Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 26 de agosto de 1960.
"Ordem do Dia"
Dá-se pelo exame de dois assuntos: programa da Escola de Administração e alterações no programa da Escola de Belas Artes.
A seguir foram lidos os seguintes ofícios:
- Do Vice-Diretor, em exercício, da Faculdade de Ciências Econômicas, comunicando ocorrencias verificadas quando da realização de provas parciais da Escola de Biblioteconomia;
- Do Diretor da Faculdade de Arquitetura, comunicando que o Professor Hernani Sobral substituirá no Conselho, ao Professor Oscar Caetano;
- Do Diretor da Faculdade de Filosofia, da Faculdade de Direito, da Faculdade de Odontologia, comunicando a aprovação de uma moção sobre a greve estudantil em apoio ao Conselho Universitário;
- Do Acadêmico Augusto Silvany comunicando que passou a Presidência do DCE ao Acadêmico Laert Neves, 2º vice-presidente;
- Do Diretor da Escola de Belas Artes, encaminhando cópia do ofício encaminhado ao DCE;
- Do Acadêmico Laert Neves, comunicando que assumiu a Presidência do DCE;
O Conselheiro José Lima, solicitou providências para que fosse apresentada a redação final do Regimento Interno da Faculdade de Odontologia. Disse o Sr. Reitor, que iria providenciar junto á Secretaria e ao Relator afim de que, na próxima Sessão pudesse dar uma explicação mais minusciosa.
Justificou a ausência do Conselho Alceu Hiltner.
O Conselheiro Mendonça Filho convidou os membros do Conselho Universitário para comparecerem à Sessão da Congregação da Escola de Belas Artes em homenagem ao professor Presciliano Silva, quando o mesmo receberá o título de Professor Emérito.
Havendo concordancia dos Senhores Conselheiros para que os Conselheiros Rodrigo Argolo, Carlos Simas e Orlando Gomes apresentassem os Pareceres das Comissões de Ensino e de Legislação e Recursos, S. Magnificência concedeu a palavra ao Conselheiro Rodrigo Argolo para apresentar o Parcer da Comissão de Ensino referente à proposta da Congregação da Faculdade de Farmácia para completar seu "quórum", escolhendo suplentes para o julgamento do Concurso de Química Orgânica. Os professores escolhidos doram os DRS. Aloisio Prata, Jorge Novis e Alexandre Leal Costa e o Conselheiro Rodrigo Argolo disse que o Parecer da Comissão era favorável à Proposta da Congregação da Faculdade de Farmácia. Após discussão o Parcer foi aprovado.
Novamente com a Palavra o Conselheiro Rodrigo Argolo para apresentar o parcer da Comissão de Ensino a respeito de uma modificação no curriculo da Faculdade de Farmácia, já aprovada pela Congregação. O Parecer foi posto em votação e foi unanimemente aprovado.
O Conselheiro Carlos Simas com a palavra, apresentou o Parecer da Comissão de Ensino sobre a alteração, aprovada pela Congregação da Escola de Belas Artes, no programa para o Consurso Vestibular. O Parecer foi favorável e aprovado pelo Conselho.
Comunicado à Casa, que o Conselho Departamental da Escola Politécnica, analisando os programas para o Vestibular do próximo ano, dentro do prazo da Lei, manteve os atuais programas.
A seguir o Conselheiro Orlando Gomes disse que encontrava em seu poder, na qualidade de Presidente da Comissão de Legislação e Recursos, um Recurso de um professor da Faculdade de Odontologia com Parecer emitido pelo professor Tobias Neto, que era um dos componentes dessa Comissão. O Conselheiro Albérico Fraga, após fazer o relatório informando que se tratava de um processo no qual o professor Carlos Fera recorria da decisão da sua Congregação que aprovou o Parecer da Comissão examinadora do Concurso de Técnica Odontológica, leu o Parecer. Após discussão, o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos foi unanimemente aprovado.
Nada mais havendo a trtar foi encerrada a sessão.
Não houve o que ocorrer.
Declarada aberta a sessão e lida a Ata da sessão realizada em 1º de junho do corrente ano, depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
A seguir foi lida, posta em discussão, e também, unanimemente aprovada a Ata da sessão de 6 de junho.
O Conselheiro Aristides Gomes esclareceu a falta da "Ordem do Dia" no convite. Aproveitando o ensejo, foi explicado que a sessão tinha como objetivo apreciar um Parecer da Comissão de Ensino a respeito dos programas ou das alterações de programas para concurso vestibular de 1961.