Ata da Sessão do Conselho Universitário realizada em 27 de fevereiro de 1986.
1- Franqueada a palavra, dela fizeram uso os Cons. 1) Eliane Azevedo, pra a) relatar suas observações a respeito do CNPq e da SESU na perspectiva dos Comitês Assessores; b) manifestar sua preocupação quanto aos critérios a serem adotados para a distribuição dos recursos do Ministério da Educação as Universidades, considerando particularmente o volume de projetos que tem chegado ao Ministério da Educação as Universidades. Considerando particularmente o volume de projetos que tem chegado ao Ministério da Educação; c) lembrar que em 1985 houve, por parte da UFBA., acentuada preocupação no sentido de os pesquisadores comparecerem a reunião da SBPC e disse estar o Magnífico Reitor disposto a colocar um ônibus a disposição dos pesquisadores desejosos de comparecerem a reunião deste ano, daquela entidade, a realizar-se em Curitiba; d) referir-se ao curso de computação que a Universidade está oferecendo aos Diretores e para o qual ainda existem vagas;
2- 2) kleyde Ramos, para a) manifestar sua alegria pelo reinicio das sessões do Conselho; b) assinalar a pujança da UFBA., evidenciada pelo volume de projetos encaminhados a SESU; c) indagbar sobre os critérios a serem adotados para o deslocamento de professores, tendo o Magnífico Reitor, na oportunidade caracterizado a posição da Universidade, no particular; 3) Ana Maria, pra aludir ao breve espaço de tempo de que dispuseram as Unidades de Ensino para a elaboração dos projetos a serem enviadas a SESU;
3- 4) Telésforo, desejando saber que os critérios a Reitoria está adotando para ter representantes no Comitês Assessores do CNPq; 5) Luciano Sampaio, para: a) dizer da satisfação em particular do Conselho Universitário; b) declarar sua preocupação relativamente a participação, em eventos científicos, de professores e pesquisadores; c) sugerir, para a solução desse problema, apoio da Universidade, em termos de passagens e diárias, o que levou o Magnífico Reitor a esclarecer que a UFBA vem estimulando concretamente essa participação mas se vê limitado por restrições reais; d) dizer do quanto também o preocupa o problema da freqüência dos professores nas respectivas Unidades de Ensino; 6) Paulo Brandão, para: a) comunicar que a Faculdade de Ciências Econômicas, já dentro da programação geral comemorativa dos quarenta anos da UFBA>, fizera realizar, coordenada pela Profa. Maria Brandão, um Seminário Sobre “Economia e Sociedade nas Grandes Metrópoles Brasileiras”, que teve grande repercussão nos meios especializados locais e nacionais; 7) Alice Portugal, para: a) acentuar que o Decreto presidencial que restringe a ida de professores a congressos e outros eventos culturais e cientificos também atinge os servidores técnico-administrativos; b) comunicar a realização, no próximo dia cinco, de uma assembléia dos servidores da UFBA., e no dia 4, a primeira audiência da Presidente da FADUBRA com o Sr. Ministro da Educação;
4- 8) Suzana Helena, para: A0 expressar o contentamento da comunidade do Instituto de Letras pela recuperação que tornou outra vez aquela Unidade em condições satisfatórias de utilização; b) agradecer ao Magnífico Reitor, em nome da referida comunidade, ao providências que adotou para a solução do grave problema de ordem ambiental, que se verificou no Instituto de Letras; c) registrar o falecimento do Prof. Raul de Sousa da Costa e Sá que, com dedicação e competência, integrara a Congregação do mencionado Instituto, tendo o Magnífico Reitor, na oportunidade, destacado as altas qualidades humanas, culturais e profissionais do saudoso mestre;
5- 9) Elisa Maria, para registrar o falecimento do Prof. José Ruy Cordeiro, do Instituto de Matemática; 10) Mario Nascimento, para registrar, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, os trabalhos de recuperação mais urgente estão sendo realizados, e destacou os esforços feitos pela Prefeitura do Campus neste particular; 11) outra vez o Prof. Luciano Sampaio, para justificar o retardamento no envio do relatório de sua Unidade; 12) Maria José, para fazer considerações a respeito dos novos currículos de Biblioteconomia e Documentação, seu andamento, sua importância e seus problemas;
6- 13) O Representante Estudantil Ademar, para comunicar que o DCE está elaborando e vai realizar um projeto de avaliação dos professores, divulgando-lhes os respectivos perfis em termos de assiduidade, pontualidade, competência e relacionamento com os estudantes; 14) mais uma vez o Prof. Luciano, louvando a iniciativa dos estudantes e fazendo ver a necessidade de se estabelecerem critérios uniformes, nesse e outros pontos, no âmbito da Universidade; 15) Magalhães Netto, para mencionar as reais dificuldades que encontra na faculdade de Medicina no que se refere ao regular comparecimento dos professores, sem dispor ainda os meios eficazes que propiciem, para o caso, soluções satisfatórias.
