Ata da sessão do conselho universitario, realizada em o dia 28 de Dezembro do ano de 1953.

Pauta: 

Antes  de se proceder á eleição o M.Reitor consultou a Casa sobre se haveria óbice, á, semelhança do que ocorreram para com o ex.Ministro da Educação, para que se homenageiasse o atual Ministro da Educação.
O conselheiro Hosanah de Oliveira foi de parecer que a recepção fosse na sede da Reitoria. Colhido os votos ficaram assim constituidas as Comissões: Comissão de Orçamento: conselheiro Torres Homem (14 votos); Mendonça Filho (12 votos); Caldas Coni (7 votos). Suplente: Oscar Caetano da Silva (7 votos). Foram ainda votados os conselheiros Fereirra Gomes (6  votos); e conselheiro Oscar Caetano; Antonio Piton e Isaias Alves com um voto cada, para membros efetivos, sendo votados para suplente, além do eleito, os conselheiros Caldas Coni (5 votos); Caldas Simas e Mendonça Filho com um voto cada. Comissão de Ensino: conselheiro Carlos Simas e Teonilo Amorim ( 14 votos); Isaias Alves ( 10 votos). Suplente: Piton Pinto ( 14 votos). Foram ainda voto dos  conselheiros Miguel Calmon ( 6 votos) e Adriano Pondé ( 1 voto ), para suplente. Comissão de Legislação e Recursos: Hosanah Oliveira ( 13 votos ); Orlando Gomes ( 12 votos ); Tobias Neto ( 11) votos. Suplente: Mário Peixoto ( 10 votos ). Foram ainda votados os conselheiros Caldas Coni ( 3 votos ); Adriano Pondé ( 2 votos ); Mendonça Filho ( 1 voto ) , para membros efetivos, sendo para suplente , além do eleito , os conselheiros Albérico Fraga ( 3 votos ); Antonio Piton( 1 voto ). Comissão de Publicações: Adriano Pondé ( 14 votos ); Abérico Fraga ( 12 votos ); João Mendonça ( 12 votos ). Suplente: Wilson Souza ( 12 votos ). Foram ainda votados os conselheiros Isaias Alves ( 3 votos ); Oscar Caetano ( 2 votos ) ; Miguel Calmon ( 3 votos ), para membros efetivos , sendo votados para suplente, além do eleito , os conselheiros Mário Peixoto ( 3 votos ) e Antonio Piton ( 1 voto ).
Terminada a eleição  o M.Reitor franqueou a palavra,a interpretando o silêncio da Casa como negativa deu por encerrada a sessão o que ocorreu, precisamente, ás onze horas e quarenta e cinco minutis. Farão parte da presente ata as notas taquigráficas anéxas .
 
 

Local: 
UFBA
Data: 
seg, 28/12/1953 - 09:45
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Participantes: 
Furtado de Simas
Hosanah de Oliveira
Fereirra Gomes
Mendonça Filho
João Mendonça
Mário Peixoto
João Caldas Coni
Orlando Gomes
Miguel Calmon
Antonio Piton Pinto
Theonilo Amorim
Oscar Caetano da Silva
Adriano Pondé
Albérico Fraga e oRepresentante do Diretório Central dos Estudantes
acadeêmico Wilson Souza(16).
Expediente: 

