Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 30 de agosto de 1963

Pauta: 

 O. Prof. Lafayete Ponde, solicitou a palavra e disse que estava de acordo com o Parecer e pediu  para retirar-se da sala uma vez que tinha compromisso com o Reitor da Universidade de santa Maria. Posto em votação o Parecer da Comissão, foi aprovado.
Em se ida o Acadêmico Cláudio Melo requereu que fosse constituída uma Comissão para apurar as irregularidades apontadas no Convênio da Escola de Geologia. Posto em votação a proposta do Acadêmico Cláudio Melo, foi aprovada.
 O Magnífico Reitor nomeou a seguinte comissão: Presidente, Prof. Arnaldo Silveira, Membros Profa. Dirce Araújo e o Acad. Paulo Duarte.
O Prof. Carlos Simas pediu a palavra e informou ao Conselho que a Comissão de Orçamento, em sua primeira reunião, tendo elegido o seu Presidente, solicitou da Reitoria da Universidade elementos da Proposta Orçamentária em execução, da Proposta Orçamentária que está para ser a aprovada pelo Congresso, do Orçamento Federal da Universidade e do Orçamento Interno da Universidade, afim de, no limite de suas possibilidades, como Comissão de Orçamento, orientar no limite de suas possibilidades para que seja aprovado o Orçamento do Conselho Universitário.
O Magnifico Reitor fez distribuir em sessão á Comissão de Ensino. o Plano de Aperfeiçoamento do Pessoal Docente da Escola de Geologia, trazido ao Conselho pelos representantes do corpo discente. Parecer da Comissão de Legislação e Recursos, sobre a proposta de criação do curso de Psicologia na Faculdade de Filosofia. Tendo o Relator da matéria, Pr31. Lafayete Pondé, que se afastou da presente sessão, pediu ao Prof. Magalhães Neto que lesse perante o Conselho o seu Parecer.  Posto em votação o Parecer, foi aprovado.
 O Prof. Magalhães Neto, requereu urgência para relatar o processo que lhe fora distribuído, referente ao suplente dos 29 Representantes do corpo Discente. Com a palavra o Relator apresentou Parecer que posto em votação foi unanimemente aprovado.
A Profa. Dirce Araújo pediu a palavra e focalizou o problema da Faculdade de Farmácia no sentido de que fosse dado andamento urgente às obras da nova Faculdade de Farmácia, que a construção seja feita por etapas. Participaram da discussão os Profs. Torres Homem, Carlos Simas, Alceu Hiltner, Cláudio Melo, Paulo Duarte, Hernani Sobral, Carlos Geraldo, como consta das notas taquigráficas. O Conselho resolveu que o problema da Faculdade de Farmácia fosse encaminhado diretamente ao Magnifico Reitor, para que fossem estudadas as medidas a serem tomadas.
 
 O Magnifico Reitor convocou o Conselho para aquele dia, à noite, às 20 horas, quando seria apreciado o Regimento da Escola de Geologia.

Local: 
Não consta.
Data: 
sex, 30/08/1963 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Extraordinária
Participantes: 
Reitor Albérico Fraga
Conselheiro João Rescala
Conselheiro Aristides Gomes
Conselheiro Theonildo Amorim
Conselheiro Carlos Simas
Conselheira Dirce Araújo
Conselheiro Ivo Braga
Conselheiro Alceu Hiltner
Conselheiro João Mendonça
Conselheira Ivete Oliveira
Conselheiro Lafayete Pondé
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Queiroz Muniz
Conselheiro Arnaldo Silveira
Conselheiro Benjamin Sales
Conselheiro Hernani Sobral
Conselheiro Carlos Geraldo
Conselheiro Magalhães Neto
Acadêmico Claudio Melo
Acadêmico Paulo Duarte.
Expediente: 

Havendo número legal e não tendo ata para ser lido o Magnifico Reitor abriu a sessão. Inicialmente o Magnifico Reitor deu noticia ao Conselho das providências tornadas pela Reitoria apos a sessão de 29-8-1963, o entendimento havido com o Exmo. Sr. Governador  do Estado, com o Prof. Osvaldo Gordilho e com o Secretário da Segurança Pública.
 
O Magnífico Reitor justificou a ausência do Dr. Nelson Sam pato. Em seguida concedeu a palavra ao Prof. Carlos Simas para apresentar o Parecer da Comissão encarregada de apurar os problemas existentes na Escola de Geologia. Com a palavra o Prof. Carlos Simas, leu o Parecer. Participaram da discussão o Prof. João Mendonça, Alceu Hiltner, Torres Homem, Carlos Simas, Paulo Duarte, Cláudio Melo e Luis Tenório que falou como membro da Comissão.