Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 29 de julho de 1963
ORDEM DO DIA: O Magnifico Reitor concedeu a palavra ao Prof. Magalhães Neto para apresentar Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre os programas do concurso de Vestibular de História da Civilização Universal Brasileira, Italiano e Alemão da Faculdade de Direito . Posto em discussão foi aprovado.
O Prof. Magalhães Neto pediu urgência para relatar o proc. da Faculdade de Ciências Econômicas, sobre a modificação parcial do Regimento daquela Escola. Concedida a urgência. A Comissão de Legislação e Recursos opinou pela aprovação, com a supressão dos arts. 5 e 8 do referido Regimento. Posto em discussão foi aprovado.
O cons. Ivo Braga e Paulo Duarte votaram pela conservação do art. 59, Com a palavra o Prof. Alceu Hiltner apresentou parecer da Comissão de Ensino, sobre a proposta de criação do Curso de Psicologia na Faculdade de Filosofia. O Parecer conclui no sentido de converter em diligência para ser ouvida Comissão de Legislação e Recursos. Posto em votação foi aprovado.
Ainda com a palavra o Prof. Alceu Hiltner, passou a relatar o processo sobre os programas para exames de habilitação ao Curso Superior de Formação da Escola de Administração. Posto em discussão foi aprovado.
O Prof. Alceu Hiltner, pediu urgência para relatar o processo sobre Currículo da Faculdade de Filosofia. O acadêmico Paulo Duarte pediu adiantamento do processo e requereu vista do mesmo. - Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre o Projeto de Regimento da Escola Agronômica da Bahia. Relator Prof. Lafayete Pondé. S. Excia. depois de fazer urna exposição sobre a matéria apresentou uma preliminar no sentido de que o Conselho Universitário tem competência para aprovar o Regimento da Escola Agronômica da Bahia.
Participaram da discussão os Conselheiros Arnaldo Silveira, Alceu Hiltner, Magalhães Neto, e Torres Homem. Posto em discussão o Parecer foi aprovado contra os votos dos Conselheiros Arnaldo Silveira e Alceu Hiltner.
Devido ao adiantado da hora foi adiada a matéria para a próxima Sessão. Com a palavra a Cons. Dirce Araújo , Diretora da Faculdade de Farmácia, consultou o Conselho sobre substituição eventual de Professor Catedrático . A matéria foi distribuída em sessão ao Prof. Nelson Sampaio, Membro da Comissão.
Não houve o que ocorrer.
Havendo número legal o Magnífico Reitor mandou o Secretário proceder a leitura da ata da sessão anterior que lida e posta em discussão foi unanimemente aprovada.
O Magnifico Reitor congratulou-se com a Dra. Dyrce Araújo, recentemente nomeada por Decreto Presidencial, Diretora da Escola de Farmácia. A Profa. Dyrce Araújo agradeceu as palavras proferidas pelo Magnifico Reitor.
S. Magnificência prestou esclarecimentos ao Conselho a respeito do 2°representante do corpo discente. Disse S. Magnificência que pela letra do Estatuto, ele não existe razão pela qual não teve condições para convocá-lo. O Magnifico Reitor deu noticia ao Conselho do Fórum de Reitores realizado em Brasília, em 23 do corrente. Informou sobre o esquema de pagamento elaborado pelo Exmo Sr. Ministro da Fazenda, esquema esse que implicaria num corte de 60% das verbas orçamentárias. Os Reitores presentes fizeram ver ao Exmo. Sr. Ministro não ser possível esse corte. As Universidades se conformariam com um corte de 45% que seriam transferidos para "restos a pagar" atendíveis em 64.
Outro assunto ventilado pelo Magnífico Reitor foi o do aumento de vencimentos. O aumento atingiu somente o pessoal do Quadro. O Magnifico Reitor disse que combinara com o Exmo. Sr. Ministro no sentido de encaminhar um expediente a respeito da Abertura de crédito para atender os contratados e o pessoal da folha interna.
O Magnifico Reitor informou ao Prof. Ivo Braga que no dia seguinte o Conselho de Curadores iria se reunir para apreciar o Convênio entre a universidade e o Instituto de Economia e Finanças da Bahia, e que neste mesmo dia seria assinado o contrato de locação à rua Aurelino Leal, n9 50, Onde seria instalada a Escola Técnica.