Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 29 de agosto de 1963

Pauta: 

Inicialmente, o Magnifico Reitor leu para os Senhores Conselheiros, o Mandado de Reintegração de Posse, que acabara de receber do Exmo. Sr. Dr. Arnaldo de Alcântara, Juiz da Vara dos Feitos da Fazenda Nacional, Comarca de Salvador. Lido, o Magnífico Reitor informou ao Conselho que incontinente fez chegar às mãos do Prof. João Mendonça, Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, cópia do respectivo mandado, para o necessário cumprimento. Pelo Prof. João Mendonça foi dito que estava pronto para cumpri-lo, pedindo licença ao Magnifico Reitor para retirar-se da sessão, a fim de transmitir as ordens necessárias.
O Prof. Carlos Geraldo pediu ao Magnifico Reitor a presença na sessão do Procurador da Universidade, a fim de prestar esclarecimentos que julga indispensáveis. Presente o Procurador da Universidade, Bel. Arion Monteiro, S. Magnificência concedeu-lhe a palavra para que o mesmo prestasse ao Conselho os esclarecimentos solicitados, o que foi feito.
Em seguida o Acad. Paulo Duarte pediu ao Magnifico Reitor que gostaria de obter esclarecimentos jurídicos por parte do Prof. Arnaldo Silveira, o que foi feito. Pelo Magnifico Reitor foi dito que a Reitoria tomará todas as providências que forem cabíveis, em grau de urgência, tendo em vista os elementos novos trazidos ao Conselho. O Prof. Magalhães Neto pediu a palavra e propôs um voto de confiança a Reitoria para que a mesma tome as providências necessárias que o caso requer. Posto em votação a proposta do Cons. Magalhães Neto, foi aprovada.
 O Acad. Cláudio Melo disse que estranhava a ausência do Magnifico Reitor, Prof. Dr. Albérico Fraga, nessa fase cruciante da vida da Universidade. O Cons. Alceu Hiltner pediu a palavra e disse que queria que registrasse em ata o seu protesto de que não estava de acordo com as palavras do Acadêmico Cláudio Melo, referente a ausência do Magnifico Reitor. A saída do Magnifico Reitor, Albérico Fraga, estava condicionada a compromissos internacionais, tão sérios quanto a sua permanência aqui. O Acad. Cláudio Melo pediu que constasse de ata a disposição do Prof. Adriano Pondé de ter assumido a direção da Reitoria neste momento e a confiança nele depositada.
 
 O Prof. Carlos Simas pediu a palavra e propôs ao Conselho a manutenção da suspensão das aulas na Faculdade de Ciências Econômicas, respeitando, assim, o Mandado Judicial. Posta em votação a proposta do Prof. Carlos Simas, foi aprovada, contra os votos do Prof. João Mendonça, Ivo Braga, Paulo Duarte e Cláudio Melo.

Local: 
Não consta.
Data: 
qui, 29/08/1963 - 10:00
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Extraordinária
Participantes: 
Vice-Reitor Adriano Pondé
Conselheiro Theonildo Amorim
Conselheiro Carlos Simas
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Queiroz Muniz
Conselheiro Alceu Hiltner
Conselheiro Arnaldo Silveira
Conselheira Ivete Oliveira
Conselheiro Carlos Geraldo
Conselheiro Nelson Sampaio
Conselheira Dirce Araújo
Conselheiro Benjamin Sales
Conselheiro Ivo Braga
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheiro Hernani Sobral
Acadêmico Claudio Melo
Acadêmico Paulo Duarte.
Expediente: 

Havendo número legal e não tendo ata para ser lida devido ao curto espaço entre a última sessão e a presente, o Magnifico Reitor abriu a sessão .