes, e pra, em continuação, tecer considerações sobres a FAPEX. Em seguida, falou a Sra. Cons. Kleyde Mendes Ramos, para agradecer, em seu nome, e no de todos, a oferta do disco então distribuído, produção da UFBA, gravação do Conjunt ´´Musica Nova``da UFBA, sob a sua regência do Maestro Piero Bastianelli, cantando composições de Ernst Widmer, Mens Juergem Ludwig e Alfredo Esteban Rey. Não havendo mais quem , no momento, desejasse fazer uso da palavra, o Magnífico Reitor reiterou o convitepara a visita a Escola de Agronomia e para a Aula Inaugural, agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão.
1- O Magnífico Reitor abriu os trabalhos, e a seguir submeteu a discussão a Ata da sessão do dia 27 de dezembro de 1982, cuja cópia havia sido distribuída anteriormente.
2- Em votação, foi a referida Ata aprovada, com as seguintes ratificações apresentadas, as 4 primeiras, pela Sra. Cons. Kleyde Mendes Ramos, e as demais, pelo Sr. Cons. Mário Soares Nascimento, a substituir,na ocasião, o Sr. Cons. Ruy Simões, Retificações: 1) corrigi-se, o nome de de Maria Kleyde para kleyde Mendes Lopes Ramos; 2) corrigi-se, o nome de João dos Santos Seabra, para João José de Almeida Seabra; 3) incluiu-se a expressão ``o registro da``, na décima terceira linha da segunda pagina, após a palavra ´´acolhida``; 4) corrige-se o nome de Geovane Ayres Magalhães para Geovane Cayres Magalhães; 5) página 2, linha 19, substitui-se o artigo definido o pela preposição em; 6) acrescenta-se o resultado da votação obtida pelo parecer do Cons. Nilmar Rocha, cujo registro, embora indispensável, escapou de ser feito, a pagina 4, linha 25.
3- O Parecer do Sr. Cons. Nilmar Rocha obteve vinte e seis votos; 7) pagina 4, linha29, faltando o registro de um voto, que totalizaria os 26 votantes, corrige-se a falha: houve 1 voto nulo, dado a pessoa estranha do Conselho; 8) pagina 5, linha 14, insere-se, entre as palavras demonstrara e de a palavra senso; 9) desloca-se, na pagina 6, o nome de George Fragoso Modesto, para a frente do nome Dalmo Gildo Guimarães Pontual, para obedecer a ordem da votação invocada, uma vez que o Sr. Cons. George Modesto obteve 23 sufrágios e o Sr. Cons. Dalmo Pontual, dezesseis; 10) na mesma pagina 6, linha 10, também para obedecer a ordem da votação na própria Ata invocada, o nome José Osório Reis fica a anteceder ao de José Rogério Costa Vargens, pois o Sr. Cons. José Osório foi unanimemente sufragado, enquanto o Sr. Cons. José Rogério obteve 16 votos; 11) ainda na pagina 6, mas na linha 11, em obediência a ordem de votação, o nome de Euridyce Pires de Sant´ana fica a proceder ao de Neuza Castro, pela mesma razão que fundamente a emenda anterior; 12) ainda em obediência a ordem de votação, o nome de Penilson Silva fica deslocado para depois do nome do Sr. Cons. Nilmar Rocha, que foi sufragado unanimemente, enquanto o Sr. Cons. Penilson Silva teve 25 votos, 12) pagina 7, linha 21, inclui-se entre as expressões que leu, a seguir, e o mesma intitulado, a seguinte expressão: ´´ a quisa das mensagem natalina ao Conselho``.
4- Em prosseguimento, o Sr. Presidente apresentou as boas vindas aos Srs. Professores Antonio Lourreiro de Sousa. ( Escola de Biblioteconomia e Comunicação); José Maria Neto, ( Faculdade de Medicina); Kleyde ramos, (Instituto de Biologia0, Fernando Palma, (Instituto de Geociências), Tânia Barreto ( Instituto de Letras), Vera Lucia Vasconcelos ( Instituto de Matemática) que compareceram substituindo, eventualmente, os respectivos Diretores, e ainda, aos Srs. Prof. Carlos Alberto Reis campos e Angeolina Rossi Pereira, presentes na condição de substitutos dos Vice-Diretores da Escola de Nutrição e da faculdade de Arquitetura, respectivamente.
5- Em seguida, o magnífico Sylvio Santos Faria, que mais uma vez retornava ao Conselho como seu Membro titular, e fez notar que, tanto neste, como nos demais Colegiados Superiores da Universidade.
6- O Prof. Sylvio Santos Faria prestara, já, assinalado serviços. No expediente, solicitou a palavra a Sr. Sylvio Faria, para agradecer a sua eleição. A seguir o Sr. Presidente convidou aos Srs. Conselheiros para, na próxima quinta-feira, visitarem a Escola de agronomia, localizada em Cruz das Almas, a fim de verificarem os melhoramentos ali realizados durante o atual Reitorado, bem assim as diversas atividades didática – cientificas e extensionistas que no mesmo sitio se vêm desenvolvimento, e apelou aos Srs. Diretores no sentido de estás instarem junto a seus professores e funcionários para que comparecem a aula de abertura de Ano acadêmico de 1983, a ser proferida pelo eminente prof. Hernani Sávio Sobral, no próximo dia 1º de março.
7- O Senhor Presidente realçou, no momento, a importância da Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão – FAPEX, e em seguida, franqueou a palavra, da qual fez uso, o Cons. Sylvio Faria, para solicitar o registro, em Ata, de um voto de pesar pelo falecimento do prof. Raul Afondo Nogueira Chaves, cujos principais traços de homem, de professor, de intelectual, de humanista e de advogados salientou, comovidamente, na ocasião, pedindo, no final, que do fato fosse dado conhecimento a família do ilustre morto.
8- O Magnífico Reitor, considerando necessário submeter a votação a proposta do Sr. Cons. Sylvio Faria, deu-a por plenamente aprovada e acrescentou que a Administração Central da Universidade se havia feito presente ao velório e ao sepultamento do senhor Prof. Raul Chaves.