Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 23 de Março de 1956
Apresentado o parecer da Comissão de Legislação e Recursos quanto ao requerimento do acadêmico Oscar Goes de Oliveira Junior. Com a palavra o Conselheiro Orlando Gomes, depois de fazer o relatório, indagou ao Conselho de aceitava a petição como recurso. Procedida a leitura do parecer, que foi no sentido de que seja reformada a decisão do Conselho Departamental da Faculdade de Ciências Econômicas, indeferindo-se o pedido do aluno para o exame de 2º época, fora da época regulamentar. Votação nominal sugerida e acatada, votando contra somente o Conselheiro Elsior Coutinho.
O Conselheiro Mário Peixoto apresentou o parecer a respeito de um requerimento do acadêmico Joselito Pereira de Brito, que tendo feito vestibular em 1954 para a Faculdade de Ciências Econômicas e cursando o 1º ano do curso de Ciências Contábeis e Atuariais, desejava transferir para o curso de Ciências Econômicas. O parecer foi favorável á solicitação do acadêmico. Votação nominal, tendo votado á favor do parecer os Conselheiros Mário Peixoto, Elsior Coutinho, João Mendonça e Augusto Machado. Os demais votaram contra.
Não houve o que ocorrer.
Lida a Ata da Sessão Anterior, posta em votação foi unanimemente aprovada.
Lido ofício do Diretor da Escola de Belas Artes comunicando que o Conselho Departamental aceitou a indicação do nome do Arquiteto Antonio Carlos Guimarães para assistente voluntário da cadeira de Arquitetura Analítica.
Lido ofício do Representante dos docentes livres no Conselho, professor Teonildo Amorim, encaminhando o assunto à Comissão de Ensino para depois ser estudado pela Comissão de Legislação e Recursos.
O Sr. Reitor disse que encaminharia à Comissão de Ensino o texto do Convênio celebrado entre a Universidade da Bahia e o Instituto de Cultura Hispânica de Madrid e também, o do Convênio estabelecido entre a Universidade da Bahia e o Serviço de Cooperação Internacional de Administração, que é uma dependência do Departamento de Estado da América do Norte, explicando ao Conselho as razões por que somente agora trazia ao seu conhecimento os textos dos Convênios.
O Conselheiro João Mendonça, como representante da Faculdade de Ciências Econômicas, não poderia deixar de aplaudir o Sr. Reitor por conta do Convênio assinado.
O Sr. Reitor lembrou que no dia 4 de abril de 1946 foi assinado o decreto-lei que criou a Universidade da Bahia e disse que esperava dos senhores Conselheiros sugestões para o decenário.
Justificada a ausência do Conselheiro Mendonça Filho.
O Conselheiro Elsior Coutinho desejava esclarecer que não tomou parte naquela banca examinadora cujo exame dera margem a um inquérito administrativo, mostrando a seguir, as vantagens das medidas sugeridas ao Conselho e acrescentada uma a outra ás já apresentadas.