Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 29 de julho de 1963

Pauta: 

ORDEM DO DIA: O Magnifico Reitor concedeu a palavra ao Prof. Magalhães Neto para apresentar Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre os programas do concurso de Vestibular de História da Civilização Universal Brasileira, Italiano e Alemão da Faculdade de Direito . Posto em discussão foi aprovado.
O Prof. Magalhães Neto pediu urgência para relatar o proc. da Faculdade de Ciências Econômicas, sobre a modificação parcial do Regimento daquela Escola. Concedida a urgência. A Comissão de Legislação e Recursos opinou pela aprovação, com a supressão dos arts. 5 e 8 do referido Regimento. Posto em discussão foi aprovado.
O cons. Ivo Braga e Paulo Duarte votaram pela conservação do art. 59, Com a palavra o Prof. Alceu Hiltner apresentou parecer da Comissão de Ensino, sobre a proposta de criação do Curso de Psicologia na Faculdade de Filosofia. O Parecer conclui no sentido de converter em diligência para ser ouvida Comissão de Legislação e Recursos. Posto em votação foi aprovado.

Ainda com a palavra o Prof. Alceu Hiltner, passou a relatar o processo sobre os programas para exames de habilitação ao Curso Superior de Formação da Escola de Administração. Posto em discussão foi aprovado.
O Prof. Alceu Hiltner, pediu urgência para relatar o processo sobre Currículo da Faculdade de Filosofia. O acadêmico Paulo Duarte pediu adiantamento do processo e requereu vista do mesmo. - Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre o Projeto de Regimento da Escola Agronômica da Bahia. Relator Prof. Lafayete Pondé. S. Excia. depois de fazer urna exposição sobre a matéria apresentou uma preliminar no sentido de que o Conselho Universitário tem competência para aprovar o Regimento da Escola Agronômica da Bahia.
Participaram da discussão os Conselheiros Arnaldo Silveira, Alceu Hiltner, Magalhães Neto, e Torres Homem. Posto em discussão o Parecer foi aprovado contra os votos dos Conselheiros Arnaldo Silveira e Alceu Hiltner.

Devido ao adiantado da hora foi adiada a matéria para a próxima Sessão. Com  a palavra a Cons. Dirce Araújo , Diretora da Faculdade de Farmácia, consultou o Conselho sobre substituição eventual de Professor Catedrático . A matéria foi distribuída em sessão ao Prof. Nelson Sampaio, Membro da Comissão.
 
 

Local: 
Não consta.
Data: 
seg, 29/07/1963 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Reitor Albérico Fraga
Conselheiro Aristides Gomes
Conselheiro Carlos Morais
Conselheiro Alceu Hiltner
Conselheiro Pedro Tavares
Conselheiro Arnaldo Silveira
Conselheiro Ivo Braga
Conselheiro Adriano Pondé
Conselheiro Lafayete Pondé
Conselheira Dirce Araújo. Conselheiro Benjamin Sales
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Nelson Sampaio
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheira Maria Ivete Oliveira
Conselheiro Theonildo Amorim
Conselheiro Leopoldo Amaral
Acadêmico Paulo Duarte.
Expediente: 

 
Havendo número legal o Magnífico Reitor mandou o Secretário proceder a leitura da ata da sessão anterior que lida e posta em discussão foi unanimemente aprovada.
 O Magnifico Reitor congratulou-se com a Dra. Dyrce Araújo, recentemente nomeada por Decreto Presidencial, Diretora da Escola de Farmácia. A Profa. Dyrce Araújo agradeceu as palavras proferidas pelo Magnifico Reitor.

S. Magnificência prestou esclarecimentos ao Conselho a respeito do 2°representante do corpo discente. Disse S. Magnificência que pela letra do Estatuto, ele não existe razão pela qual não teve condições para convocá-lo. O Magnifico Reitor deu noticia ao Conselho do Fórum de Reitores realizado em Brasília, em 23 do corrente. Informou sobre o esquema de pagamento elaborado pelo Exmo Sr. Ministro da Fazenda, esquema esse que implicaria num corte de 60% das verbas orçamentárias. Os Reitores presentes fizeram ver ao Exmo. Sr. Ministro não ser possível esse corte. As Universidades se conformariam com um corte de 45% que seriam transferidos para "restos a pagar" atendíveis em 64.

Outro assunto ventilado pelo Magnífico Reitor foi o do aumento de vencimentos. O aumento atingiu somente o pessoal do Quadro. O Magnifico Reitor disse que combinara com o Exmo. Sr. Ministro no sentido de encaminhar um expediente a respeito da Abertura de crédito para atender os contratados e o pessoal da folha interna.
 
O Magnifico Reitor informou ao Prof. Ivo Braga que no dia seguinte o Conselho de Curadores iria se reunir para apreciar o Convênio entre a universidade e o Instituto de Economia e Finanças da Bahia, e que neste mesmo dia seria assinado o contrato de locação à rua Aurelino Leal, n9 50, Onde seria instalada a Escola Técnica.