Ata da Sessão do Conselho Universitário realizada em 22 de março de 1995

Pauta: 

Item 01 da pauta: Processo 23066.031529/95-40 – concessão do título de Doutor “Honoris Causa”, à Dom Manuel Fraga Iribarne, proposta pela Congregação do Instituto de Letras, sendo Relator a Comissão de Títulos Honoríficos, cujo Parecer foi apresentado pela Conselheira MARIA JOSÉ RABELLO DE FREITAS. Colocado em discussão e não havendo que quisesse discuti-lo, foi procedida a votação, com 26 votantes, já verificado quórum de 2/3, servindo como escrutinadores os Conselheiros EDILEUZA e ADROALDO, quando foi apurado o seguinte resultado: 25 votos a favor e 01 branco, aprovando-se assim, a concessão do título de Doutor “Honoris Causa” à Dom Manuel Fraga Iribarne, Presidente da Xunta de Galícia por maioria de votos. A seguir, foi apreciado o Proc. 23066.058609/94-08- concessão do título de Doutor “Honoris Causa” à Profa. Emília Ferreiro, proposta pela Congregação da Faculdade de Educação. O Parecer da Comissão de Títulos foi apresentado pelo Conselheiro ADROALDO MEDRADO e, não havendo quem quisesse discuti-lo, foi colocado em votação, após verificado o quórum de 2/3 com 27 votantes, e os Conselheiros ANTONIO CARLOS OLIVEIRA e EDILEUZAGAUDENZI, coo escrutinadores. Após a votação apurou-se o resultado a seguir:  25 votos a favor e 2 votos e branco, aprovando-se desta forma a concessão do título de Doutor “Honoris Causa” à Profa. Emília Ferreiro, por maioria dos votos. Em seguida o Conselheiro ADROALDO solicitou o adiamento do Proc. 23066.002910/94-76 – concessão do título de “Professor Honorário” ao Dr. Kenneth Shepherd, proposta pela Congregação da Escola de Agronomia.
Item 04 da pauta: Processo 23066.035207/95-16- concessão do título de “Professor Emérito” ao Prof. Geraldo de Sá Milton da Silveira, proposta pela Congregação da Faculdade de Medicina. A Consa. MARIA JOSÉ apresentou o Parecer da Comissão de Títulos e não havendo quem quisesse discuti-lo foi colocado em votação com 23 votantes, servindo como escrutinadores os Conselheiros THOMAZ CRUZ e ANTONIO CARLOS OLIVEIRA, apurando-se o resultado seguinte: 21 votos a favor, 01 voto contra. Face ao resultado foi aprovado por maioria dos votos. Em seguimento o Cons. AURINO RIBEIRO FILHO apresentou o Parecer da Comissão de Título, exarado no Processo 23066.025828/94-56, referente a proposta da Congregação da Faculdade de Educação à concessão do Título de “Professor Emérito” à Profa. Martha Maria de Souza Dantas. Por não haver quem quisesse discutir o parecer, foi colocado em votação, com 25 votantes, mantendo os mesmos escrutinadores, verificando-se o seguinte resultado: 25 votos a favor, caracterizando assim, a aprovação unânime. Em prosseguimento o Cons. AURINO informou ter emitido parecer como membro da Comissão de Títulos, relativo à proposta da Congregação da Escola Politécnica da concessão do título de “Professor Emérito-Post-Mortem” ao Prof. Antonio Carlos Queiroz Mascarenhas, no Processo nº 23066.028486/94-80, cuja proposta já havia sido apreciada e aprovada em reunião realizada no dia 30.08.94. Este Conselho, por unanimidade de seus membros, considerou que a matéria não necessitaria retornar à apreciação, reiterando por unanimidade a decisão da reunião supra citada.
Último item da pauta:Informes sobre a política para o Ensino Superior, proposta pelo MEC. O Magnifico Reitor e a Sra.  Vice-Reitora apresentaram relato das reuniões respectivamente da ANDIFES e CRUB, destacando os seguintes pontos: Medida Provisória; eleição para Reitor; Autonomia IFES; pagamento de Professor Substituto e Visitante; falta de recursos para as universidades; projeto de articulação do CRUB com o governo; LDB; extinção do CFE; teste de avaliação para recém-formados; notas da imprensa desqualificando as Universidades. O Reitor declarou que em algum momento os Conselhos Superiores das Universidades terão que se pronunciarem, porém considerou prematuro que o façam agora. Considerou que as universidades acelerem a interlocução como legislativo federal e estadual e todos os segmentos da sociedade. Finalizou, declarando que a UFBA é um patrimônio baiano, a ser por todos preservado. Em seguida, declarou encerrada a sessão.
Ata aprovada na sessão do dia 08 de maio de 1995.

Local: 
UFBA
Data: 
qua, 22/03/1995 (All day)
O que ocorrer: 

Não houve.

Tipo de Reunião: 
Extraordinária
Participantes: 
Sob a presidência inicial da Vice-Reitora Profª MARIA GLEIDE SANTOS BARRETO.
Seguindo-se a. do Magnífico Reitor Profº LUIZ FELIPPE PERRET SERPA
Presentes os Conselheiros:
EDILEUZA NUNES GAUDENZI
Maria José Rabello de Freitas
AURINO RIBEIRO FILHO
JOELITO DE OLIVEIRA REZENDE
MAERBAL BITTENCOURT MARINHO
Mª EDESINA AGUIAR
LAFAIETE ALMEIDA CARDOSO
JAIRO DINIZ
GUIVALDO D’ALEXANDRIA BAPTISTA
MARCOS SILVA PALÁCIOS
HERMES TEIXEIRA DE MELO
LUIZ CÉSAR DANTAS DO NASCIMENTO
NEUSA ANDRADE AZEVEDO
ADROALDO CLESMEN D’OLIVEIRA MEDRADO
ADELMO RIBEIRO DE JESUS
THOMAS RODRIGUES PORTO DA CRUZ
PAULO REBOUÇAS BRANDÃO
ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA
DÉLIO JOSÉ FERRAZ PINHEIRO
JUAREZ MARIALVA TITO MARTINS PARAISO
Maria da Graça Pitiá Barreto
AURÉLIO GONÇALVES LACERDA
SILVIA DA GAMA LOBO
Carmen Fontes Teixeira
LETÍCIA SCARDINO SCOTT
Substituto Eventual da Direção do Instituto de Biologia: JOÃO LUIZ TORREÃO
CARLOS ROBERTO PETROVICH como visitante
Expediente: 

Não houve.