Ata da sessão do Conselho Universitário, realizada em 27 de Julho de 1965

Pauta: 

"Ordem do Dia":
 
 
O Senhor Presidente propôs ao Conselho a inversão da mesma, iniciando-se pelo item, b), em razão da ausência momentânea do Conselheiro Adalício Nogueira, Relator da Matéria constante do item a) Tendo o Conselho aprovado a sugestão do Senhor Presidente, S.Excia. concedeu a palavra ao Conselheiro Jorge Novis para apresentar o Parecer da Comissão de Ensino sobre a proposta da Escola de Administração para se conceder o título de "Doutor Honoris Causa" ao Professor John F. Rood.
 O Conselheiro Jorge Novis apresentou o Parecer a seguir transcrito o qual foi unanimemente aprovado pelo Conselho: "Com o oficio numero 3659, de 20 do corrente, remetido á consideração da Comissão de Ensino, consubstancia o M.Reitor uma proposta, por que seja outorgado ao Professor John F, Rood , o título de Doutor Honoris Causa da Universidade da Bahia, em consonância, aliás, á justa e expressa vontade da Escola de Administração, a que o ilustre homenageado vem de servir, de modo excepcional, por longo tempo. Realmente, professor de Administração Pública da Universidade do Sul da California (EEUU), veiu para o Brasil desde 1959 por força do convênio então firmado entre a USAID e a Universidade da Bahia, devotando-se de modo especial a todos os programas ligados ao âmbito de sua missão, que veem de culminar na elaboração do projeto e na criação do Instituto do Serviço Público, da Escola de Administração, - um dos sectores de maior projeção comunitaria de nossa Universidade, O volume e o valor de tais atividades justificariam a concessão de um título; mas o gesto se revigorar á apreciação dos titulos já trazidos pelo ilustre Professor, consagrado no valor excepcional dos metodos de trabalho que criou, das publicações que tem realizado, das pesquisas que tem orientado, do sentido didático impresso aos cursos que profere, ao espírito universitário que encarna, e em particular, á devoção com que se entregou aos supremos interesses da nossa própria Universidade. Somos de parecer, pois, que se acate a proposta, conferindo ao professor John F. Rood, o titulo de Doutor Honoris CAUSA. S. M. J.".O Conselheiro Adalício Nogueira dois processos relativos a reforma parcial do Regimento da Faculdade de Ciências Econômicas, em razão de ser o mencionado Conselehiro o Realator da matéria na Comissão de Legislaçãoe Recursos.
 A pedido do Conselehiro Ivo Braga, Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, foi retirado da Ordem do Dia da sessão o item a), relativo ao Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre a reforma do Regimento da Faculdade de Ciências Econômicas.O Senhor Presidente concedeu a palavra ao Conselheiro Magalhães Neto para apresentar o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre a redação final do Regimento da Escola Politécnica.
O Conselheiro Magalhães Neto disse que o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos era favorável á redação apresentada porque as emendas propostas e aprovadas pelo Conselho estão incluidas, fazendo-se, contudo, uma revisão na redação dos artigos 57 e 68 e incluindo-se o deliberado pelo Conselho com referência ás eleições estudantis. O Parecer acima referido foi unanimemente aprovado pelo Conselho.
 O Conselheiro Neto apresentou o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre o problema das eleições para os Diretórios Acadêmicos. Disse que o Parecer da Comissão Era no sentido de considerar o assunto como resolvido de acordo com a interpretação oficial transmitida á Universidade pelo Diretor do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura. Que as eleições já marcadas para datas anteriores podem ser realizadas, como aquelas que o tenham sido, na conformidade da Lei 4464, são validas. Que os mandatos conferidos depois da Lei são válidos e os prazos são os estabelecidos na Lei. Disse que a Lei não fixou o número de membros para Diretórios, quem fixou foi o Regulamento.Que o Regulamento fixou em cinco o numero de membros para cada Diretório, verificando-se, em consequência, uma extinção de cargos que foram criados pelo Estatuto do Diretório. Após discussão, da qual participaram os Conselheiros Alceu Hiltner, Lafayete Pondé, Nilza Garcia, Sylvio Faria, Jorge Novis, Thales de Azevedo e Queiroz Muniz, o Conselho aprovou o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos.  Em seguida o Senhor Presidente concedeu a palavra ao Conselheiro Alceu Hiltner para apresentar o Parecer da Comissão de Ensino sobre a proposta da Congregação da Faculdade de Arquitetura para completar o seu "Quórum" para a realização do concurso á Catedra de Modelagem.
O Conselheiro Alceu Hiltner que os nomes indicados foram os dos Professores: "João José Rescala, Ismael de Barros, Aldemiro José Brochado, Emidio Magalhães, Adolfo Buck, Raimundo Chaves de Aguiar, Aristides da Silva Gomes da Escola de Belas Artes e Alberto Valença Professor aposentado da mesma Escola, Godofredo Filho e Carlos Ott da Faculdade de Filosofia; Elisio Lisboa e Hilderico Pinheiro da Escola Politécnica; Jayme Cunha da Gama e Abru, Tito Vespasiano Cesar Pires, Leopoldo Afranio Basto do Amaral e Frederico Simas Saraiva Professores aposentados da Faculdade de Arquitetura", e que o Parecer da Comissão era Favorável á proposta , inclusive quanto aos Professores aposentados, em razão de decisão anteriormente tomada pelo Conselho Universitário. O Parecer da Comissão de Ensino, foi unanimemente aprovado pelo Conselho,O Conselheiro Queiroz Muniz informou á Casa que o Magnifico Reitor, Prodessor Dr. Miguel Calmon, oficiou á Diretoria da Faculdade de Odontologia pondo á disposição da mesma o numerário necessário para as despessas referentes a concursos que tiveram inscrições encerradas há mais de três anos e carentes da realização.
 
