Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 23 de fevereiro de 1960.
Ordem do Dia:
A seguir S. Magnificência disse que o primeiro assunto da Ordem do Dia e que determinou a convocação do Conselho era a apreciação da reforma parcial do Regimento da Faculdade de Medicina. Explicou que, em virtude de impedimento dos outros membros da Comissão de Legislação e Recursos, embora estivesse no exercício da Reitoria, iria relatar o processo. O Conselheiro José Lima disse que o anteprojeto deveria ter sido distribuído com antecedência entre os membros do Conselho. Considerava por isso necessário o adiamento do assunto. Por motivos de força maior a discussão não foi adiada. Após a discussão, por proposta do Conselheiro Relator foi introduzido um artigo referente às cadeiras de Anatomia, Química Fisiológica, Patologia Geral, Farmacologia e Higiene.
O Sr. Vice Reitor, usando da palavra consultou o Conselho o que fazer com os processos que se encontravam em poder do Professor Tobias Neto para estudo. Foi esgotado o prazo dele como Diretor da Faculdade de Farmácia e ainda não tinha um substituto.
Lidos os seguintes ofícios:
- Do professor Torres Homem, Diretor da Faculdade de Odontologia, comunicando que a Congregação elegeu o Professor Arnaldo Silveira para suplente do seu representante no Conselho e, também, substituto do Vice-Diretor.
- Do professor Pinto de Aguiar, Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, comunicando que a Congregação elegeu o Professor Sandoval Leitão da Silva para substituto do Vice-Diretor;
- Do Professor José Lima comunicando que, na qualidade de Vice-Diretor, assumiu o exercício da Diretoria da Faculdade de Odontologia.
Não houve o que ocorrer.
Procedida à leitura da Ata da sessão realizada em 29 de dezembro, de 1959, a qual, depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada. A seguir foi lida e, também, unanimemente aprovada ata da sessão realizada em 30 de dezembro de 1959.
Franqueada a palavra fez uso da mesma o Conselheiro João Alves propondo que o Conselho se associasse as manifestações que seriam prestadas ao Conselheiro Pinto de Aguiar pela passagem do seu aniversário em 29 de dezembro de 1959, a qual, depois de lida e posta em discussão foi unanimemente aprovada.
Usando da palavra o Conselheiro Pinto de Aguiar lamentou que não tivesse se retirado do Conselho antes da apresentação da proposta do Conselheiro Joao Alves, a qual lhe criou um constrangimento de tal natureza que não se levantou para negar o seu voto a sua aprovação, pelo que pedia desculpas. Agradecer a gentileza do voto dado pelo Conselho e comunicou que foi assinado um convenio segundo o qual a Escola de Estatística ficou incorporada a Fundação Visconde de Cairú.