Ata da sessão do conselho universitário, realizada em o dia 26 de Outubro do ano de 1953.

Pauta: 

 Não havendo expediente sobre a mesa o M.Reitor franqueou a palavra, momento em que o conselheiro Antonio Pithon justificou a ausência do conselheiro Isaias Alves.
O conselheiro Albérico Fraga comunicou ao conselho que , em companhia dos professores Orlando Gomes e Augusto Alexandre Machado, representara a Faculdade de Direito no primeiro Congresso de Ensino Juridico realizado na cidade de Fortaleza e que, para maior satisfação, vira ser incluída a tese por si proposta no sentido de exigir - se nos concursos  de habilitação á Faculdade de Direito a cadeira de "Noções Gerais de Sociologia", por unanimidade , e que representa, igualmente  para o Conselho Universitário motivo de gaudio.Aditou S.Excia. que tal conclave demontrou real eficiencia, não podendo deixar de sallientar o papel proemiente do professor Orlando Gomes, autor  de encomuastica conferencia.Transmitiu ao Reitor as homenagens enviadas pelo M.Reitor Joaquim Amazonas,da cidade de Recife.
O M.Reitor disse ter sabido de quanto a representação da Universidade da Bahia empolgou as reuniões desse Congresso, causa aliás muito comum toda vez que a nossa Universidade se faz representada noutro Estado , o que demonstra o quanto vala intelectualidade baiana. Concluída a fala do M.Reitor o conselheiro  João Mendonça anunciou á Casa que minutara uma proposta a respeito de excursões de estudantes, cujas justificativas foram lidas ao Conselho.Disse S.Excia. que tornava-se necessário a audiência das Comissões competentes, isto é, de Ensino e de Legislação e Recursos.O M.Reitor declarou que a encaminharia de logo á Comissão de Ensino para o devido pronunciamento.
O conselheiro Fereirra Gomes esclareceu á Casa já ter proposto, anteriormente, neste sentido, tendo a Casa rejeitado o pedido por achar que não deve intervir. Concordou o conselheiro Albérico Fraga em se por um corretivo aqueles estudantes que em plena atividade letiva excursionam.O M.Reitor aduziu que a saída dos estudantes não é justificativa para que o professor não lhe marque  faltas.Aditou S.Magnificiencia, que nas Faculdades de Medicina, Odontologia e Farmácia o ensino é livre , isto é, não é obrigatório como em outras unidades universitárias.
O conselheiro Carlos Simas afirmou lhe parecer a proposta  do conselheiro João Mendonça indébito ao conhecimento do conselho Universitário por achar que os regimentos das diversas unidades universitárias são explicitos a respeito.Cabe aos Departamentos de cada unidade universitária programar tais excursões. Se feitas fora desse carater é evidente que devem os professores atribuir faltas. Salientou, em conclusão, que a maioria delas é feita num periodo em que durante o periodo letivo, de duração exige, num prazo onde coincida não haver aulas.O M.Reitor declarou , á vista das explicações dos senhores conselheiros que enviaria a proposta á comissão. Pediu o conselheiro Fereirra Gomes que o M.Reitor encaminhasse ao Relator da Comissão as propostas anteriormente  feitas po S.Excia. e pelo professor Demetrio Tourinho, para o devido conhecimento que devem estar no arquivo da Universidade.
Não havendo quem quissesse fazer uso da palavra o M.Reitor concedeu a palavra ao conselheiro Orlando Gomes para relatar sobre o Estatuto do Diretório Central dos Estudantes. A discussão e aprovação da matéria contida no referido Estatuto será objeto da ata da sessão onde foi o mesmo discutido e aprovado em todos os seus títulos e capítulos.
 
 
 

Local: 
UFBA
Data: 
seg, 26/10/1953 - 09:15
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Participantes: 
Edgard Rego Santos
João Mendonça
Theonilo Amorim
Francisco da Conceição Menezes
Fereirra Gomes
Antonio Piton Pinto
João Caldas Coni
Carlos Furtado de Simas
Mário Peixoto
Oscar Caetano da Silva
Orlando Gomes
Antonio de Oliveira Dias
Tobias Neto
Alberico Fraga
Hosanah de Oliveira
Miguel Calmon Sobrinho
Adriano Pondé
Dilson Jatahy Fonseca.
Expediente: 

Não houve expediente.