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.
 
 

Local: 
UFBA
Data: 
ter, 27/07/1965 (All day)
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Participantes: 
Professor Dr. Carlos Simas
Vice-Reitor
Conselheiros Jorge Novis
Queiroz Muniz
Nilza Garcia
Magalhães Neto
Paulo Brandão
Adalício Nogueira
Guilherme Ávila
Emídio Magalhães
Benjamin Sales
Nilmar Rocha
Thales de Azevedo
Torres Homem
Ivo Braga
Lafayete Pondé
Dyrce Araújo
Sylvio Faria
Alceu Hiltner
Luciano Aguiar
João Mendonça
Expediente: 

Senhor Presidente declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder a leitura da Ata da sessão realizada em 18 de Junho do corrente ano, a qual, depois de posta em discussão, foi unanimemente aprovada. A seguir  foi lida e , também, unanimemente aprovada a Ata da sessão realizada no dia 25 de junho. Na hora do expediente o Senhor Presidente comunicou á Casa que os depósitos para pagamento dos vencimentos relativos ao mês de Julho acabavam de ser efetuados para todas as unidades. Fraqueada a palavra fez uso da mesma o Conselheiro Queiroz Muniz que, inicialmente, se congratulou com a presença do Conselheiro Carlos Simas na presidência da sessão, substituindo eventualmente o M.Reitor. A seguir apresentou uma Moção de aplauso e de congratulações com o Magnifico Reitor, Professor Dr. Miguel Calmon , por ter completado, o dia primeiro de Julho, um ano de profícia administração na Reitoria da Universidade. A proposta do Conselheiro Queiroz Muniz foi unanimemente aprovada. Novamente com a palavra o Conselheiro Queiroz Muniz propôs que, com a presença de D. Eugenio Sales, fosse colocada, em sessão solene, no Salão das sessões deste Conselho, a imagem de Curso. Após discussão da qual participaram o Senhor Presidente, o autor da proposta e os Conselheiros Alceu Hiltner, João Mendonça, Magalhães Neto e Lafayete Pondé, o Conselheiro aprovou a proposiçaõ do Conselehiro Queiroz Muniz.
 O Conselheiro Alceu Hiltner pediu ao Senhor Presidente que o considerasse ausente durante a votação da proposta do Conselheiro Muniz.Por proposta do Conselheiro Alceu Hiltner o Conselho decidiu incluir na "Ordem do Dia" desta sessão a apreciação da redação final do Regimento da Escola Politécnica. Novamente com a palavra o Conselheiro Alceu Hiltner comunicou que, face á proximidade da eleição para os Diretórios Acadêmicos , estava em dúvida quanto ao cumprimento que, rege  citada eleição. Explicou que, logo após a divulgação da Lei 4464 foi feita, na Escola Politécnica, a eleição para composição do Diretório Acadêmico. Que, em razão da mencionada Lei ter fixado o mês de agosto para as eleições dos Diretórios, estava em dúvida se o mandato da Diretoria se extinguia em Agosto desse ano ou em Agosto do ano que vem. Que queria saber se devia fazer nova eleição em Agosto, já tendo sido feita a primeira. Após discussão, da qual participaram os Conselheiros Sylvio Faria , Adalício Nogueira, Thales de Azevedo, João Mendonça, Nilza Garcia e Queiroz Muniz, o Conselho por sugestão do Senhor Presidente, decidiu encaminhar o assunto á consideração da Comissão de Legislação e Recursos para que, ainda nesta sessão, fosse apresentado um Parecer sobre o assunto. Por proposta do Conselheiro Alceu Hiltner o Conselho decidiu incluir, também, na "Ordem do Dia" o Parecer da Comissão de Ensino sobre proposta da Congregação da Faculdade de Arquitetura, para completar o seu "quórum" para a realização de concurso.