7- Sobre o problema enfocado pelo Cons. Magalhães Netto, manifestaram-se, dizendo das experiências de suas respectivas Unidades de Ensino, os Cons; Mario Nascimento, Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Dionicarlos Vasconcelos, Diretor do Instituto de Física; Gylson Silva, Diretor da Escola de Administração; Kleyde Mendes Ramos, Diretora do Instituto de Biologia e Maria Gleide, Diretora da Escola de arquitetura.
8- Ainda sobre este assunto se pronunciaram os Cons; Eliane Azevedo e Eliel Pinheiro. Por sua vez, a Sra. Alice Portugal, representante da ASSUFBA, disse da posição dos servidores no tocante ao mesmo problema, especialmente ao tratamento diferenciado que, segundo declarou, é prejudicial aos servidores. O Magnífico Reitor, com a palavra, comentou vários dos pontos tratados, entre os quais a atual postura do corpo discente, através do DCE e dos vários Diretórios de Unidade, o papel próprio da APUB, dos Diretores, dos Colegiados de Cursos e dos Departamentos, devendo todos estabelecer e perseguir caminhos e patamares objetivando sempre níveis de melhor qualidade. Neste ponto encerrou a sessão.
Não houve o que ocorrer.
1- Aberta a sessão, e havendo leitura da Ata da sessão do dia 27 de dezembro de 1985, que, posta em discussão e votação, foi aprovada por unanimidade.
2- O Magnífico Reitor, logo após, deu boas vindas aos professores: Carlos Emilio Strauch, Vice-Diretor da Escola Politécnica; Florentina S. Corral, Vice-Diretora da Faculdade Farmácia; Elisa Maria Veras Silva, Vice-Diretora do Instituto de Matemática; Luciano Soares de Vasconcellos Samapio, substituto do Vice-Diretor de Agronomia; Silvio Brito, Vice-Diretor do Instituto de Química e Eliel Judson Pinheiro, Representantes do Conselho de Coordenação no Conselho Universitário.
3- Dando continuidade aos trabalhos, o Sr. Presidente reiterou a todos o convite para a Assembléia Universitária em que se fará ouvir, abrindo oficialmente os cursos deste ano o prof. Cristovão Duarte, Reitor da universidade de Brasília. Esclareceu que, além da assembléia, haveria também as festividades promovidas pela APUB, pelo DCE e pela ASSUFBA, iniciando as comemorações do quadragésimo aniversario desta Universidade.
4- Ainda com a palavra, fez pormenorizada explanação sobre a situação financeira das Universidades Brasileiras em geral, das autárquicas em especial e particularmente da UFBA. Acentuando ser preocupante a situação de todas sob esse ângulo, impondo-se, por parte das instituições universitárias, um esquema de vigilância e luta reivindicatória, afim de que possam alcançar as finalidades para as quais foram criadas.
5- Comunicou, em seguida, que a Magnífica Vice-Reitora, prof. Eliane Azevedo havia estado em Brasília, com o objetivo de fazer a entrega oficial dos projetos elaborados pela UFBA., dentro do Projeto “Nova Universidade” , e acrescentou que, através do Ministério da Educação, fora encaminhado ao Excelentíssimo Sr. Presidente da Republica um documento a solicitar excepcionalidade par a UFBA, no concernente ao problema das horas extras.