O M.Reitor declarou estar aberta a sessão , o que ocorreu as 9:45, convidando o Secretário a proceder a leitura de duas atas da sessão anteriores, esclarecendo ao Conselho que por iniciativa deste uma delas, apesar de pronta, não foram lida, afim de se ingressar, de logo,na Ordem do Dia. lida a ata do dia 30 de Novembro e posta em discussão ninguém fez uso da palavra, tendo, na forma do costume, quando posta em votação, sido unanimemente aprovada.Pediu o M.Reitor que fosse lida a ata da ultima sessão , isto é, do dia 11 de Dezembro, e após ser posta em discussão como ninguém  fizesse uso da palavra passou-se á fase da votação, tendo, igualmente, sido aprovada unanimemente.O M.Reitor justificou a presença do acadêmico Wilson Souza áquela sessão, que ascendera ao posto da Presidente do Diretório Central dos Estudantes pelos motivos aduzidos em oficio encaminhado por esta entidade ao Reitor, cujo teor foi lido para o conhecimento por esta entidade ao Reitor, cujo teor foi lido para o conhecimento da Casa.
Disse S.Maguinificiência da satisfação da Casa em reconhecer o novo companheiro de trabalho, almejando que S.Excia. continuasse a mesma orientação do seu antecessor. Concedendo, na hora do expediente, a palavra a quem da mesma quisesse fazer uso, comunicou o conselheiro Fereirra Gomes ter recebido a noticia de que a Universidade de Santiago do Chile concedera ao professor Abel de Oliveira a láursa de "Doutor Honoris Causa", convidando-o a dar a aula inaugural do ano de 1954. Podia-se inferir aditou S.Excia., de acerto do Conselho em ter escolhido para homenagear, tão grande personalidade. Prometeu S.Magnificiência registrar em ata a comunicação.O conselheiro Orlando Gomes ,em nome da Faculdade De Direito agradeceu á Universidade, na pessoa do M.Reitor, os auxilios prestados no transcurso do ano de 1953, que possibilitaram atender a cartas despezas, em face da evidente deficiência da subvenção oficial, aproveitando o ensejo para fazer um apelo para que no exercicio do ano de 1954 o auxilio da Reitoria fosse mais substancial, porquanto para uma despesa de $4.087.000,00( quatro milhões e oitenta e sete mil cruzeiros), dispõe a Faculdade de Direito do numerário equivalente a $ 3.509.000,00, incluindo-se no mesmo o auxilio da Reitoria, que foi de $500.000,00(quinhentos mil cruzeiro). Observando-se, como se observa, um deficit de $578.000,00 (quimhentos e setenta e oito mil cruzeiros ), encaminhava á S.Magnificiencia o apelo, vez que não tem outras fontes de receita, ou para que fosse encaminhado aos altos poderes da Republica no sentido de ser majorada a subvenção ou que outras fontes de receitas viesse a suprir tal deficit. Aludiu S.Excia.,  outro sim, ao problemado assistente, considerado indispensável para as cadeiras de ordem prática. e ainda não solucionado em virtude da falta de numerário.
O M.Reitor, dizendo antecipar uma das comunicações objeto daquela sessão, isto é, á distribuição das verbas entre as diversas unidades universitarias, distribuição que dependia da Comissão de Orçamento, justicou a impossibilidade de faze-lo naquela sessão porquanto  ainda não tinha encaminhado o assunto é supra-reférida Comissão, sugerindo a S.Excia. o conselheiro Orlando Gomes que tornasse o seu apelo extensivo á Comissão de Orçamento que é distribui as verbas do orçamento interno, Não tendo findado o exercicio financeiro do ano de 1953, achava aleatorio fazer previssões, de ,todo que estava certo de encontrar o apelo do coselheiro Orlando Gomes, da parte da Comissão de Orçamento. perfeita receptividade.
Antes de ingressar a Ordem do Dia o M.Reitor agradeceu aos companheiros a colaboração que vem recebendo á frente dos destinos da Universidade, enaltecendo, especificadamente, todas as direções das unidades universitárias, sem exceção de nenhuma delas, demonstrando nuances peculiares a cada administração universitária, para concluir as suas considerações estendendo os seus agradecimentos aos representantes dos Docentes Livres e ao Presidente do Diretorio Central dos Estudantes, pedindo que fosse registrado em até o especial agradecimento ao companheiro de trabalhos universitários que momentaneamente ocupa a pasta da Educação e Cultura, pelo muito de interesse e da boa vontade demonstrados por S.Excia., de quem continuavaa Universidade a esperar iguais demonstrações de consideração.
O conselheiro Carlos Simas pediu a palavra e dirigindo-lhe ao M.Reitor disse ter sido indicado para interpretar o sentido das unidades universitárias pelo modo como S.Magnificiencia administrou a Universidade no fluxo do ano de 1953. Acabara a Casa  de ouvir S.Magnificiencia, disse o conselheiro Carlos Simas, e de tudo expresso valia ressaltada a inspiração que tem sido S.Magnificiencia para todas as unidades universitárias . Naõ foram as providências administrativas, aliadas ao espirito de sacraficio de S.Magnificiencia , obtemporouo conselheiro Carlos Simas, , não estaria, em ligeiras pinceladas, a dar um balanço, da que representou para a Universidade da Bahia, o ano de 1953. Marco inicio de uma nova etapa. porque lançou-se S.Magnificencia ao aparelhamento definitivo das diversas unidades universitárias, momento das Faculdades de Ciências Econômicas, de Farmácia e de Odontologia,e, das Escolas de Belas Artes e Politécnica, era de apresentar á S.Magnificencia, ao se findar o ano de 1953, um voto de alto louvor pelo programa realizado, com augurios para que mais a mais se intensifique nos anos vindouros.Pensava desse modo ,a Casa, pelas  suas unidades universidades, concluindo S.Excia. Concluidas as palavras do conselçheiro Carlos Simas, manifestou-se o Conselho satisfeito pelas expressões exteriorisadas, ovacionando-as com uma salva de palmas.
O conselheiro Wilson Souza pediu a palavra e disse que ao ser empossado como membro do Conselho Universitário da Bahia desejaria apresentar, naquele instante. os cumprimentos respeitosos dos universitários á Casa, diante das palavras objetivas, seguras e carinhosas do M.Reitor e das do conselheiro Carlos Simas, interprete dos sentimentos da Casa á administração de S.Magnificencia, muito embora, á semelhança do inexperiente e inexperto soldado que nos campos de batalha, ante toques de clarins e vozes de comando, medisse a fraqueza e a inexperiencia do seu concurso, diante da gigantesca batalha a se ferir. Sentindo-se tal que Conselho, de professores cultos e que trabalham pelo engrandecimento da Universidade da Bahia, procuraria, como representante dos universitários, medir a sua colaboração pelo quanto de amisado a sinceridade pudesse receber dos ilustres conselheiros.